Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
    3,7
    Você assistiu Ghostbusters: Apocalipse de Gelo ?

DUDU SILVA
    DUDU SILVA

Enviada em 21 de abril de 2024
    Com um leve toque de nostalgia e referencias. Esse novo caça-fantasmas diverti em alguns momento. Mas ate quando vão se apoiar na nostagia?
    Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 18 de abril de 2024
    "Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é um filme simples, nostálgico e divertido."

Ghostbusters foi lançado em 1984 e acabou se tornando muito famoso, remetendo à década de 80 e servindo de inspiração para muitas obras que buscavam capturar essa atmosfera da época. Em 2016, houve uma tentativa de reboot da franquia com protagonistas femininas, porém o resultado não foi positivo, e muitos fãs não gostaram do filme. Então, em 2021, foi lançada uma sequência dos filmes originais, Ghostbusters: Mais Além, introduzindo novos personagens, mas preservando os clássicos. O resultado foi bastante positivo, e devido ao sucesso decidiram produzir uma continuação.

Qual a História de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo?
    A família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.

O roteiro é bom. Enquanto em Ghostbusters: Mais Além (2021) os personagens clássicos têm apenas uma participação especial, neste filme eles têm papéis mais importantes, especialmente Ray (Dan Aykroyd) e Winston (Ernie Hudson). Já Peter Venkman (Bill Murray) aparece por menos tempo. Ray é quem tem mais destaque na narrativa, ele possui uma loja paranormal e continua envolvido com o mundo sobrenatural, desejando continuar caçando fantasmas. Por isso mesmo, ele ajuda os novos caçadores de fantasmas na investigação do vilão do filme. Winston usa seu dinheiro para financiar os Ghostbusters e pesquisar sobre fantasmas. Já Venkman não tem nenhum desenvolvimento; ele aparece na cena em que estão estudando o Nademm( Kumail Nanjiani)para descobrir se ele é humano ou não, e também aparece no clímax, e só. Ele deveria ter tido mais destaque, especialmente por ser um personagem muito carismático.

Dos personagens introduzidos em Ghostbusters: Mais Além(2021), quem se destaca é Phoebe (Mckenna Grace), tendo um ótimo desenvolvimento e sendo uma das melhores coisas do filme. No início da história, os Ghostbusters causam um pequeno acidente ao tentar capturar um fantasma, levando a mãe de Phoebe(Carrie Coon) a proibindo-a de ser uma Ghostbuster, o que a deixa frustrada. Após esse incidente, Phoebe conhece uma fantasma chamada Melody( Emily Alyn Lind) com quem desenvolve uma relação de amizade bem trabalhada. A partir desse relacionamento e de sua jornada, vemos Phoebe amadurecer. É muito interessante ver sua vontade de seguir os passos de seu avô Egon Spengler, especialmente por ser a mais inteligente dos novos Ghostbusters.

Outro personagem que se destaca e tem um bom desenvolvimento é Nademm (Kumail Nanjiani), que funciona como alívio cômico e também desempenha um papel importante na luta contra o vilão. O antagonista é uma grande ameaça, provavelmente a maior que os Ghostbusters já enfrentaram, levando os veteranos se unirem aos novatos. Esse vilão é poderoso a ponto de as mochilas de prótons não o afetarem. No entanto, aqui reside um dos problemas do filme: o protagonista encontra uma solução para derrotar o vilão de maneira muito simples, o que é anticlimático. Dado o poder e a força do antagonista, deveria haver uma dificuldade maior em encontrar sua fraqueza, o que aumentaria a sensação de perigo para os personagens.

O filme está repleto de referências aos outros longas da franquia. Ele sabe exatamente o que é: algo simples e nostálgico, e em nenhum momento tenta ser algo além disso.

Os eventos do filme acontecem na cidade de Nova York. Enquanto o longa anterior se passa em uma cidade do interior, nesta sequência vemos o retorno dos Ghostbusters a Nova York. Na cidade, encontramos cenários icônicos dos filmes clássicos, como a estação de bombeiros que serve de base para os Ghostbusters, e também a biblioteca onde os membros originais avistaram seu primeiro fantasma.

Os figurinos dos personagens consistem nos clássicos macacões com o nome do personagem e o símbolo dos Ghostbusters em uma das mangas.

A fotografia do filme é boa. São bastante utilizados planos detalhes que são bem empregados para mostrar objetos e isolar elementos importantes para a narrativa. Há o uso de planos gerais em momentos nos quais os personagens estão em movimento, servindo para contextualizar o espectador sobre o que está acontecendo e ressaltar a dimensão da situação. Para mostrar como os personagens estão e suas reações aos eventos, são usados planos fechados destacando as expressões faciais dos atores.

A câmera se move em vários momentos, e esse movimento é bem executado. O uso de Travelling é frequente, especialmente nas cenas de ação, onde o movimento ajuda a mostrar com clareza o que está acontecendo.

A edição é boa. Logo na primeira cena, temos um flashback de um evento que ocorreu em 1902, o qual já nos dá uma ideia do que será o filme. A montagem proporciona um bom ritmo e dinâmica à obra. Em vários momentos, são utilizados cortes ‘cutaway’, que consistem em um corte da ação principal para um objeto e, em seguida, volta para a ação. Esses ‘cutaways’ são muito bem utilizados, dando contexto às cenas e aumentando a dramaticidade.

A trilha sonora é boa, sendo bastante semelhante à do seu filme antecessor, o que contribui para criar uma ambientação misteriosa e paranormal. Nas cenas mais tensas, a música ajuda a aumentar essa tensão, dialogando perfeitamente com o que está acontecendo na tela.

Os atores trabalham bem, principalmente Mckenna Grace, Kumail Nanjiani, Emily Alyn Lind e Dan Aykroyd. Mckenna Grace entrega uma ótima performance como Phoebe, conseguindo mostrar de forma convincente o processo de amadurecimento de sua personagem. Ela também transmite muito bem a indignação que Phoebe sente por ter sido proibida por sua mãe de ser uma Ghostbuster. Kumail Nanjiani tem uma atuação muito boa, trazendo um timing cômico ótimo que contribui para tornar o filme mais leve. Emily Alyn Lind consegue expressar claramente os desejos de sua personagem e desenvolve uma química envolvente com Mckenna Grace. Dan Aykroyd se destaca entre os atores originais, não apenas por ter mais tempo de tela, mas também por conseguir retratar seu personagem de forma autêntica, fiel ao que conhecemos.

A direção do filme é boa. O diretor, Gil Kenan, consegue criar uma ótima ambientação para o longa, sabendo muito bem intercalar os momentos de alívio cômico com situações sérias e sombrias. A direção tem uma compreensão clara do que o filme é e nunca tenta ser algo além disso, resultando em uma obra divertida e nostálgica.

Bem, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é uma obra que busca proporcionar diversão e nostalgia ao espectador, e consegue cumprir essa proposta muito bem. No geral, é um bom filme que certamente irá agradar os fãs da franquia.
    Jonathan Feitosa Lopes
    Jonathan Feitosa Lopes

Enviada em 11 de abril de 2024
    Infelizmente esse filme poderia ter sido evitado. Colocaram uma trama longa demais até chegar no vilão final e quando finalmente chega: Não dura nem 5 minutos a "luta"...
    Facilitaram demais a conclusão para todo um terror que haviam colocado.
    História simples mesmo e conclusão fraca.
    Merc Nomario
    Merc Nomario

Enviada em 15 de abril de 2024
    Eu te avisou que não ia por causa da Silva Junior e o tempo todo aqui em casa não tem como tu tá muito ocupada e não tem nada pra fazer
    Marcus Vinicius
    Marcus Vinicius

Enviada em 14 de abril de 2024
    bom filme para seção da tarde ou baixar na internet e esquecer ... algumas partes com nostalgia ....
    nilda santos
    nilda santos

Enviada em 12 de abril de 2024
    Meu nome é Leonilda dos santos nildasantos605@gmail.com super indico esse filme ele é bem real 10 gs
    Valdimarlycosta496
    Valdimarlycosta496

Enviada em 15 de abril de 2024
    Já disponível uma grande filme pra você assistir na sua casa ou no cinema venha conferir esse grande filme
    Cleber
    Cleber

Enviada em 14 de abril de 2024
    Péssimo, 80% do filme é melancolia, o final tão esperado termina em 5 minutos, não compensa, era melhor ter reprisado os antigos.
    Ricardo Fortes
    Ricardo Fortes

Enviada em 20 de abril de 2024
    Muito fraco em comparação ao anterior, excesso de personagens, se tirassem uns 2 ou 3 alí, não fariam a menor falta, o vilão tinha potencial, mas o confronto final foi decepcionante, nem a nostalgia da prensença do elenco dos filmes oitentistas salvou esse de ser o pior filme da franquia, uma pena.
    Leobinosilva259
    Leobinosilva259

Enviada em 12 de abril de 2024
    O filme é bom da para assistir direitinho sem problemas eu recomendo para os quê gostam de cinemas como eu muito bom.