Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
O Mistério contorna a metafísica e mostra que o tribunal não é lugar para determinar a verdade no deslumbrante e enigmático filme "O Terceiro Assassinato" de Kore-Eda Hirokazu. Tudo o que é óbvio e direto na primeira cena é [...] posto em dúvida até o final do filme...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cineplayers
por Francisco Carbone
É essa parceria entre ele e seu diretor que mantém o filme em voltagem elevada, quando um cineasta tão meticuloso envolve um suspense de tribunal no seu papel delicado de construções familiares, reconstruções do passado e das famílias que se encolhe, aqui em meio ao caos interno de cada um deles.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Por meio de um engendramento tão meticuloso quanto sensível, prevalece a sensação de trânsito num terreno movediço, onde mais válido que determinar culpados e/ou inocentes é entender as motivações puramente humanas.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Critikat.com
por Axel Scoffier
O que importa de verdade à Kore-eda é menos a verdade em si do que o desejo de verdade dos personagens (e, indiretamente, do espectador), que elaboram interpretações em função de suas visões sobre aquele homem.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
O caso apresenta reviravoltas estranhas, como a dizer que nem sempre as coisas são como parecem, mesmo quando evidentes. Grande filme de Hirokazu Kore-Eda.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Screen International
por Dan Fainaru
Embora o enredo às vezes seja excessivamente complicado e o ritmo possa ser um pouco confortável demais para uma história de crime, a mão certa de um diretor que sabe exatamente o que quer colocar em quadro - e como fazê-lo - é evidente em todo o processo.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Talvez O Terceiro Assassinato não possa ser feito para amarrar, e talvez o ponto do filme seja que, sem filmagens, ou mesmo com imagens de vídeo, evidências para o que aconteceu no passado residem em testemunho humano: pessoas acreditando no que outras pessoas dizem que aconteceu.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Samuel Douhaire
O cineasta consegue criar a dúvida, e portanto o suspense, sobre a culpa do acusado (magnificamente interpretado por Koji Yakusho). As audiências no tribunal, com seus enquadramentos solenes, mostram que, para a instituição judicial, a necessidade de chegar a um veredito é mais importante que a verdade.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Alysson Oliveira
Como em qualquer filme de tribunal, a questão da verdade é central. Mas, ao contrário de muitos deles, nos quais o público sabe mais do que os personagens, em "O Terceiro Assassinato" estamos todos em pé de igualdade. Muitas sugestões são dadas, mas acertos definitivos ficam de fora.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Kore-eda utiliza como subtema aquilo que costuma ser o seu tema principal, que é a relação entre pais e filhos. Réu, vítima e advogado têm culpas perante suas respectivas filhas, e o jogo de projeções entre eles constitui um elemento a mais na complexidade moral do filme.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Variety
por Dennis Harvey
É difícil imaginar Kore-eda fazendo um fracasso abissal, e isso certamente não é o caso. Mas ele claramente gastou muito em um projeto que parece um experimento árido, que deixa pouca impressão duradoura como drama, arte ou investigação intelectual.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Koreeda não dispensa o drama familiar, muito comum em sua filmografia, e ousa ao questionar os meandros da justiça por meio de um protagonista extremamente dissimulado e contraditório e, por isso, fascinante.
A crítica completa está disponível no site Veja
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The Hollywood Reporter
O Mistério contorna a metafísica e mostra que o tribunal não é lugar para determinar a verdade no deslumbrante e enigmático filme "O Terceiro Assassinato" de Kore-Eda Hirokazu. Tudo o que é óbvio e direto na primeira cena é [...] posto em dúvida até o final do filme...
Cineplayers
É essa parceria entre ele e seu diretor que mantém o filme em voltagem elevada, quando um cineasta tão meticuloso envolve um suspense de tribunal no seu papel delicado de construções familiares, reconstruções do passado e das famílias que se encolhe, aqui em meio ao caos interno de cada um deles.
Papo de Cinema
Por meio de um engendramento tão meticuloso quanto sensível, prevalece a sensação de trânsito num terreno movediço, onde mais válido que determinar culpados e/ou inocentes é entender as motivações puramente humanas.
Critikat.com
O que importa de verdade à Kore-eda é menos a verdade em si do que o desejo de verdade dos personagens (e, indiretamente, do espectador), que elaboram interpretações em função de suas visões sobre aquele homem.
Estado de São Paulo
O caso apresenta reviravoltas estranhas, como a dizer que nem sempre as coisas são como parecem, mesmo quando evidentes. Grande filme de Hirokazu Kore-Eda.
Screen International
Embora o enredo às vezes seja excessivamente complicado e o ritmo possa ser um pouco confortável demais para uma história de crime, a mão certa de um diretor que sabe exatamente o que quer colocar em quadro - e como fazê-lo - é evidente em todo o processo.
The Guardian
Talvez O Terceiro Assassinato não possa ser feito para amarrar, e talvez o ponto do filme seja que, sem filmagens, ou mesmo com imagens de vídeo, evidências para o que aconteceu no passado residem em testemunho humano: pessoas acreditando no que outras pessoas dizem que aconteceu.
Télérama
O cineasta consegue criar a dúvida, e portanto o suspense, sobre a culpa do acusado (magnificamente interpretado por Koji Yakusho). As audiências no tribunal, com seus enquadramentos solenes, mostram que, para a instituição judicial, a necessidade de chegar a um veredito é mais importante que a verdade.
Cineweb
Como em qualquer filme de tribunal, a questão da verdade é central. Mas, ao contrário de muitos deles, nos quais o público sabe mais do que os personagens, em "O Terceiro Assassinato" estamos todos em pé de igualdade. Muitas sugestões são dadas, mas acertos definitivos ficam de fora.
Carmattos
Kore-eda utiliza como subtema aquilo que costuma ser o seu tema principal, que é a relação entre pais e filhos. Réu, vítima e advogado têm culpas perante suas respectivas filhas, e o jogo de projeções entre eles constitui um elemento a mais na complexidade moral do filme.
Variety
É difícil imaginar Kore-eda fazendo um fracasso abissal, e isso certamente não é o caso. Mas ele claramente gastou muito em um projeto que parece um experimento árido, que deixa pouca impressão duradoura como drama, arte ou investigação intelectual.
Veja
Koreeda não dispensa o drama familiar, muito comum em sua filmografia, e ousa ao questionar os meandros da justiça por meio de um protagonista extremamente dissimulado e contraditório e, por isso, fascinante.