Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Misógino? Talvez. Pretensioso? Em nenhum momento. Isto porque se assume desde o princípio narrado pelo personagem falastrão de Ryan Gosling como exatamente isso: uma paródia confessa ao circo dos horrores da vida comum...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Adam McKay transformou este material em um dos mais engraçados [...]de 2015. Este filme merece uma indicação de Melhor Filme ao Oscar. É um dos melhores momentos que tive no cinema durante todo o ano.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Com isso, "A Grande Aposta" se solidifica não apenas como um grande filme, mas como um protesto importantíssimo, estabelecendo-se como uma das melhoras obras de 2015 - mesmo enviando o espectador para fora da sala de projeção com um profundo sentimento de revolta, desânimo e desilusão.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Elenco não é problema em um filme no qual até os medianos Ryan Gosling e Marisa Tomei aparecem charmosos e convincentes. Fica fácil para eles com um roteiro tão inteligente e uma edição enxuta, mas vibrante.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
O cineasta faz uso de um humor ácido, quase satírico, porém explorado com bastante dinamismo e irreverência, para tratar de um assunto muito sério, porém sem nunca ser enfadonho ou gratuito.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] com um elenco excelente, a sátira acaba sendo uma lição de vida, de economia, de corrupção. Ou seja, elementos fundamentais da nossa vida cotidiana que continuamos a menosprezar e perdoar.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Aqui, McKay aposta em seu primeiro filme “sério”, com um elenco do primeiro escalão, que não por menos inclui o parceiro de comédias Steve Carell (ator que já provou prestígio longe do gênero, como no recente Foxcatcher). Carell é um dos alívios cômicos na pele de Mark Baum [...]
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Boston Globe
por Peter Keough
Ele (o personagem de Ryan Gosling) não está pensando sobre os milhões de indivíduos que perderão seus empregos e casas quando suas previsões se concretizarem, assim como o diretor Adam McKay, pelo menos não até espremer o máximo de risadas e de emoção de seu roteiro.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
CineClick
por Iara Vasconcelos
Um dos pontos mais altos do filme é a construção de seus personagens. Enquanto Pitt carrega aquela malícia dos investidores, Bale aparece como um cara excêntrico e desequilibrado, que tem um olho de vidro e toca "bateria imaginária" em sua mesa.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinemascope
por Lívia Fioretti
Alinhado com as personagens excêntricas, o cenário caótico e o dinamismo da narrativa, o diretor Adam McKay usa e abusa de cultura pop mixando celebridades, humor e vídeos do YouTube em cenas de curta duração para ajudar a explicar a história.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Rodrigo Zavala
Quando o assunto gira muito no economês, Adam McKay oportunamente incrementa sua narrativas com tutoriais, que explicam irônica e didaticamente os termos. [...] Ao caminhar para o ato final, o filme, no entanto, torna-se mais sério...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Collider
por Brian Formo
"A Grande Aposta" é bastante amplo. Demora um pouco, mas quando você se acostuma com a câmera nervosa, o mosaico de colagens e entra neste mundo, o filme fica muito divertido.
A crítica completa está disponível no site Collider
New York Times
por A.O. Scott
É improvável que um filme mude fatos e "A Grande Aposta" é, em muitos aspectos, um filme surpreendentemente ambicioso e modesto sobre o que ele pode fazer. Ele não oferece soluções, e nenhum conforto. O melhor que pode fazer é trazer o assunto à tona.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por André Miranda
“A Grande Aposta” acompanha esses personagens com um tom cômico (ou patético) e uma edição pop que reúne dúzias de elementos. [...] Esse frenesi todo parece estranho. Mas, com uma dose certa de atenção para compreender o que parece incompreensível, o filme diverte.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
O diretor basicamente pega um material típico de drama cheio de lamentos (tantos sonhos desfeitos na crise que desalojou milhares de pessoas) e o transforma numa de suas comédias irônicas (que tipo de crueldade, disfarçada de estupidez, é capaz de desfazer tantos sonhos?).
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rolling Stone
por Christian Petermann
O diretor e roteirista Adam McKay injeta bom humor à reconstituição da série de crimes velados que levou à implosão da bolha imobiliária em 2008, nos Estados Unidos [...] No geral, A Grande Aposta se mostra sagaz e divertido, apesar do imenso absurdo dos fatos apresentados.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Tim Grierson
"A Grande Aposta" deseja enfurecer seus espectadores, mas é um filme inteligente o bastante para saber que tal abordagem não faz com que um filme não possa ser verdadeiramente engraçado ao mesmo tempo.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
O elenco é ótimo, com certeza, com todos parecendo ter prazer e entusiasmados em desaparecer nos papéis de desajustados sociais entre um tipo ou outro de personagens.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Playlist
por Charlie Schmidlin
O filme demora para explicar o jargão da indústria, não porque o diretor Adam McKay acredite que o público seja burro, e sim porque os termos aparentemente benignos portam a verdade absurda, hilária e depressiva sobre a crise financeira global de 2008.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Screen Rant
por Sandy Schaefer
O filme abertamente (e alegremente) admite que está se distanciando dos fatos que serviram de inspiração para a história. "A Grande Aposta" tem as suas falhas, mas ele é o filme mais singular baseado em literatura não-fictícia nos últimos anos.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
ScreenCrush
por Matt Singer
De alguma maneira, o roteiro brilhante e engraçado [...] consegue explicar a maioria dos termos financeiros de maneira a torná-los (quase sempre) compreensíveis ao espectador comum. Ainda mais impressionante, ele o faz de modo divertido.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Em clima de comédia, "A grande aposta" retorna a temas já explorados em "O Lobo de Wall Street" [...] com ar de inteligência (cheio de boas frases) e embalado por recursos de edição espertinhos para fazer o público se divertir enquanto se perde nos números.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Quarto Ato
por Carla Marinho
Por fim, exaltamos a tentativa de tornar tudo mais agradável e o entendimento mais digerível para leigos, mas mesmo assim é difícil acompanhar raciocínios, nomes e elementos que transbordam sobre o roteiro.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
The Guardian
por Nigel M Smith
[...] a execução de Adam McKay - impulsionada por uma estética que faz todo o filme parecer, infelizmente, com um episódio da série "The Office" - é muito carregada. O diretor falha em transferir o material de origem para a telona.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Frédéric Strauss
Original, "A Grande Aposta" consegue seduzir, mas nos conduz por um terreno conhecido: em vários momentos, parece que estamos diante de um documentário de Michael Moore sobre a América que produziu a grande crise de 2008.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Andrew Barker
[...] a rota tomada pelo filme é, de longe, a mais radical, transformando-o em uma densa palestra sobre economia [...] inspirada em clipes de hip-hop, Funny or Die e "The Office", o filme de Adam McKay atinge a sua cota de temas ácidos [...]
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Guilherme Bakunin
A abordagem de Adam McKay é propositalmente irônica, mas o efeito é totalmente diverso do pretendido: em vez de parecer um filme leve com humor espirituoso, o sarcasmo e as quebras de parede parecem apenas a escancaração dos erros de um roteiro que foi incapaz de costurar uma história interessante...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Critikat.com
por Soleil Hakansson
Concentrando toda a sua imaginação em aspectos lúdicos ao invés de seu pensamento político, "A Grande Aposta" consegue apenas redistribuir as cartas entre vencedores e perdedores de um sistema para o qual ele não apresenta a mínima alternativa.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Washington Post
por Ann Hornaday
Após deixar uma exibição de "A Grande Aposta", as audiências estão mais propensas a sentir menos esclarecidas do que golpeadas com um objeto contundente, ainda que envolto em camadas de sedas brilhosas e lantejoulas: Você pode ser muito velho para chorar, mas o filme machuca sem ser engraçado.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Misógino? Talvez. Pretensioso? Em nenhum momento. Isto porque se assume desde o princípio narrado pelo personagem falastrão de Ryan Gosling como exatamente isso: uma paródia confessa ao circo dos horrores da vida comum...
Chicago Sun-Times
Adam McKay transformou este material em um dos mais engraçados [...]de 2015. Este filme merece uma indicação de Melhor Filme ao Oscar. É um dos melhores momentos que tive no cinema durante todo o ano.
Cinema em Cena
Com isso, "A Grande Aposta" se solidifica não apenas como um grande filme, mas como um protesto importantíssimo, estabelecendo-se como uma das melhoras obras de 2015 - mesmo enviando o espectador para fora da sala de projeção com um profundo sentimento de revolta, desânimo e desilusão.
Folha de São Paulo
Elenco não é problema em um filme no qual até os medianos Ryan Gosling e Marisa Tomei aparecem charmosos e convincentes. Fica fácil para eles com um roteiro tão inteligente e uma edição enxuta, mas vibrante.
Papo de Cinema
O cineasta faz uso de um humor ácido, quase satírico, porém explorado com bastante dinamismo e irreverência, para tratar de um assunto muito sério, porém sem nunca ser enfadonho ou gratuito.
Rubens Ewald
[...] com um elenco excelente, a sátira acaba sendo uma lição de vida, de economia, de corrupção. Ou seja, elementos fundamentais da nossa vida cotidiana que continuamos a menosprezar e perdoar.
Cinepop
Aqui, McKay aposta em seu primeiro filme “sério”, com um elenco do primeiro escalão, que não por menos inclui o parceiro de comédias Steve Carell (ator que já provou prestígio longe do gênero, como no recente Foxcatcher). Carell é um dos alívios cômicos na pele de Mark Baum [...]
Boston Globe
Ele (o personagem de Ryan Gosling) não está pensando sobre os milhões de indivíduos que perderão seus empregos e casas quando suas previsões se concretizarem, assim como o diretor Adam McKay, pelo menos não até espremer o máximo de risadas e de emoção de seu roteiro.
CineClick
Um dos pontos mais altos do filme é a construção de seus personagens. Enquanto Pitt carrega aquela malícia dos investidores, Bale aparece como um cara excêntrico e desequilibrado, que tem um olho de vidro e toca "bateria imaginária" em sua mesa.
Cinemascope
Alinhado com as personagens excêntricas, o cenário caótico e o dinamismo da narrativa, o diretor Adam McKay usa e abusa de cultura pop mixando celebridades, humor e vídeos do YouTube em cenas de curta duração para ajudar a explicar a história.
Cineweb
Quando o assunto gira muito no economês, Adam McKay oportunamente incrementa sua narrativas com tutoriais, que explicam irônica e didaticamente os termos. [...] Ao caminhar para o ato final, o filme, no entanto, torna-se mais sério...
Collider
"A Grande Aposta" é bastante amplo. Demora um pouco, mas quando você se acostuma com a câmera nervosa, o mosaico de colagens e entra neste mundo, o filme fica muito divertido.
New York Times
É improvável que um filme mude fatos e "A Grande Aposta" é, em muitos aspectos, um filme surpreendentemente ambicioso e modesto sobre o que ele pode fazer. Ele não oferece soluções, e nenhum conforto. O melhor que pode fazer é trazer o assunto à tona.
O Globo
“A Grande Aposta” acompanha esses personagens com um tom cômico (ou patético) e uma edição pop que reúne dúzias de elementos. [...] Esse frenesi todo parece estranho. Mas, com uma dose certa de atenção para compreender o que parece incompreensível, o filme diverte.
Omelete
O diretor basicamente pega um material típico de drama cheio de lamentos (tantos sonhos desfeitos na crise que desalojou milhares de pessoas) e o transforma numa de suas comédias irônicas (que tipo de crueldade, disfarçada de estupidez, é capaz de desfazer tantos sonhos?).
Rolling Stone
O diretor e roteirista Adam McKay injeta bom humor à reconstituição da série de crimes velados que levou à implosão da bolha imobiliária em 2008, nos Estados Unidos [...] No geral, A Grande Aposta se mostra sagaz e divertido, apesar do imenso absurdo dos fatos apresentados.
Screen International
"A Grande Aposta" deseja enfurecer seus espectadores, mas é um filme inteligente o bastante para saber que tal abordagem não faz com que um filme não possa ser verdadeiramente engraçado ao mesmo tempo.
The Hollywood Reporter
O elenco é ótimo, com certeza, com todos parecendo ter prazer e entusiasmados em desaparecer nos papéis de desajustados sociais entre um tipo ou outro de personagens.
The Playlist
O filme demora para explicar o jargão da indústria, não porque o diretor Adam McKay acredite que o público seja burro, e sim porque os termos aparentemente benignos portam a verdade absurda, hilária e depressiva sobre a crise financeira global de 2008.
Screen Rant
O filme abertamente (e alegremente) admite que está se distanciando dos fatos que serviram de inspiração para a história. "A Grande Aposta" tem as suas falhas, mas ele é o filme mais singular baseado em literatura não-fictícia nos últimos anos.
ScreenCrush
De alguma maneira, o roteiro brilhante e engraçado [...] consegue explicar a maioria dos termos financeiros de maneira a torná-los (quase sempre) compreensíveis ao espectador comum. Ainda mais impressionante, ele o faz de modo divertido.
Diário de Pernambuco
Em clima de comédia, "A grande aposta" retorna a temas já explorados em "O Lobo de Wall Street" [...] com ar de inteligência (cheio de boas frases) e embalado por recursos de edição espertinhos para fazer o público se divertir enquanto se perde nos números.
Quarto Ato
Por fim, exaltamos a tentativa de tornar tudo mais agradável e o entendimento mais digerível para leigos, mas mesmo assim é difícil acompanhar raciocínios, nomes e elementos que transbordam sobre o roteiro.
The Guardian
[...] a execução de Adam McKay - impulsionada por uma estética que faz todo o filme parecer, infelizmente, com um episódio da série "The Office" - é muito carregada. O diretor falha em transferir o material de origem para a telona.
Télérama
Original, "A Grande Aposta" consegue seduzir, mas nos conduz por um terreno conhecido: em vários momentos, parece que estamos diante de um documentário de Michael Moore sobre a América que produziu a grande crise de 2008.
Variety
[...] a rota tomada pelo filme é, de longe, a mais radical, transformando-o em uma densa palestra sobre economia [...] inspirada em clipes de hip-hop, Funny or Die e "The Office", o filme de Adam McKay atinge a sua cota de temas ácidos [...]
Cineplayers
A abordagem de Adam McKay é propositalmente irônica, mas o efeito é totalmente diverso do pretendido: em vez de parecer um filme leve com humor espirituoso, o sarcasmo e as quebras de parede parecem apenas a escancaração dos erros de um roteiro que foi incapaz de costurar uma história interessante...
Critikat.com
Concentrando toda a sua imaginação em aspectos lúdicos ao invés de seu pensamento político, "A Grande Aposta" consegue apenas redistribuir as cartas entre vencedores e perdedores de um sistema para o qual ele não apresenta a mínima alternativa.
Washington Post
Após deixar uma exibição de "A Grande Aposta", as audiências estão mais propensas a sentir menos esclarecidas do que golpeadas com um objeto contundente, ainda que envolto em camadas de sedas brilhosas e lantejoulas: Você pode ser muito velho para chorar, mas o filme machuca sem ser engraçado.