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    O erro que a Marvel repetiu demais: Como o estúdio criou um problema difícil de resolver (mas não impossível)
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Quando a Marvel lançou Vingadores: Ultimato, em muitos espectadores havia uma sensação do fim do ciclo, mas o MCU segue lutando para continuar no alto patamar.

    Quando a Marvel lançou Vingadores: Ultimato, em muitos espectadores havia uma sensação do fim do ciclo. Kevin Feige e companhia teriam que escolher muito bem os botões seguintes para apertar e continuar com o universo em frente sem perder a maioria do público. Aí, veio a pandemia. E depois, o caos, perfeitamente exemplificado nas duas formas de ver a MCU: Guardiões da Galáxia vol. 3 e Eco.

    Houve um tempo em que a Marvel lançava três filmes por ano que se tornavam um evento por si só. Mas nos quatro anos que se passaram desde aquela era de ouro, houve três razões que explicam o desprendimento de grande parte do público: a irrupção do Disney+ e seu compromisso com a quantidade, a onda de novos super-heróis sem carisma e a sensação de produção em massa.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Data de lançamento 4 de maio de 2023 | 2h 30min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    A irrupção da Marvel na própria produção (além de tentativas frustradas como Inumanos ou Agentes da SHIELD) não poderia começar com o pé direito: WandaVision era uma ideia original que justificava perfeitamente sua serialização, e tudo parecia indicar que apostar contra Feige sempre foi uma má ideia. No entanto, o Disney+ continuou a lançar títulos desenfreadamente ao longo de 2021 e 2022, contribuindo para o impasse global. Antes, acompanhar a Marvel era tão fácil quanto ir ao cinema três vezes por ano - mais tarde, ser fã passou a ser alguém que precisa constantemente ficar fazendo um tipo de dever de casa.

    Marvel
    Falcão e o Soldado Invernal

    Quando Kevin Feige anunciou que a fase 4 seria composta por sete filmes, oito séries e dois especiais de televisão ao longo de dois anos, foi muito difícil manter a ilusão de outrora, porque já era perceptível que eles não conseguiam manter os mesmos padrões. Se alguns desses projetos já pareciam genéricos no papel (Falcão e o Soldado Invernal, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis), quando os vimos a decepção virou quase certa. Há muito pouco de novidade nas séries da Marvel, uma vez passada a torrente de originalidade de WandaVision, que nos lembra a era de ouro do estúdio: direção plana, personagens difíceis de diferenciar, sequências de ação sem emoção... E ainda houve o pior, quando a empresa optou por redobrar os esforços colocados no absoluto nada.

    Como é possível que Eco tenha sido filmado sem que ninguém pensasse que isso era extremamente genérico? Antes mesmo do notável Gavião Arqueiro chegar às telas, eles já anunciavam uma série de Eco, personagem que além de sua participação nos quadrinhos de Demolidor, sempre foi pouco relevante - e não tanto quanto Agatha Harkness, a vilã de WandaVision, da qual não hesitaram em anunciar também um spin-off.

    Marvel

    Falta coração na Marvel?

    Há algo em Guardiões da Galáxia vol. 3 que até mesmo o maior fã do estúdio e o maior hater de James Gunn têm que reconhecer: amor absoluto pelos personagens. E é algo que se perdeu ao longo de filmes como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Viúva Negra ou Eternos, que em vez de entenderem que os super-heróis são mais do que apenas músculos e lutas, os tratam como se fossem propriedades intelectuais a explorar. Sobre a barbárie icônica e visual do diretor em comparação com qualquer um desses filmes, melhor nem entrar.

    A sua trilogia de Guardiões da Galáxia demonstra, desde o primeiro minuto, que o mais importante foi sempre as relações entre os protagonistas e os seus sentimentos: Gamora, Peter, Nebulosa ou Rockey parecem reais porque no coração do espectador são. Conhecemos seus traumas, suas dores, sua personalidade. Longe de ser intercambiável entre eles, a conclusão da saga coloca os personagens acima da história. E a Marvel parece ter esquecido que foi isso que a fez se destacar desde a sua criação, nos anos 60: o importante são os sentimentos. O resto é acessório.

    Por que Capitão América: Guerra Civil funciona? Será que nos importaríamos com aquele icônico duelo entre Homem de Ferro e Steve Rogers se não estivéssemos emocionalmente investidos nesses personagens? Gostaríamos tanto da história se ela não tivesse super-heróis que aprendemos a amar? O problema não é o excesso de humor, nem que não conheçamos de antemão os novos protagonistas: não conhecíamos Groot e acabamos o adorando depois de um único filme. O estúdio parece ter esquecido de misturar bem os ingredientes e servi-los com moderação.

    Esses dois anos em que a Marvel não parou de aprovar projetos controversos (Wonder Man, Armor Wars, Thunderbolts) transformaram a velha confiança cega do público em um "vamos ver o que sai" ou, pior ainda, "vou esperar que saia no Disney+". Quando Kevin Feige percebeu que a estratégia era um erro, já era tarde demais: com muitos projetos em produção e muitos outros pendentes de lançamento, sua única salvação é lançá-los rapidamente e correndo com a expectativa de que, talvez, a marca não acabe muito prejudicada.

    E é uma pena porque quando a Marvel quer ser diferente das demais e mostrar que nem tudo é dito no gênero, ou que o "cansaço super-heróico" não existe, ela pode fazê-lo. Basta parar com tanto multiverso, tanto vilão protagonista e tantas tramas inacabadas e focar, novamente, no que sempre foi um especialista: na mistura perfeita entre coração, ação, humor e drama. Ainda há tempo para corrigir rumos. Né?

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