Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinepop
por Pablo Bazarello
"O Filho Uruguaio" possui todas as qualidades esperadas dos dramas europeus e latinos de maior excelência que imaginamos. Em primeiro lugar, uma ideia fervorosa e urgente por si só, que trata de um tema polêmico e pra lá de delicado.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Télérama
por Guillemette Odicino
Uma viagem existencial distante, na qual uma mãe é confrontada à felicidade que seu filho descobriu sem ela, com outras pessoas. O diretor resolve este problema com uma direção doce, pudica, iluminada pelos tons da América Latina.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
Assumindo o ponto de vista de Sylvie, o diretor mostra habilidade em incorporar os outros lados da questão. Afinal, o ideal é mesmo arrancar o menino da tia e da avó, com quem ele foi feliz até agora?
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O registro é naturalista, sem composições visuais complicadas. Isso nos aproxima cruamente das vivências das pessoas enredadas nessa circunstância repleta de meandros e complexidades, fragmentos então abordados com sensibilidade.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Zero Hora
por Roger Lerina
Vem do Uruguai profundo uma das mais comoventes produções da seleção 2017 do Festival Varilux de Cinema Francês. Rodado boa parte na cidadezinha de Florida e também em Montevidéu, o sensível drama "O Filho Uruguaio" é o segundo longa de ficção do documentarista francês Oliver Peyon.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Folha de São Paulo
por Lúcia Monteiro
A ousadia narrativa, no entanto, logo esmorece, dando lugar a uma mise-en-scène mais didática e a certo academicismo. Há planos filmados com maestria, num domínio da luz de indubitável beleza.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Susana Schild
Olivier Peyon optou por ficar no meio do caminho, ou seja, indeciso entre carregar nas tintas de uma querela jurídica ou apelar para os bons sentimentos dos envolvidos. Certos impasses são esticados além do necessário, outras situações parecem criadas para preencher o tempo.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
"O Filho Uruguaio" tem boas atuações e acompanha-se o drama com interesse, embora o desenrolar seja previsível.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Cinepop
"O Filho Uruguaio" possui todas as qualidades esperadas dos dramas europeus e latinos de maior excelência que imaginamos. Em primeiro lugar, uma ideia fervorosa e urgente por si só, que trata de um tema polêmico e pra lá de delicado.
Télérama
Uma viagem existencial distante, na qual uma mãe é confrontada à felicidade que seu filho descobriu sem ela, com outras pessoas. O diretor resolve este problema com uma direção doce, pudica, iluminada pelos tons da América Latina.
Cineweb
Assumindo o ponto de vista de Sylvie, o diretor mostra habilidade em incorporar os outros lados da questão. Afinal, o ideal é mesmo arrancar o menino da tia e da avó, com quem ele foi feliz até agora?
Papo de Cinema
O registro é naturalista, sem composições visuais complicadas. Isso nos aproxima cruamente das vivências das pessoas enredadas nessa circunstância repleta de meandros e complexidades, fragmentos então abordados com sensibilidade.
Zero Hora
Vem do Uruguai profundo uma das mais comoventes produções da seleção 2017 do Festival Varilux de Cinema Francês. Rodado boa parte na cidadezinha de Florida e também em Montevidéu, o sensível drama "O Filho Uruguaio" é o segundo longa de ficção do documentarista francês Oliver Peyon.
Folha de São Paulo
A ousadia narrativa, no entanto, logo esmorece, dando lugar a uma mise-en-scène mais didática e a certo academicismo. Há planos filmados com maestria, num domínio da luz de indubitável beleza.
O Globo
Olivier Peyon optou por ficar no meio do caminho, ou seja, indeciso entre carregar nas tintas de uma querela jurídica ou apelar para os bons sentimentos dos envolvidos. Certos impasses são esticados além do necessário, outras situações parecem criadas para preencher o tempo.
Veja
"O Filho Uruguaio" tem boas atuações e acompanha-se o drama com interesse, embora o desenrolar seja previsível.