12 Homens e uma Sentença
    Você assistiu 12 Homens e uma Sentença ?

Ellem T.
    Ellem T.

Enviada em 22 de setembro de 2013
    Um excelente filme, que apesar de ter sido rodado há quase sessenta anos possui uma excelente fotografia, roteiro fantástico e uma peculiar sensação de interesse ao caso, cada vez mais pelo desenrolar da trama.
    O que mais achei interessante é a questão de como o ser humano pode ser influenciado por dúvidas e questionamentos, o que não é certeza também pode ser verdade nos argumentos enfrentados pelos doze. Realmente é uma obra prima, todos deveriam assistir, pois, de juiz, médico e louco todos temos um pouco. Um filme que deveria ser obrigatório aos estudantes de direito e a sociedade em geral. Assisti por recomendação de um professor de Psicologia Jurídica e que pediu um trabalho acerca do filme. Super recomendado!!!
    Joe M.
    Joe M.

Enviada em 2 de dezembro de 2018
    Um filme bastante interessante sobre o processo da presunção de inocência. Hoje podemos dizer que é bastante inovador, ao prender nossa atenção durante todo o tempo num cubículo contendo 12 personagens caricatos do povo americano e sua carga cultural. Quase é possível sentir o calor da sala. Atualmente (2018), podemos até mesmo considerá-lo previsível, já que nossa bagagem cinematográfica inclui muitas obras que beberam dessa fonte, mas lembremos que o ano em questão é 1957, onde não havia tanta informação difundida. Nesta época, pós-II Guerra, aconteceram os julgamentos de Nuremberg (11 anos antes) e aconteceria em breve o julgamento do nazista Adolf Eichmann, ambos bastante controversos (e demonstrados no cinema). O tema ainda era latente e rendia discussões. Interessante perceber como alguns princípios constitucionais são impregnados no senso comum, o que não se verifica aqui no Brasil, por exemplo, onde a maioria da população sequer sabe o que é uma Constituição. O tema do preconceito foi surpreendentemente abordado, numa época em que o racismo era muitíssimo forte, mostrando que o cinema e o rock n' roll foram grandes protagonistas na mudança de mentalidade desse país.

Enviada em 19 de fevereiro de 2017
    Filme excelente sobre como a superficialidade das provas, fragilidade da defesa e os preconceitos podem interferir em um julgamento. Ponto a ponto as provas vão endo questionadas e o drama de cada um vai mostrando o que está em jogo. Brilhante.

Enviada em 7 de julho de 2018
    Uma obra prima do cinema mundial! um dos melhores filmes de todos os tempos! Atuações memoráveis! tendo como maior destaque o Grande Henrry Fonda!!! Simplesmente fantastico!!!
    Thiago H.
    Thiago H.

Enviada em 19 de abril de 2013
    Interessante como as falas são bem feitas e os argumentos são bons, um filme que pode gerar discussões boas e pertinentes. Bem interpretado, e tem uma qualidade visual exemplar para a época em que foi feito.
    O ponto fraco do filme talvez seja a falha tentativa de colocar uma carga emocional na trama, além do enredo ser bastante previsível.
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 30 de março de 2023
    Impressionante como conseguem prender a atenção do espectador com apenas 1 cenário.

Os argumentos são bons, os diálogos são inteligentes , um bom filme no geral, porém achei um pouco superestimado.

7/10.
    Lucas V.
    Lucas V.

Enviada em 19 de julho de 2014
    Henry Fonda, é fantástico nesse filme.
    É um filme brilhante, principalmente pelo fato do filme inteiro ter sido rolado em uma sala, e também pelo fato de ter mostrado como o preconceito pode interferir em uma decisão.
    Sem duvidas, entra na minha listas de filmes favoritos.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 4 de outubro de 2013
    Classico !! O que faz de um filme de baixo orçamento ser um dos melhores filmes ja feito !!
    Camila Jorge
    Camila Jorge

Enviada em 6 de março de 2022
    Comecei assistindo sem expectativas e quando vi o filme já havia prendido minha atenção total, mesmo se passando na mesma sala o tempo todo. Filme fantástico. Assistam! Recomendo fortemente
    Stéfano L. Bianchini
    Stéfano L. Bianchini

Enviada em 2 de agosto de 2020
    O filme é bem feito, bons atores etc. Mas deixa a mensagem que as coisas devem ser julgadas e olhadas sempre pelo lado do duvidoso, do contraditório e não pelos fatos reais. Prega um falso bom mocismo. É o que ocorre no mundo de hoje, como por exemplo no caso de Lula, que ainda hoje há milhares de imbecis coletivos que se deixaram levar pela conversa fiada que esse canalha é inocente e nunca roubou o país, ao contrário de tantas evidências já mostradas. No caso dele, pelo contrário desse filme a justiça foi feita e ele codenado. Esse filme elucida a falta de senso crítico e firmeza de caráter das pessoas que deixam sua verdadeira opinião de lado facilmente por argumentos frágeis. Não questiono a mudança de opinião das pessoas, isso acontece, devemos mudar quando estamos errados, mas somente quando temos certeza do erro. Em suma, no filme mostra evidências relatadas do assassinato sendo facilmente desfeitas por argumentos muito distante da realidade do caso e por suposições mais fracas ainda, fazendo que homens fracos mudassem de opinião tão facilmente, e o último por pressão do grupo sobre ele. Nos dias atuais há muita gente impune em nosso país por essa dificuldade em se provar um delito cometido. A roubalheira não para pela sensação de falta de impunidade aos autores, servindo de combustível para seu contínuo acontecimento.
    O filme peca em deixar esse recado na minha opinião.