Entre Facas e Segredos
    Bom
    Entre Facas e Segredos

Minha casa, minhas regras

por Francisco Russo

Agatha Christie está para o suspense assim como Pelé para o futebol brasileiro. Difícil imaginar o gênero sem a Dama do Crime, tamanha sua influência na elaboração de histórias que angustiem e desafiem o espectador, rumo a um desfecho surpreendente. Em seu novo filme, o diretor Rian Johnson não só presta homenagem à autora como, ainda por cima, subverte certos clichês do meio.

Escancaradamente inspirado no clássico Assassinato no Expresso OrienteEntre Facas e Segredos inicia com a misteriosa morte de Harlan Thrombey (Christopher Plummer, competente), o famoso autor de livros de suspense que, aos 85 anos, é encontrado morto em sua mansão. Uma semana depois, chega ao local Benoit Blanc (Daniel Craig, caprichando no sotaque), detetive com perfil publicado na revista New Yorker contratado para investigar o caso, que passa a investigar todos os que residem ou transitem pela casa. Não demora muito para Blanc notar que todos, absolutamente todos, têm um bom motivo para ter matado o autor. Ou seja, trata-se da mesma situação vivenciada no livro mais famoso escrito por Agatha Christie.

As semelhanças, entretanto, param aí. Após um preâmbulo onde cada personagem e suas motivações são apresentados, em breves entrevistas que revelam também o perfil psicológico de cada um, Rian Johnson surpreende e, já no segundo ato, desvenda por completo o que aconteceu na morte de Thrombey. A partir de então, Entre Facas e Segredos assume uma guinada inesperada, deixando de ser um filme de suspense para se assumir como de mistério, onde o público sabe a resposta que os personagens estão tão ansiosos em desvendar. Tal dinâmica, extremamente rica, é muito bem aproveitada a partir da divisão dos personagens em dois grupos: aqueles que sabem do ocorrido, e agem nos bastidores para ocultá-lo, e os que permanecem sem nada saber.

A partir de então, o filme passa a ter duas camadas em paralelo, conduzidas com habilidade por seu diretor/roteirista, sempre investindo firme no humor como meio de apresentar esta história repleta de erros, de lado a lado. O vasto e competente elenco também ajuda (bastante) nesta dinâmica, mesmo com vários dos atores tendo participações apenas esporádicas. Ainda assim, o histórico que trazem consigo ajuda bastante a compor o imaginário em torno de tais personagens, especialmente em relação a Jamie Lee Curtis e seu legado como Laurie Strode na franquia Halloween.

Com um roteiro engenhoso que explora bem a variedade de perfis dispostos na narrativa e a própria mansão como personagem, Entre Facas e Segredos é um filme bastante divertido que joga, o tempo todo, com os clichês do suspense. Quando se espera que tudo esteja esclarecido, Rian Johnson surpreende com mais uma reviravolta, esta sim a la Agatha Christie, no sentido de realocar os personagens. Vale também ressaltar o cuidado na direção de arte da própria mansão, repleta de detalhes na decoração que ajudam muito a compor o cenário necessário para esta história, e também a boa atuação de Ana de Armas, cujo olhar transmite uma ingenuidade e ternura cativantes.

Mais não deve ser dito, sob o risco de estragar a surpresa e a diversão do espectador. Aproveite!

Filme visto no Festival de Toronto, em setembro de 2019.

• Angélica Kristina
      Eu só faria uma correção: a inspiração não foi em Assassinato no Expresso do Oriente, e sim em O Natal de Poirot, um livro de 1938 da Agatha. A premissa é basicamente a mesma, mas o desenrolar da trama é diferente (e o livro muito melhor, claro).
    • Pedro Henrique Santos
      bom, porém com final previsivel. quem prestou atenção a cada dialogo do filme sabe muito bem oq vai acontecer na cena derradeira. porem é bom. vc mata a charada mas continua assistindo pq nao perde a graça.
    • Danielle F
      Eu gostei do filme! Comecei a desconfiar de que a suposta assassina não era ela quando o filme deixou tudo muito explícito com menos de 60min de duração, cheguei a pensa que o próprio senhor foi quem forjou o assassinato.. mas a cena da perseguição do carro entregou quem estava metido naquilo, quem for muito observador vai matar a charada no terceiro ato.. filme bem legal !
    • Roberto Gilnei Jr.
      Chego à conclusão que filmes de desvendar assassinato são como filmes de games: não dão certo (Assassinato em Gosford Park é lixo, Assassinato no Expresso do Oriente é lixo, esse filme é lixo). Funcionam mais em suas mídias originais (livros e videogames, respectivamente).Não vi nada de surpreendente na trama deste filme. Só haviam dois assassinos possíveis e o filme não fugiu do óbvio. Nem ao menos tentou criar plot twist. E o pior é que o assassino, além de óbvio, é azarado. Qual a chance de acontecer o que aconteceu entre ele e a protagonista no final do filme? Só em filme mesmo...Scooby Doo consegue fazer mistério melhor que esse filme lixo.
    • Manoel R.
      Diversão e suspense. Recomendo muito!
    • Filipe T.
      SPOILER, NAO LEIA...Te entendo cara, mas o velho só tinha, supostos, 06 minutos pra pensar em tudo e a mancha no tênis foi irrelevante pra trama, uma vez que o detetive viu de primeira e só revelou quando não tinha mais relevância..
    • Alexandre Cunha
      pelo amor cara, esse filme é fraquíssimo, Entre facas...100 x melhor, vá com fé assisitir.
    • Alexandre Cunha
      eu daria pelo menos nota 4...
    • Jackson A L
      Só pela sinopse, para quem já assistiu, não tem como não associar ao ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE, de Agatha Christie, porém, gostei muito mais de Entre Facas e Segredos. Tem um ótimo elenco, todos muito bem, com destaque para Ana de Armas. Trata-se de um filme de suspense com pitadas de comédia, que por sinal, fica um filme super divertido. Vale muito a pena, apesar de eu achar que algumas coisas não fizeram muito sentido: RECOMENDADÍSSIMO!!!- O velho não se deu conta de que haveria um autópsia do corpo, com a suposta substância em seu organismo?- A menina usou todos os dias o mesmo calçado branco, pisou no barro e não precisou limpar em nenhum momento para ver a mancha de sangue?
    • Bruno [FM]
      Nada de SPOILERS! Quem contar o final vai vomitar no colo do amigo durante a sessão.Filme bacana! E se a intenção foi fazer uma homenagem a Rainha do Crime (Agatha Christie), quem escreveu o roteiro se superou! Realmente surpreende por sair do óbvio e te leva a um quebra cabeça totalmente fora do convencional. Diferente da atual comédia Mistério no Mediterrâneo que parte pra uma ótima paródia, aqui o negócio é mais sério.Só é uma pena um elenco desse porte ser tão mal aproveitado (com a exceção claro, da atriz Ana de Armas que dá um show). Porque colocar o Capitão América, a irmã do Michael Myers, a Hannah Baker, o líder do Grupo dos Otários, o James Bond e Toni Collette: A Atriz, em um mesmo filme é pedir pra usar o poder de fogo que tem né. Mas enfim, talvez o foco aqui seja apenas a história, não fortes atuações. E se você tiver com sono, tome um café antes. O filme é só diálogo, e diálogo, e mais diálogo, mas a boa dose de humor impede que ele fique cansativo e chato.Se esse filme fosse um livro, eu com certeza teria lido. Não é algo estrondoso, mas consegue transmitir sua mensagem fofinha. E se a Rainha do Crime visse, ela teria até aberto um sorriso (de onde quer que ela esteja). Um bom filme! Só é engraçado ele ser melhor que a própria adaptação do livro dela lançado recentemente. Mas esse, é um outro caso.
    • Kevin, o louco
      apesar do elenco de peso eu tenho um leve receio de que Rian Jhonson caia novamente nos erros que o levaram a queda da franquia Star Wars, apesar de bom diretor muitas vezes Rian acaba simplesmente tomando a sua versão dos fatos e distorcendo as referências para a obra, nesse caso o livro Assassinato no Expresso Oriente, Entre Facas e Segredos. espero que ele tenha aprendido com o fraco filme Star Wars episodio 8 onde estão mesclados coreografias de baixa qualidade, um roteiro fraco e incoerente com o restante da obra e um péssimo desenvolvimento da trama, porém, como o estilo do filme entre facas e segredos realmente combina com as obras anteriores do diretor como breaking bad eu espero que os resultados sejam melhores.
    • Bruno [FM]
      Estou louco pra ver! Primeiro por conta desse elenco de peso e segundo porque sou fã da Agatha Christie. Porém, essa suposta homenagem à Rainha do Crime já foi feito recentemente pelo filme do Adam Sandler Mistério no Mediterrâneo lançado diretamente na Netflix. Que gostei bastante por sinal! Espero gostar desse também.