Assassinos da Lua das Flores
    Você assistiu Assassinos da Lua das Flores ?

Dennys R
    Dennys R

Enviada em 23 de outubro de 2023
    Enquanto alguns reclamam das 3 horas e meia, eu queria que tivesse 4, até porque Scorsese teve que deixar algumas coisas de fora.

Filmes longos só são um problema quando não se justificam, mas esse não é o caso em 'Assassinos da Lua das Flores'. Trabalho técnico impecável, tudo de primeira. Sem dúvidas, terá forte presença no Oscar.

Uma obra com Scorsese, DiCaprio e De Niro, é impossível não dar certo.

Lily Gladstone, confesso que não a conhecia, achei ela ótima também.
    Leonardo Dalla Porta
    Leonardo Dalla Porta

Enviada em 25 de outubro de 2023
    Assassinos da Lua das Flores chegou como sucesso de críticas, mas não conquista muitos telespectadores.

Não sou desses que tenta defender o indefensável só pra parecer mais inteligente. Eu discordo de quase toda a crítica do especialista que avaliou esse filme como nota 5.

Por óbvio, minha crítica é baseada na expectativa que foi criada em torno desse filme, e afinal, nem de perto ele entrega uma experiencia próxima do que se esperava.

Disclaimer: Martin Scorsese é um dos meus diretores preferidos, tem vários filmes deles nos meus favoritos e Leonardo DiCaprio é meu ator preferido.

O que vemos aqui é uma narrativa lenta, arrastada, quase parando. A mesma assinatura de o Irlandês (se você não gostou desse filme ou assistiu ele em 5 parcelas no streaming, nem tente esse no cinema, espere chegar no streaming, que mês que vem ele tá lá). A história é boa, mas o modo que foi contada é muito desgastante, pouco criativo e sem gênero: não tem ação, não tem suspense, não tem drama. Só tem um oceano de nada.

A montagem do filme eu achei terrível. Cenas que eram pra ser plano sequência tem cortes visíveis, além de ter tornado o filme completamente sem dinâmica, parado, estático. Narrativa completamente desestimulante pro cinéfilo. A direção de fotografia cansa com tantos takes caminhando ao redor dos personagens ou mesmo em primeira pessoa. A trilha sonora é pobre. O filme inteiro não tem uma música sequer, é apenas utilizado o som com linhas de baixo pra tentar criar tensão. A edição de som é pobre, não dá nenhuma vantagem em assistir no cinema (tambem pudera, é um filme pensado e financiado por um serviço de streaming). Achei a direção do filme ruim, tinha potencial pra muito mais, ainda mais se tratando do maior cineasta vivo que temos (acho que só por isso o filme não é terrível, mas também não é bom). Fraco nas categorias técnicas, esse filme é carregado por Robert de Niro. Esse sim, é grande candidato ao Oscar, estupendo!

Juro que não entendi todo o clamor pela atuação da Gladstone, não tem nenhuma expressividade no filme. Dizer que essa atuação do DiCaprio foi a melhor que ele já fez, é forçar demais pra tentar vender o filme, não chega nem perto das melhores.

Mesmo assim, eu aposto que esse filme vai ter várias indicações para o Oscar, até nas técnicas (que é o grande ponto fraco), simplesmente por que a indústria do cinema funciona assim.

É um filme comum. Do Scorsese, pra mim, se não for o pior, é quase. Tanto potencial desperdiçado, e tanta expectativa criada em vão.

Enviada em 19 de outubro de 2023
    Filme longo, longo, muito longo, arrassstado, enfim, daria para fazer e 2 horas, reduzindo 90 minutos e ficando com uma narrativa mais fluida. Dá para resumir em 3 minutos toda a estória. Velha ideia de criticar os brancos, o FBI, as leis, mais do mesmo. De Niro sendo extraordinário carrega o filme. Lilly inexpressiva e ausente da narrativa. DiCaprio tenta dar realismo a um personagem caricato. Palmas para mim que aguentei as tr~es horas e meia e me arrependo de não ter saido antes. A cena teatral humoristica com uma orquestra no final é de doer.
    Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 9 de novembro de 2023
    "Assassinos da Lua Das flores é mais um excelente filme de Martin Scorsese que nos mostra mais uma vez o motivo pelo qual ele é um dos melhores diretores da atualidade.”

Scorsese é considerado por muitos o melhor diretor da atualidade, apesar de ser alguém com opiniões fortes, e há pessoas que não gostam dele por sua crítica contundente aos filmes de super-heróis, nos quais afirma que longas desse gênero não são cinema. Odiar o homem apenas por causa de sua opinião é algo ridículo e sem sentido. Independentemente de você concordar ou discordar de sua opinião, não dá para negar a importância que ele tem para o cinema. Todos os amantes da sétima arte já assistiram pelo menos três de seus filmes. Em termos de cinema e construção da mise-en-scène, não há ninguém no mundo que entenda mais do assunto do que Scorsese. Novamente, ele demonstra ser um maestro no cinema, sabendo contar uma boa história e transformá-la em uma obra audiovisual de excelência. Com o filme Assassinos da Lua das Flores, ele nos reafirma sua capacidade e mostra como ainda tem muito a contribuir.

Qual a História de Assassinos da Lua Das Flores?
    Assassinos da Lua das Flores, filme do diretor Martin Scorsese, é inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real. O ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma e misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBi, agência que tinha acabado de ser criada na época.

Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI. Durante a investigação é descoberto um esquema do pecuarista William Hale (Robert De Niro), que convenceu seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a se casar com Mollie Kile (Lily Gladstone) a fim de melhorar as condições da reivindicação das preciosas terras.

O roteiro é escrito por Eric Roth e pelo próprio Martin Scorsese. A história é baseada em eventos reais e é bastante intrigante.

No início do filme, somos apresentados ao mundo e suas regras. Em geral, esse começo nos oferece uma visão da cultura dos Osage, mostrando seus costumes, e como suas vidas foram afetadas após a descoberta de petróleo na região, além de nos mostrar a dinâmica de poder local — quem o detém e o que é valorizado.

O Longa apresenta diversos personagens interessantes. Em sua maioria, eles são egoístas e movidos por seus próprios interesses. Podemos dizer que a trama é um jogo de interesses entre eles, evidenciando um dos piores traços da natureza humana: a ganância. O filme nos mostra até onde a ganância pode levar e quais são suas consequências.
    O personagem Ernest é particularmente cativante. Além de desejar enriquecer, ele se preocupa com sua família, mas também é ávido por dinheiro e busca aumentar sua fortuna seguindo seu tio William Hale. Isso cria uma contradição intrigante. Em determinado momento, ele terá que escolher entre sua família e seu tio, e essa situação é habilmente explorada, permitindo ao público compreender a escolha do protagonista.

William Hale é um personagem complexo. Publicamente, ele é visto como um homem generoso que ajuda os Osage, mas secretamente, ele elabora um esquema para enriquecer. Essa dualidade é interessante, pois os habitantes não desconfiam dele, já que sua imagem pública difere da sua verdadeira natureza. Isso acrescenta profundidade ao personagem, com uma dimensão pública e outra privada, onde apenas algumas pessoas próximas conhecem sua ganância e seu desejo de acumular riquezas.

Mollie é uma personagem que não é motivada pela ganância, mas sofre as consequências do esquema de William Hale. A narrativa explora sua reação a essas consequências de forma detalhada, mostrando como Mollie lida com a situação e as repercussões que isso acarreta para ela e as pessoas ao seu redor.

O filme se passa em 1920 em Oklahoma, a cenografia é excelente, criando com precisão a estética da época. Os locais são muito bem construídos, proporcionando uma sensação autêntica de estar no passado, e contribuem para que acreditamos na ambientação histórica. Os detalhes, como os carros da época, desempenham um papel fundamental nessa ambientação, sendo modelos antigos com capotas abertas, vidros planos e rodas desgastadas, bem diferentes dos carros contemporâneos. Esses veículos não possuem teto ou vidros laterais, contando apenas com uma capota.

Os figurinos dos personagens são de alta qualidade. Jacqueline West, a figurinista, conseguiu retratar de forma espetacular e rica em detalhes as vestimentas da comunidade nativa. Mollie, membro da tribo Osage que se destaca no filme, utiliza roupas tradicionais Osage, e se enrola em cobertores por cima de sua vestimenta. Proporcionando um toque autêntico.
    A direção de fotografia é ótima.

A iluminação proporciona volume e profundidade de campo em várias cenas, e está em perfeita sintonia com o que a narrativa exige.

Os enquadramentos são excepcionais, com a fotografia acertando precisamente quando e como aplicá-los. Para as cenas de diálogo, são utilizados primeiros planos, enquanto os momentos mais emocionantes e sentimentais dos personagens são capturados com primeiros planos ou primeiríssimos planos. Esses enquadramentos servem para expressar o estado emocional dos personagens.

Em um momento de sofrimento e choro de um personagem, há o uso de um plano geral que é magistral, pois consegue ter um impacto maior do que um enquadramento mais fechado, ao mostrar ele no chão, chorando e desferindo golpes no chão.
    Os Planos gerais no longa são usados para contextualizar a localização dos personagens e para mostrar o cenário, reforçando a ambientação no passado. Além disso, há planos detalhes que focalizam objetos relevantes para a história, como detalhes do livro dos Osage, que fornecem informações importantes sobre eles.

A câmera se movimenta em diversos momentos, incorporando vários tipos de movimentos, como travellings. Essa movimentação é coerente com a narrativa e adiciona uma dinâmica envolvente às cenas.
    A trilha sonora é excelente e desempenha um papel fundamental na construção da ambientação sonora. Além disso, ela intensifica diversas cenas, amplificando o que vemos na tela. As Músicas são inseridas nos momentos apropriados e demonstra um excelente timing na sua utilização.

Os atores entregam performances excepcionais, destacando-se especialmente Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. Leonardo DiCaprio entrega uma ótima atuação, trazendo o personagem à vida de maneira magistral, explorando suas emoções e a contradição interna de ter que fazer uma escolha entre a família e o tio.
    Robert De Niro é um ator com quem Scorsese gosta de trabalhar, e eles já colaboraram em 10 filmes. De Niro oferece uma performance brilhante, capturando com maestria os dois lados de seu personagem, tanto o aspecto ganancioso quanto a fachada de ser uma pessoa bondosa que se preocupa com os Osage.

Lily Gladstone, por sua vez, é uma grande surpresa com sua atuação de alto nível. Ela consegue retratar de forma impressionante como sua personagem lida com sua doença e expressa seus sentimentos diante dos assassinatos em sua comunidade, incluindo pessoas próximas a ela. Mesmo atuando ao lado de talentos tão renomados como DiCaprio e De Niro, Lily Gladstone consegue brilhar.

A direção do filme é excepcional. Martin Scorsese conta a história de forma magistral, incorporando uma estética incrível e aplicando seu estilo, linguagem e elementos que já conhecemos de sua filmografia, que se encaixam perfeitamente nesse longa-metragem. Scorsese mais uma vez entrega um filme excepcional e nos lembra por que ele é considerado um dos melhores diretores do mundo, senão o melhor da atualidade.

No geral, ‘Assassinos da Lua das Flores’ é um excelente filme que merece ser conferido, não apenas por sua história envolvente, mas também por ser uma obra de Martin Scorsese. Muitas pessoas certamente apreciarão o filme, embora haja aquelas que podem não gostar tanto devido à sua duração de 3 horas e 26 minutos, considerando-o longo demais.
    Pablo
    Pablo

Enviada em 21 de outubro de 2023
    Filme muito bom. História rica, e andamento bem controlado. O final positivo no final dá uma bela cereja no bolo.
    Paulo S.
    Paulo S.

Enviada em 23 de outubro de 2023
    Vai se tornar uma clássico em todos aspectos, dinâmica, narrativa, atuações e um final maravilhoso.
    Catia Baldez
    Catia Baldez

Enviada em 30 de outubro de 2023
    Se você ama o trabalho do Scorsese pelo o quê ele costuma entregar, não tenha dúvida, assista o Assassino da lua das flores. Atuações impecáveis, roteiro excelente, não são novidades em uma obra dele, mas esse filme entrega romance, suspense e algo de máfia juntamente com um misto de sentimentos de angústia e raiva. Enfim, vale cada centavo e tempo investido. Assista e tire suas conclusões, como quase tudo na vida, para saber se é bom ou ruim, viva a experiência!
    E. F.A.
    E. F.A.

Enviada em 28 de outubro de 2023
    Filmaço visceral. Atuação do DiCaprio pra variar foi bem sem sal. Cortes abruptos foram feitos pra enxugar e mesmo assim ficou longo, o que é ótimo. Toda hora acontece algo, a horas se passam e não foi cansativo. Me surpreendeu demais!!! ✌🏼
    Eric Ferraz
    Eric Ferraz

Enviada em 21 de outubro de 2023
    Assassino Da Lua Das Flores é uma obra prima do diretor Martin Scorsese. Sensacional atuação de todo o elenco. Robert De Niro monstruoso, Leonardo Di Caprio arrasador, Lilly Gladstone atris revelação incrível. Uma história trágica com o padrão de qualidade Martin Scorsese. Pra mim foi 3h30 de filme que passaram rápido. Amei. Nota 10.
    Juliana S
    Juliana S

Enviada em 9 de novembro de 2023
    Perdi 3 horas assistindo esse filme. Fui com uma pessoa que eu deixei escolher e odiei. Intediante demais. Ficamos nas últimas cadeiras e dava pra notar que estava todo mundo intediado. Ao sair da sala, a mulher na minha frente comentou com seu parceiro que ficou bem abaixo da sua expectativa. Concordei em pensamento. Foi o pior filme que vi com Leonardo Di Caprio.