Milagres do Paraíso
    Regular
    Milagres do Paraíso

Melodrama religioso

por Francisco Russo

A diretora Patricia Riggen se especializou na arte de contorcer narrativas de forma a torná-las o mais melodramático possível. Assim foi com Os 33, que narra a saga dos mineiros chilenos presos embaixo da terra, assim também é em Milagres do Paraíso, seu novo trabalho. Desta vez quem irá sofrer bastante é Christy Beam, mãe da pequena Annabel, que repentinamente se vê com uma grave moléstia intestinal, incurável.

Diante de tal panorama, a diretora não pensa duas vezes antes de aplicar seu arsenal de "truques para fazer chorar": trilha sonora carregada, cenas de sofrimento da garota (quem resiste a uma criança com dor?) e uma protagonista que até dá conta do recado. Sim, é verdade, Jennifer Garner consegue transmitir o desespero latente de uma mãe ao ver sua cria piorando a olhos vistos. Só que, mais do que um mero drama médico, este é também um filme religioso e, com isso, abre-se espaço para uma nova leva de clichês: fotografia solar, pessoas bem intencionadas, belos cenários e um certo questionamento à fé. Só que, é importante ressaltar: são momentos diferentes de um mesmo filme.

Por mais que seja absolutamente previsível, a luta por Annabel tem seus méritos no sentido da luta pela sobrevivência. O desenrolar da doença até seu agravamento é apresentado de forma bem didática, no melhor estilo dos filmes de auto-ajuda onde o personagem precisa ir ao fundo do poço para então emergir. Entretanto, há em Garner e também no médico interpretado por Eugenio Derbez um certo amparo no sentido de manter o interesse nesta história tão batida. Nela, pelas já citadas reações e pelo modo convincente (e até coerente) com o qual passa a questionar sua fé - sem exageros nem chiliques, apenas uma desesperança baseada no que a rodeia. Nele pelo modo humano como trata seus pacientes, mesmo quando sabe da gravidade do que os afeta - é uma espécie de Patch Adams mexicano, por assim dizer. Neste ambiente hospitalar o longa até é competente, dentro do que se propõe a ser. Só que este é também um longa religioso e, como tal, tem por função louvar.

Estruturalmente falando, Milagres do Paraíso é bem parecido com O Céu é de Verdade - não por acaso, feito pelos mesmos produtores. Ambos trazem uma família branca, feliz, que enfrenta problemas de ordem médica envolvendo crianças. Após uma certa dose de sofrimento, ela vai para o céu e volta falando do paraíso, e isto afeta a fé dos que a rodeiam. Se em O Céu é de Verdade há uma certa inconsistência na crise pessoal enfrentada pelo pastor interpretado por Greg Kinnear, aqui o problema é em relação à falta de sutileza com a qual o filme muda de tom. A queda na árvore é como se fosse uma tomada, virando de forma oportuna (e súbita) a chave envolvendo Annabel. Por outro lado, o que acontece com ela após tal fato segue uma linha coerente, dentro do que o filme se propõe a ser (é sempre importante ressaltar).

Com o claro intuito de servir de inspiração aos espectadores perante as dificuldades trazidas pela vida, Milagres do Paraíso cumpre seu objetivo. Trata-se de um filme regular, que. se abusa dos clichês e do maniqueísmo, jamais descamba para a pregação desenfreada, como acontece com vários outros filmes religiosos. O que, ao analisar a safra que tem chegado às telonas nacionais nos últimos anos, já é um avanço e tanto.

• Joel Gonçalves
      “aqui o problema é em relação à falta de sutileza com a qual o filme muda de tom. A queda na árvore é como se fosse uma tomada, virando de forma oportuna (e súbita) a chave envolvendo Annabel.“ 🤣🤣🤣 O filme eh BASEADO EM FATOS! A Ana real mostra a árvore onde o milagre aconteceu no final do filme.Conselho: se for cristão, assista, eh edificante. Se n for, assista dobrado! Eh edificante e BASEADO EM FATOS!
    • Luciana Novais Martins
      Grande cristão é você hein Litus Angrake! Com toda essa agressividade! Típico do atual cidadão de bem do Brasil! Eu sou de esquerda, acredito em Deus e amei o filme! Especialmente tocante é saber que foi uma história real! Recomendo!
    • Fernanda Guimarães Make up
      Você esqueceu de uma informação extremamente relevante e importante: É UMA HISTÓRIA REAL! Portanto, não podemos chamar de roteiro clichê, algo que foi baseado em uma história que realmente aconteceu. Inclusive a matéria que fizeram na época e a família é mostrada no final do filme. Mas a imaginação de Deus e realmente mt maior que nossa pequena mente pode compreender. Como no próprio filme diz: Nem todos vão acreditar, cada um tem seu tempo. Você também terá o seu. Apenas passe as informações de forma total e não parcial porque simplesmente não gostou ou não compreendeu. Assistam , o filme é incrível.
    • Mauricio Costa
      Nossa, quanta agressividade! Eu entendo a crítica dele e seu ponto de vista, mas não concordo. O filme simplesmente é lindo e prega amor acima de tudo, de respeito ao próximo e à Deus, diferente desse comentário. E não existe essa de maconheiro, esquerdista, ateu, existem babacas de ambos os lados como não maconheiros, de direita, e os que se dizem cristãos. Um cristão verdadeiro não age assim, só seguir a Cristo.
    • Litus Angrake
      Deixa eu tentar imaginar o perfil do comentarista: maconheiro, esquerdista, ateu nutella, que acha que só pelo fato de um filme esplêndido como este tratar de Deus não é bom. Para quem, como eu, que tem o mínimo de senso crítico e tem a mais absoluta certeza de que comentários imbecis como este, feitos por um criticozinho meia boca e desconhecido, não tem a mínima relevância, lá vai meu conselho: assista, vc não irá se arrepender! Simplesmente maravilhoso!
    • LIGIA BAIA VALENTE
      O filme é simplesmente lindo e é impressionante como ele veio até mim...apareceu num momento pra lá de oportuno...só quem é mãe sabe...as vezes a vida é tão dura que nos faz secar por dentro como raizes velhas...e até uma gota de fé ou esperança faz muita diferença.
    • Simone De Souza Dos Santos
      Eu me emocionei e chorei Sempre evitava assitir por achar melodramático dimais,mais hoje estava muito sensível e descrente da situação que passava então resolvi assistir e algo mudou em meu coração a fé de nunca está só o choro pode vim a noite mais a alegria vem ao amanhecer.agradeço a Deus por essa oportunidade.
    • Anaa D
      É melodramatico ? É melodramático. É sensível ? É sensivel. É quase uma fabula sobre fé. E milagres. Eu chorei rios e achei comovente. Um caso de doença grave na família é bem real e balança o emocional de uma família. Eu gostei. Eu torci. Eu me emocionei. Pra mim basta isso num filme. Recomendo pra corações sensíveis :) Atuação muito boa da jenifer e da menininha. Os coadjuvantes também estão dando conta
    • Luis Tamura
      O filme tem sim o seu lado melodramático, mas é sim um bom filme, muito embora se perceba alguns apelos e alguns eventos de puro simbolismo. Porém nada demais, pelo contrário, tudo o que tenho contra é por parte dessa crítica mal elaborada, tendenciosa e conflitante da parte de um ateu enrustido. Parte para a apelação quando cita uma família branca, como se famílias brancas não pudessem mais serem formadas. A minha dúvida então é..... se o filme Sempre ao seu lado narra a vida de um professor que tem sua vida modificada pela presença de um cão e falece repentinamente, foi protagonizada por um ator norte americano, então deveria ser feito por um ator oriental, mais especificamente japonês, uma vez que o professor e toda a história aconteceu no Japão? A família é branca sim, porque a história é narrada a partir de fatos REAIS de uma situação vivida por pessoas REAIS. A única curiosidade que me surpreendeu é que a mãe das meninas é mais bonita na vida real do que a atriz, nada contra a beleza de Jennifer Garner, bonita sim, mas para mim, a mulher da vida real é mais bela.
    • Jarbas Cardoso L
      RodrigoO autor da crítica cita o abuso do maniqueísmo.Acho que o autor deveria se aprofundar mais sobre o que significa maniqueísmo. A função de um crítico é fazer análise técnica de um filme a respeito de roteiro, cenário ....etc.Opiniões sobre religião não faz parte do objeto da crítica, infelizmente nesse mundo mentiroso e convidativo a tudo que se opõe a palavra dEle, qualquer filme que citei Deus, sempre será analisado pela visao humana da carne.
    • Cristina Ribeiro
      Amei este filme! E como diz na matéria: melodrama religioso, queria que tivesse mais filmes assim. Não vi nada de melodrama, imagine uma pessoa com este problema se põe no lugar dela, viver isto que a pessoa viveu! Está faltando na humanidade é isto: se colocar no lugar do outro. Por isto que este mundo está mais distante e descrente, só acredita no seu eu!
      Verdade.
      Concordo com você!
    • Eliseu AD
      Concordo! senti um pouco de preconceito nessa critica!