Richard Rush foi contratado pelo produtor Dino De Laurentiis para ser o diretor de O Vingador do Futuro, mas desistiu do filme devido a discordâncias com o roteiro.
Lewis Teague esteve cotado para a direção, antes da contratação de Bruce Beresford.
David Cronenberg esteve cotado para dirigir O Vingador do Futuro, tendo escrito algumas versões de roteiro antes da contratação de Paul Verhoeven. A intenção do diretor era que William Hurt fosse o protagonista.
Bruce Beresford foi contratado para substituir Richard Rush, com Patrick Swayze sendo o protagonista. Entretanto logo no início da pré produção a empresa do produtor Dino De Laurentiis faliu, o que cancelou o projeto. Foi quando Arnold Schwarzenegger convenceu a Carolco Pictures a adquirir os direitos, para que estrelasse o filme.
O roteiro teve mais de 40 versões diferentes.
Na estória de Philip K. Dick o nome do personagem principal é Douglas Quail, ao invés de Douglas Quaid. A mudança ocorreu para evitar confusões com Dan Quayle, vice-presidente dos Estados Unidos na época das filmagens.
Christopher Reeve, Richard Dreyfuss, Jeff Bridges e Matthew Broderick estiveram cotados para o personagem Douglas Quaid.
Kurtwood Smith e Robert Davi recusaram o personagem Richter.
As miniaturas usadas nas cenas que mostram a geografia de Marte foram baseadas em fotografias reais do planeta.
Foram necessárias 15 pessoas para controlar a marionete de Kuato.
As filmagens ocorreram entre 20 de março e 23 de agosto de 1989.
As cenas no metrô foram rodadas no metrô da Cidade do México.
Ao rodar a cena em que quebra o vidro do trem, Arnold Schwarzenegger realmente cortou a mão. Havia um pequeno explosivo no vidro que deveria tê-lo quebrado uma fração de segundo antes de Schwarzenegger tê - lo atingido, o que não aconteceu. O vidro foi quebrado pelo soco do ator.
Durante as filmagens boa parte do elenco e da equipe técnica ficou doente, devido a envenenamento da comida local. O diretor Paul Verhoeven chegou a ser enviado ao hospital, tendo sempre uma ambulância perto do set já no final das filmagens.
77 pessoas são mortas ao longo do filme.
O Vingador do Futuro foi o único indicado na categoria de melhores efeitos especiais no Oscar. Dick Tracy (1990), De Volta para o Futuro III (1990) e Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990) foram inscritos na categoria, sem conseguir indicação.
Uma série de TV baseada no filme foi lançada em 1999, chamada Total Recall 2070.
Este é o 1º filme em que o diretor Paul Verhoeven e a atriz Sharon Stone trabalharam juntos. O posterior foi Instinto Selvagem (1992).
OSCAR
1991
Ganhou
Melhores Efeitos Especiais
Indicações
Melhor Som
Melhores Efeitos Sonoros
BAFTA
1991
Indicação
Melhores Efeitos Especiais