Francis Ford Coppola é considerado hoje um dos melhores diretores da história do cinema graças a sucessos como O Poderoso Chefão, mas para ter a oportunidade de dirigir essa grande saga, ele teve que convencer Hollywood de que sabia fazer filmes épicos. Foi o caso de um imponente filme de guerra que foi uma sensação na época: Patton - Rebelde ou Herói?, disponível no HBO Max.
Coppola ganhou o Oscar de Melhor Roteiro por este filme dirigido por Franklin J. Schaffner, que também triunfou nas grandes categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, bem como Melhor Ator para George C. Scott, embora ele tenha se recusado a receber o prêmio.
QUAL É A HISTÓRIA?
Patton - Rebelde ou Herói? narra as ações de George S. Patton, general do Exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. O caráter altivo de Patton faz até mesmo os altos líderes nazistas temê-lo, já que, entre muitos outros feitos, ele conseguiu derrotar o poderoso marechal alemão Erwin Rommel. Desta forma, ele começa a entrar em toda a Europa com suas tropas, alcançando cada vez mais prestígio graças às suas vitórias.
O general, além de ser um grande estrategista, tem um grande dom para a oratória, o que o torna mais popular. Em seus discursos, é perceptível o seu ódio ao comunismo e aos britânicos. Será no momento de sua morte, em um suposto acidente de trânsito na Alemanha, que começam a surgir suspeitas sobre sobre o que realmente aconteceu com ele.
Desde a morte do general Patton, em 1945, houve tentativas de trazer sua vida épica e controversa para as telonas, mas sempre encontraram resistência de sua família ou de outras autoridades.
Coppola usou algumas biografias dos anos 60 como base para tirar a obra do papel, mas, mesmo assim, precisou suavizar alguns aspectos de sua vida que seriam altamente inadequados para as telonas. A história, no entanto, mantém uma força devastadora e complexa que exemplifica a contundência do filme.
Equilibrando aspectos de filme de guerra e cinebiografia, Patton - Rebelde ou Herói? mantém um personagem clássico, mas imperecível, o que o tornou modelo para uma mudança de ciclo em Hollywood - um novo período em que pessoas como Coppola causariam revolução com filmes como O Poderoso Chefão, que você provavelmente já conhece bem.