Uma das melhores produções da Disney no início dos anos 2000, Lilo & Stitch está perto de retornar às telas em uma nova versão com atores de verdade. Apesar dos elogios à escolha da atriz principal, o longa se tornou alvo de polêmica com o restante dos protagonistas que surgiram depois. O estúdio foi acusado de embranquecer Nani, a irmã de Lilo, e agora, tudo indica que precisou trocar outro membro do elenco.
De acordo com o The Hollywood Reporter, o ator havaiano Kahiau Machado havia sido escalado para o papel de David, o jovem que é apaixonado por Nani, mas a Disney já teria dispensado o artista. O motivo seria uma ofensa racial encontrada em postagens de Kahiau em suas redes sociais.
Um usuário do Twitter encontrou uma playlist musical que, supostamente, pertence a Kahiau Machado e que contém uma palavra que, em inglês, é ofensiva para se referir a pessoas negras (via Inside the Magic).
Com isso, ainda segundo o The Hollywood Reporter, o personagem de Lilo & Stitch será interpretado pelo ator havaino Kaipot Dudoit. Veja foto:
Live-action de Lilo & Stitch: O que se sabe até agora?
Por enquanto, a Disney ainda não divulgou informações oficiais sobre a data de lançamento do filme e, de acordo com o site Knight Edge Media, as filmagens deveriam ter começado em fevereiro deste ano, mas acabaram sendo adiadas.
Já se sabe que o ator Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case) estará no filme e seu, papel, possivelmente, será o do alienígena Agente Pleakley, que vem ao planeta Terra para capturar Stitch, junto com o cientista Jumba, seu criador.
Além disso, rumores indicam que o agente Cobra Bubbles, que aparece como assistente social no desenho, será interpretado por Courtney B. Vance (Lovecraft Country)
O remake de Lilo & Stitch ficará sob comando de Dean Fleischer Camp, cineasta responsável pelos filme Marcel the Shell With Shoes On, que concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2023 e é um sucesso entre o público norte-americano.