Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Revista Interlúdio
por Heitor Augusto
[...] no filme de André Novais de Oliveira o que se retém é aquele sabor de filme temperado em tom menor. A verdade é que para a minha memória "Ela Volta na Quinta" ainda não acabou, continua sendo exibido.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Cinegrafando
por Ingrid Xavier
Num momento em que o cinema nacional se cerca de artifícios para parecer realidade, a falta destes em Ela Volta na Quinta pode causar estranhamento, mas é sem dúvida revigorante. A ousadia de se colocar diante das lentes sem firulas leva o filme a um outro nível de humanidade.
A crítica completa está disponível no site Cinegrafando
Cineplayers
por André LDC
E embora não haja uma abordagem explícita da questão racial no Brasil, há um discurso equilibrado e seguro quanto à auto-afirmação do negro no cinema brasileiro. Contra estereótipos e desfeitas [...] nada mais apropriado do que uma naturalidade oriunda de muita reflexão e sensibilidade imagética.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
Até que ponto esta história toda tem um fundo de verdade e os personagens a estão reencenando ? [...] Andando nessa linha fina, o filme constrói aí sua originalidade, seguindo um percurso de risco e experimentação que pode ser fértil para apontar caminhos e firmar novos nomes do cinema brasileiro.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinética
por Raul Arthuso
Novais deixa suas personagens dominarem e a duração estendida do plano marca um olhar para a integridade da fala e seu emissor, tenta encontrar um ritmo próprio para cada uma das personagens [...]
A crítica completa está disponível no site Cinética
O Globo
por Daniel Schenker
Por meio desses discretos conflitos, o diretor transcende o espaço da casa de Maria José e Norberto e confere importância a um arco maior (a grande Belo Horizonte). Tudo é mostrado sem qualquer pressa. André Novais preserva os tempos naturais das ações (como carregar uma geladeira) e conversas.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
Novais propõe com seu longa uma dramaturgia que parte da intimidade, do caseiro, do secreto (às vezes até do vergonhoso), e se resolve socialmente, na alteridade, sem escândalos. Não é pouca coisa.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Cinemascope
por Guilherme Franco
"Ela Volta na Quinta" chega para discutir os comodismos e hipocrisias do dia-a-dia, injetando poesia e se distanciando emotivamente de nossas opiniões, assim como colocando frente a frente velhos hábitos e comportamentos que se congelaram e colocam uma armadura prensada em muitos sistemas nervosos por aí.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Almanaque Virtual
por Filipe Pereira
"Ela Volta na Quinta" é um drama mais comum do que a pretensa modernidade gosta de admitir. [...] Nada de novo fecha o filme, reafirmando a esmagante rotina na vida dos personagens, tudo prossegue como sempre foi, emulando a vida.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Estado de São Paulo
por A redação
Os "atores" não interpretam. Não se vê neles qualquer intenção de teatralizar cenas. Eles passam diante da câmera como se apenas repetissem atos e situações com os quais estão acostumados. Vivem e representam as coisas do dia a dia, típicas de uma família mineira como tantas outras.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
O filme explora a adesão imediata do público às histórias baseadas em fatos reais, tira proveito da crença na veracidade e da tentação ao voyeurismo. Oliveira, contudo, evita reduzir o filme a peça de demonstração teórica.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Revista Interlúdio
[...] no filme de André Novais de Oliveira o que se retém é aquele sabor de filme temperado em tom menor. A verdade é que para a minha memória "Ela Volta na Quinta" ainda não acabou, continua sendo exibido.
Cinegrafando
Num momento em que o cinema nacional se cerca de artifícios para parecer realidade, a falta destes em Ela Volta na Quinta pode causar estranhamento, mas é sem dúvida revigorante. A ousadia de se colocar diante das lentes sem firulas leva o filme a um outro nível de humanidade.
Cineplayers
E embora não haja uma abordagem explícita da questão racial no Brasil, há um discurso equilibrado e seguro quanto à auto-afirmação do negro no cinema brasileiro. Contra estereótipos e desfeitas [...] nada mais apropriado do que uma naturalidade oriunda de muita reflexão e sensibilidade imagética.
Cineweb
Até que ponto esta história toda tem um fundo de verdade e os personagens a estão reencenando ? [...] Andando nessa linha fina, o filme constrói aí sua originalidade, seguindo um percurso de risco e experimentação que pode ser fértil para apontar caminhos e firmar novos nomes do cinema brasileiro.
Cinética
Novais deixa suas personagens dominarem e a duração estendida do plano marca um olhar para a integridade da fala e seu emissor, tenta encontrar um ritmo próprio para cada uma das personagens [...]
O Globo
Por meio desses discretos conflitos, o diretor transcende o espaço da casa de Maria José e Norberto e confere importância a um arco maior (a grande Belo Horizonte). Tudo é mostrado sem qualquer pressa. André Novais preserva os tempos naturais das ações (como carregar uma geladeira) e conversas.
Omelete
Novais propõe com seu longa uma dramaturgia que parte da intimidade, do caseiro, do secreto (às vezes até do vergonhoso), e se resolve socialmente, na alteridade, sem escândalos. Não é pouca coisa.
Cinemascope
"Ela Volta na Quinta" chega para discutir os comodismos e hipocrisias do dia-a-dia, injetando poesia e se distanciando emotivamente de nossas opiniões, assim como colocando frente a frente velhos hábitos e comportamentos que se congelaram e colocam uma armadura prensada em muitos sistemas nervosos por aí.
Almanaque Virtual
"Ela Volta na Quinta" é um drama mais comum do que a pretensa modernidade gosta de admitir. [...] Nada de novo fecha o filme, reafirmando a esmagante rotina na vida dos personagens, tudo prossegue como sempre foi, emulando a vida.
Estado de São Paulo
Os "atores" não interpretam. Não se vê neles qualquer intenção de teatralizar cenas. Eles passam diante da câmera como se apenas repetissem atos e situações com os quais estão acostumados. Vivem e representam as coisas do dia a dia, típicas de uma família mineira como tantas outras.
Folha de São Paulo
O filme explora a adesão imediata do público às histórias baseadas em fatos reais, tira proveito da crença na veracidade e da tentação ao voyeurismo. Oliveira, contudo, evita reduzir o filme a peça de demonstração teórica.