Minha conta
    Barbie é um filme para crianças? Saiba qual é a classificação indicativa do longa de Margot Robbie
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Projeto dirigido por Greta Gerwig estreou no Rotten Tomatoes com 93% de aprovação.

    A espera finalmente acabou: após um longo período tomado por grandes expectativas - e uma disputa com Oppenheimer, Barbie chegará aos cinemas nesta semana. Foco da maior pré-venda da história da Warner Bros. em solo brasileiro, o longa apresentará o olhar de Greta Gerwig para a boneca mais popular do planeta.

    Com roteiro da diretora de Adoráveis Mulheres ao lado de Noah Baumbach, a trama acompanha a personagem-título em uma aventura disruptiva. O público vai conhecer a Barbielândia, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar cumprir suas funções pré-estipuladas e interagir com as amigas neste paraíso perfeito.

    O presidente da Mattel voou para Londres sozinho para discutir uma cena de Barbie: Margot Robbie teve que dar o nome!

    Tudo começa quando uma das bonecas começa a se questionar sobre questões existencialistas, alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai do mundo perfeito para cair no mundo real. Agora, ela precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela nova ambientação. Em sua nova busca, Barbie vai enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.

    Apesar de muitos considerarem uma questão óbvia, há algumas informações sobre o longa estrelado por Margot Robbie que não são tão previsíveis assim - pelo menos não para quem teve pouco contato com o material de divulgação. Uma delas tem relação com o público-alvo do projeto. Afinal, Barbie é um filme para crianças?

    Barbie
    Barbie
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 1h 55min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Qual é a classificação indicativa do filme?

    No Brasil, Barbie recebeu a classificação indicativa de 12 anos. Segundo o site do Ministério da Justiça e Segurança Público, qualquer produção que tenha a classificação indicativa de 12 anos pode conter "agressão verbal, assédio sexual, ato violento e ato violento contra animal, bullying, descrição de violência, exposição ao perigo, exposição a cadáver, exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante, lesão corporal, morte derivada de ato heroico, morte natural ou acidental com dor ou violência, obscenidade, presença de sangue, sofrimento da vítima, supervalorização da beleza física e do consumo e violência psicológica".

    Já visto pelo AdoroCinema, pode-se confirmar que o longa não contém boa parte destes elementos citados. Os critérios para a definição servem apenas de referência do órgão de regulamentação. De acordo com o estúdio, o longa conta ganhou essa classificação devido a "referências e breves linguagens sugestivas". Além disso, como pode ser visto em algumas prévias, existem alguns temas complexos tratados durante o projeto, como uma dúvida existencialista sobre o sentido da vida e a própria morte, questões sobre misoginia, prisões, entre outros fatos que podem não ser compreendidos pela faixa abaixo do indicado.

    Barbie: Como seria a casa do Ken? Margot Robbie e Ryan Gosling contam tudo pro AdoroCinema

    Trata-se de um filme, provavelmente, desenvolvido para impactar pessoas que cresceram com a Barbie e não necessariamente pertencem ao atual público-alvo da Mattel. Em uma reportagem do Yahoo!, o editor executivo da Common Sense Media, organização que avalia conteúdos infantis, afirmou o seguinte: “Acho que Gerwig incluiu todo esse conteúdo mais maduro, sabendo que grande parte do público será da geração do milênio e membros da Geração Z - pessoas que cresceram com a Barbie durante os anos 80, 90 e 2000 - procurando por essa nostalgia, mas também para se divertir. Eles não são mais aquela criança de 8 anos que levava a Barbie para todos os lugares com eles”, disse Danny Brogan.

    Fora os argumentos citados, os contrastes vistos durante os momentos em que Barbie e Ken descobrem como funciona o mundo real contam com situações problemáticas, que envolvem traços de humilhação e sexismo, por exemplo. No mais, o processo de classificação indicativa passa por uma série de avaliações até a sua definição final - com nuances que podem, às vezes pontuais, que podem modificar completamente a faixa etária do telespectador.

    Dessa forma, é possível dizer que Barbie não é um filme infantil aos moldes tradicionais. Ainda assim, respeitando o que foi delimitado, pessoas de diferentes idades poderão absorver os aprendizados da boneca mais famosa do mundo que descobriu como é viver no mundo real.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top