A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum : críticas imprensa
A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum
Média
2,8
publicações
Almanaque Virtual
Cineweb
O Globo
Estado de São Paulo
Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
Abandonando o modelo ficcional que servia de trampolim para suas críticas, a diretora [Ana Carolina] desta vez faz o caminho inverso renunciando as amarras dramáticas e investindo furiosamente em uma afirmação sócio-política de como a cultura é maltratada no Brasil (especialmente o cinema).
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineweb
por Alysson Oliveira
Ana Carolina aborda a produção cultural transformada em mercadoria [...]. Até aí nenhuma novidade. Mas a graça de "A Primeira Missa..." está exatamente na ingenuidade do filme, na crença de que a paixão é o que move o cinema.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Daniel Schenker
No seu dicionário [da diretora Ana Carolina], concessão não é uma palavra de ordem. Dessa vez, contudo, a diretora enumera os problemas ligados à prática cinematográfica por meio de um roteiro teórico. Os personagens dizem frases incômodas, com grande potencial para debate, mas não se parecem com figuras de carne e osso. O resultado é repetitivo e sem vida. Cabe, em todo caso, chamar atenção para a excelente participação de Fernanda Montenegro.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
A ambição prospectiva não esconde o ressentimento de fundo da proposta. Quem se interessa por esse tipo de filme ainda hoje? Os planos finais do longa fazem lembrar a cineasta inspirada. Todo o resto não está à sua altura.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Abandonando o modelo ficcional que servia de trampolim para suas críticas, a diretora [Ana Carolina] desta vez faz o caminho inverso renunciando as amarras dramáticas e investindo furiosamente em uma afirmação sócio-política de como a cultura é maltratada no Brasil (especialmente o cinema).
Cineweb
Ana Carolina aborda a produção cultural transformada em mercadoria [...]. Até aí nenhuma novidade. Mas a graça de "A Primeira Missa..." está exatamente na ingenuidade do filme, na crença de que a paixão é o que move o cinema.
O Globo
No seu dicionário [da diretora Ana Carolina], concessão não é uma palavra de ordem. Dessa vez, contudo, a diretora enumera os problemas ligados à prática cinematográfica por meio de um roteiro teórico. Os personagens dizem frases incômodas, com grande potencial para debate, mas não se parecem com figuras de carne e osso. O resultado é repetitivo e sem vida. Cabe, em todo caso, chamar atenção para a excelente participação de Fernanda Montenegro.
Estado de São Paulo
A ambição prospectiva não esconde o ressentimento de fundo da proposta. Quem se interessa por esse tipo de filme ainda hoje? Os planos finais do longa fazem lembrar a cineasta inspirada. Todo o resto não está à sua altura.