Minha conta
    Amante por um Dia
    Média
    3,8
    publicações
    • Papo de Cinema
    • Cineplayers
    • Critikat.com
    • Folha de São Paulo
    • O Globo
    • Screen International
    • Télérama
    • Variety
    • Cineweb
    • New York Times
    • The Hollywood Reporter
    • The Guardian
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    Uma das coisas mais bonitas do filme é exatamente a forma cálida de aproximar-se das pessoas, numa tentativa de acessar o recôndito de seus desejos muitas vezes contraditórios e incongruentes.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Cineplayers

    por Heitor Romero

    Em "Amante por um Dia" todos querem o amor, mas também querem a liberdade, e nem sempre é possível conciliar os dois. Garrel explora essas confusões sempre sob uma ótica positiva e romântica, tecendo aos poucos a delicadeza dessas nuances através do carinho de sua câmera pelos atores/personagens.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Critikat.com

    por Axel Scoffier

    Operando sempre pela subtração, Philippe Garrel encontra certa graça na encarnação leve e precisa destas histórias contínuas de desilusões amorosas, mas corre o risco de ancorar o seu cinema excessivamente na atuação das mulheres.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Folha de São Paulo

    por Sérgio Alpendre

    "Amante por um Dia" pode bem se disfarçar de ordinário, mas prova o talento inesgotável desse que é um dos mais importantes diretores franceses pós-nouvelle vague.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por Susana Schild

    A narração em off, a fotografia em preto e branco, um triângulo amoroso singular e discussões sobre amor e fidelidade remetem “Amante por um Dia”, sem muita dificuldade, a “Jules et Jim – Uma Mulher para Dois”, de François Truffaut. Por extensão, à nouvelle vague, mais precisamente, a Godard.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Screen International

    por Lisa Nesselson

    Emoção pura, dúvidas, desânimo e inveja. [...] Muita coisa acontece em apenas seus 75 minutos de duração, proporcionando aos espectadores uma emoção que permanece por muito mais tempo.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Télérama

    por Jacques Morice

    A dor e a alegria de amar, a infidelidade, a harmonia e a ruptura. São vários temas alegóricos, muitas vezes tratados mas sempre regenerados através da câmera borbulhante de Philippe Garrel.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Pamela Pianezza

    Apesar de todos os tres atores serem impecáveis, a estreante Louise Chevillotte cativa mais. [...] O filme se beneficia da colaboração de quatro roteiristas, cujas ideias conjuntas resultam em uma complexidade linda.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Erros e acertos, quase que rohmerianos, unem e separam personagens e o ciúmes tem um peso nisso tudo – o que não é novidade em Garrel. O roteiro [...] transita entre a inocência e a perversidade com personagens marcantes.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    New York Times

    por Manohla Dargis

    Há momentos em que os personagens e seu diretor surpreendem e causam alegria. [...] Nesse filme, os personagens mal falam. Aqui, eles - e você - sentem eles. [...] Há uma casualidade enganosa no visual do filme. Cada imagem parece ser harmoniosa...

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    The Hollywood Reporter

    por Boyd Van Hoeij

    O roteiro é muito bom nas suas cenas de observação, que aqui são mais diretas e menos amarradas com ironia e humor negro do que em "Women". [...] Garrel acompanha os três personagens em diferentes momentos, o que torna incerto onde as simpatias do filme estão e influencia em como vemos os personagens.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    The Guardian

    por Peter Bradshaw

    Esse breve, cativante filme é tipicamente estiloso e efemeramente um clássico de New Wave - quase como uma cápsula do tempo. É um filme intensamente francês [...] Talvez nada muito desafiador ou inesperado acontece nesse filme, e ainda assim há algo adulto e contemplativo em sua direção e no seu diálogo...

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    A curta duração, contudo, não se traduz num resultado apressado nem pífio. Há substância e maturidade para abordar dois relacionamentos em fases distintas. [...] Garrel aborda a temperatura da paixão em estágios e gerações distintos com o prazer de ser um mestre do assunto.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top