Silenciadas
    Você assistiu Silenciadas ?

Iracema J
    Iracema J

Enviada em 7 de abril de 2021
    Mais uma obra prima que versa sobre um dos períodos mais sombrios da história, onde várias pessoas foram denunciadas por heresias à Igreja, torturadas e mortas. Esse filme dirigido e escrito pelo premiado, porém pouco conhecido argentino, Pablo Aguero, é inspirado em notas escritas pelo inquisidor Pierre de Lancre em 1609 na França. A ação do filme transcorre nas províncias bascas onde as mulheres dirigem os povoados enquanto que os homens são navegantes, pescadores. O ritmo do filme é lento e cadenciado e provoca uma sensação de estupor pela produção refinada e excelentes atuações, que, reproduzem muito bem a época histórica em que o filme se contextualiza. Na verdade esse filme trata de questões extremamente relevantes, o patriarcado, a Igreja, a repressão sexual, os roubos das propriedades das vítimas em nome de Deus, sabendo-se, enfim, quem eram os verdadeiros demônios dessa caça às bruxas. No filme A bruxa (2015) de Egers, o que torna a personagem principal uma pária, acusada de bruxaria, é o patriarcado religioso e sua hipocrisia. Em as bruxas de Salém (1996) de Hytner sabemos como a mentira era produzida e o que o histerismo em massa era capaz de fazer. O que torna Silenciadas especial no seu ponto de vista, é que o teatro que era produzido pelos inquisidores, através das confissões forçadas das acusadas, com o uso de métodos hediondos de tortura, parecia mais um estimulante sexual desse grupo, algo reprimido e doentio para o entretenimento deles, e um meio de satisfazer essas taras: sexo, dinheiro e poder. Filme obrigatório para se entender o perigo do privilégio da política nas mãos de um grupo "bem intencionado". Reflexiona sobre a privação da liberdade individual e as questões que abordam a importância do sufrágio feminino séculos depois. Triste e poético!
    Fael Moreira
    Fael Moreira

Enviada em 17 de março de 2021
    Filme muito interessante. Gostei muito.
    Boas atuações, ótima fotografía, e um final que eu adorei...
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 2 de novembro de 2021
    Filme espanhol dirigido por Pablo Agüero, que com um orçamento modesto conseguiu um ótimo resultado. Baseado no livro A Feiticeira de Jules Michelet, o longa acompanha um grupo de jovens mulheres contra o sistema da época. A trama se passa em um país Basco em 1619, que para adiar o julgamento de bruxaria as mulheres já gastas pelo interrogatório e torturas físicas ou psicológicas, se oferecem ao inquisidor para realizar um Sabbat. O filme retrata a atmosfera dessas “provações” de maneira crível e os infortúnios que as mulheres azaradas enfrentaram. É um longa lento que aproveita disso para atiçar as expectativas de quem assiste. O enredo é simples e correto, provando que não há necessidade de efeitos complicados para se fazer cinema. O elenco e eficiente com destaque para Amaia Aberasturi, ao carregar o filme nas costas por um bom tempo, pegando tanto os espectadores quanto o inquisidor pela mão. Uma obra convincente com excelência, pelo que diz, pelo que esconde e pelo que acarreta.
    valmyr b
    valmyr b

Enviada em 23 de janeiro de 2022
    Tirando a belissíma Amaia Aberasturi, que sustentou o argumento até onde pode, nada mais se salva. Duas estrêlas ...fraco ...
    @cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 17 de março de 2021
    (Insta: @cinemacrica) - Mesmo dentro do seu micro universo, alheio às facilidades de grandes produções que têm nos filmes de época a vazão perfeita de recursos, este modesto lançamento da Netflix demonstra notável competência. O contorno dado à impossibilidade de oferecer uma cenografia pujante é a construção assumida da angústia claustrofóbica. Um grupo de amigas é detido após serem flagradas dançando à noite. A barbárie se desenvolve na Espanha do século 17 e remonta os abusos do Estado e igreja em classificar, segundo suas percepções, aquelas que podem ser consideradas bruxas.
    O íntimo das garotas é invadido com sequências de close-ups que pouco espaço cedem aos cenários. O uso de iluminação natural e, principalmente, de fogueiras e candelabros associada à fotografia de bom gosto resulta numa estética agradável, mesmo que simples.
    O enredo, contudo, norteia-se basicamente no pilar da arbitrariedade legítima do Estado em queimar quem julgar ter qualquer tipo de afinidade satânica. O caráter abusivo é constantemente lembrado durante toda a narrativa que consiste no interrogatório das acusadas. O foco dessa exposição passa do ponto da elegância da denúncia e incorre na construção de antagonistas exagerados. O abuso do poder é muito pronunciado, assim como a inocência em acreditar nas fantasias que a protagonista opta elaborar para canalizar a culpa em si e livrar as demais. Difícil conceber a proposta: 3 paspalhos velhos ludibriados por uma garota.
    Apesar das obviedades e exageros que regem quase todo o processo, essa leitura do passado tem ares de modernidade na forma com que lida com a desgraça institucionalizada. Não anteciparei a resolução, mas há uma positividade similar ao que senti ao terminar de ver "Thelma & Louise".
    luiz O
    luiz O

Enviada em 24 de março de 2021
    Achei o filme fraco. Nada interessante ou emocionante acontece no filme. Ele não decola. Perda de tempo.
    Rai M.
    Rai M.

Enviada em 16 de março de 2021
    achei razoavelmente bom.o final .achei estranho. não explicou se elas era realmente bruxas ou se morrerem....
    Dani
    Dani

Enviada em 30 de março de 2021
    Cada vez me apego mais em filmes e séries espanhóis na netflix, esse filme tem uma fotografia linda, roteiro excelente e atuações impecáveis, principalmente da ANA, realmente encanta o telespectador, o final foi brilhante, ainda mais por ser interpretativo.
    Manuela nobre
    Manuela nobre

Enviada em 28 de março de 2021
    "não vai esperando um filme de bruxa" Não, é exatamente o filme de bruxaria que deveria ser mais feito. É o que realmente uma bruxa era de verdade e não o esteriotopo que a gente hoje vê que bruxa faz feitiço de levitação, explode coisas, sacrifica e faz pacto de sangue, etc. Achei o filme genial.
    Luiscesarx .
    Luiscesarx .

Enviada em 10 de janeiro de 2022
    Tem pessoas dizendo que ficaram em dúvida se elas eram bruxas ou não. É ironia ou ignorância? Filme maravilhoso. Lógico, para quem, no mínimo, terminou o fundamental i