FESTIVAL DE CANNES
2014
Indicação
Grande Prêmio da Semana da Crítica
O poema que o professor de Inglês de Jay lê em voz alta é "A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock", de TS Eliot. A poesia parece compartilhar algumas semelhanças com o filme.
O teatro apresentado no início do filme é o Teatro Redford, uma casa histórica em estilo japonês com um órgão Wurlitzer em pleno funcionamento, localizado no bairro de Old Redford, em Detroit, MI. Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1981) estreou no anfiteatro.
A casa em ruínas na qual Hugh se escondeu e Jay e seus amigos exploraram, é um estilo de residência chamada American Foursquare. Esta tendência era popular na década de 1890 até 1930. Diversos planos no chão utilizando o recurso de padrões "circular", onde é possível prosseguir através de várias salas e voltar ao ponto de partida, sem nunca inverter o caminho: cozinha, vestíbulo, sala de estar, sala de jantar e cozinha, por exemplo. Em algumas moradias, há quartos adjacentes, closets e banheiros compartilhados. Este tipo de plano de chão "fluido" faria o estilo de domicílio particularmente desejável, caso uma fuga de "It" fosse necessária.
Não é esclarecido o período de tempo em que o filme se passa. Diversas tecnologias modernas não existem e a ambientação é intitulada "retro". Embora isso possa ser uma homenagem aos clássicos filmes de terror. Certos carros apresentados são de épocas mais recentes, por exemplo, dos anos 60 ao final dos anos 80. Os personagens assistiam filmes em televisores CRT. Tecnologias conflitantes incluem Yara em posse de um dispositivo compacto, onde ela o utiliza como leitor de e-book e fonte de luz, em determinada situação. Além disso, a garota no início do filme usa um celular e dirige um automóvel contemporâneo, com vários outros em vista.
O filme é inspirado em diversos clássicos do terror dos anos 60 aos anos 80, especialmente o longa-metragem Halloween - A Noite do Terror (1978).
Jay é versão curta para Jamie, que dizem ser referência a rainha do grito, Jamie Lee Curtis. No filme, Jay tem uma irmã mais nova chamada Kelly. Na vida real, Curtis também tem uma irmã mais nova de mesmo nome.
O filme faz alusão a problemas enfrentados pelos adolescentes, por meio de adereços. Isto é visto quando Jay é alinha as lâminas de grama em sua perna superior (corte / suicídio). Bem como uma bandeja de alimentos no quarto de Jay, onde há um comprimido ao lado de um guardanapo, e, mais tarde, é o único item ausente do utensílio (dependência de drogas).
O diretor David Robert Mitchell relatou em uma entrevista que o "monstro" poderia embarcar em um avião, a fim de acompanhar a pessoa amaldiçoada.
Rico Vreeland, compositor da trilha sonora, interpreta o locutor na escola onde Jay procura por Hugh.
Toda trilha sonora composta por Disasterpeace [Rico Vreeland] foi concluída em menos de 3 semanas.
Embora não tenha sido divulgada, há indícios de que a localização seja em Detroit, Michigan. Os personagens mencionam não ser capaz de atravessar oito milhas, como fazem as crianças, uma rua bem conhecida em Detroit. Na piscina, é perceptível banners com os dizeres "Detroit Swim".