O apresentador do game show Damon Killian é interpretado por Richard Dawson. Ele por muito tempo foi apresentador do game show americano Family Feud.
Antes de Paul Michael Glaser ser contratado como diretor, o produtor executivo Rob Cohen já tinha contratado outros quatro diretores para fazer o filme. O primeiro foi George P. Cosmatos, que havia impressionado Cohen com o seu trabalho em Rambo 2 - A Missão. Entretanto, ele foi despedido quando Cosmatos anunciou que queria transferir o filme todo para um shopping center, por acreditar que o roteiro estava sendo levado a uma direção inaceitável.
Em seguida Cohen ofereceu o projeto ao diretor alemão Carl Schenkel, que o havia impressionado com Abwärts, mas Schenkel recusou porque não queria se envolver em um projeto tão grande.
Depois Cohen contratou Ferdinand Fairfax, pois já havia gostado de Piratas das Ilhas Selvagens. Como Cosmatos , Fairfax começou a levar o filme para uma direção que não agradou ao produtor, e ele o despediu.
Cohen então recorreu a Andrew Davis, porque admirava seu trabalho em Código do Silêncio. Só que problemas surgiram e, em apenas oito dias desde que tomara as rédeas do filme, ele já havia ultrapassado em 8 milhões de dólares o orçamento e estava quatro dias atrás do planejado. Cohen teve que despedir Davis e, por fim, contratou Glaser, com quem ele já havia trabalhado em Miami Vice.
O filme é baseado no romance de Stephen King, que o escreveu sob o pseudônimo de Richard Bachman. Ele escreveu a história em 72 horas.
O filme apresenta dois atores que foram governadores de estados americanos. Em novembro de 1998 Jesse Ventura foi eleito governador de Minnesota e, em outubro de 2003, Arnold Schwarzenegger foi eleito governador da Califórnia.
Dolph Lundgren e Christopher Reeve estavam interessados em estrelar o filme, e Patrick Swayze também foi considerado para o papel principal.