Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
O mais novo filme de Ozon evidencia, com esplendor narrativo, que o corpo humano, para além da constituição de sua genitália, pode encontrar a plenitude em elementos destinados a outro universo.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
The Hollywood Reporter
por David Rooney
Uma deliciosa melodia sobre transformação, desejo e sexualidade que realça a realidade suspensa do melodrama com um humor travesso e uma discreta tensão de suspense hitchcockiano.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Pierre Murat
Toda a direção de "Uma Nova Amiga" reivindica a perturbação como uma arte e uma moral. Em cada pequeno travelling sobre o corpo, o cineasta cria um suspense: ele está filmando uma mulher, ou um homem?
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Justin Chang
Um ar de ameaça Hitchcockiana e perversidade sexual sem amarras não são [aspectos] exatamente novos para François Ozon, mas raramente esse mestre francês analisou as rachaduras nas fachadas burguesas de seus personagens com um efeito tão suave e agradável como ele faz em "Uma Nova Amiga".
A crítica completa está disponível no site Variety
Boston Globe
por Dan Fainaru
François Ozon nunca é menos que consistente, elegante e estiloso, o que seu novo filme confirma novamente. Ele também é conhecido por explorar vários desvios sexuais de uma maneira picante mas decorosa, nunca excedendo os limites da aprovação segura do público geral.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
CineClick
por Iara Vasconcelos
A trama de "Uma Nova Amiga" estimula o espectador a ir além e despir-se dos seus prejulgamentos. É impossível colocar seus personagens em caixinhas ou lhes impor rótulos.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinepop
por Raphael Camacho
"Uma Nova Amiga" é, antes de tudo, um filme muito honesto com o público. O fator originalidade também ganha força deixando essa história com um certo ar de suspense, principalmente em seu arco final.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
O Globo
por Marcelo Janot
Ozon parece estar prestando um tributo ao cineasta espanhol, sem o mesmo talento autoral. Por mais que a atuação de Romain Duris seja excelente, distante da caricatura, é nos momentos em que foca na ambiguidade emocional de Claire que o filme cresce.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Um quebra-cabeça em que cada movimento, ao invés de interromper uma estrutura, forma uma configuração inédita e passível de aprendizado. Um filme iluminado até o último instante, e por isso mesmo tão interessante de ser acompanhado.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
François Ozon acertou em cheio com um tema que atualmente esta em grande moda, o comportamento e as razões dos chamados “transgenders”. [...] Na segunda parte o filme se torna mais comédia, sem nunca perder a ambiguidade. Um irreverente “divertissement”.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Mark Kermode
A comédia psicossexual de Ozon desliza com jovialidade freudiana entre o melodrama maduro de Hollywood, a tensa intriga inglesa, o romance gay francês e a exploração de êxtase de Almodóvar.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Chronic'art.com
por Murielle Joudet
Ozon, no fundo, toca apenas de leve na questão (da transexualidade), diluindo-a habilmente no classicismo pomposo de cabaré que sempre foi o seu estilo.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cineweb
por Rodrigo Zavala
A produção derrapa de forma discreta entre o melodrama surreal e o suspense, mas segue com destreza, acompanhado pela excelente atuação da dupla Duris e Demoustier. Também se apoia na trilha sonora persuasiva de Philippe Rombi...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Clément Graminiès
Temos acima de tudo a impressão de que "Uma Nova Amiga" ignora a questão do luto, que seria fundamental para todas as reviravoltas do filme [...] Com um roteiro tão pobre quanto este, parece um milagre que os dois atores principais se saiam tão bem.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Apesar do desfecho interessante, as viradas são arbitrárias, muitas vezes mal pensadas. Parece que, para Ozon, mais importante do que entender o drama humano é zombar da sensibilidade e da inteligência do espectador.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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Almanaque Virtual
O mais novo filme de Ozon evidencia, com esplendor narrativo, que o corpo humano, para além da constituição de sua genitália, pode encontrar a plenitude em elementos destinados a outro universo.
The Hollywood Reporter
Uma deliciosa melodia sobre transformação, desejo e sexualidade que realça a realidade suspensa do melodrama com um humor travesso e uma discreta tensão de suspense hitchcockiano.
Télérama
Toda a direção de "Uma Nova Amiga" reivindica a perturbação como uma arte e uma moral. Em cada pequeno travelling sobre o corpo, o cineasta cria um suspense: ele está filmando uma mulher, ou um homem?
Variety
Um ar de ameaça Hitchcockiana e perversidade sexual sem amarras não são [aspectos] exatamente novos para François Ozon, mas raramente esse mestre francês analisou as rachaduras nas fachadas burguesas de seus personagens com um efeito tão suave e agradável como ele faz em "Uma Nova Amiga".
Boston Globe
François Ozon nunca é menos que consistente, elegante e estiloso, o que seu novo filme confirma novamente. Ele também é conhecido por explorar vários desvios sexuais de uma maneira picante mas decorosa, nunca excedendo os limites da aprovação segura do público geral.
CineClick
A trama de "Uma Nova Amiga" estimula o espectador a ir além e despir-se dos seus prejulgamentos. É impossível colocar seus personagens em caixinhas ou lhes impor rótulos.
Cinepop
"Uma Nova Amiga" é, antes de tudo, um filme muito honesto com o público. O fator originalidade também ganha força deixando essa história com um certo ar de suspense, principalmente em seu arco final.
O Globo
Ozon parece estar prestando um tributo ao cineasta espanhol, sem o mesmo talento autoral. Por mais que a atuação de Romain Duris seja excelente, distante da caricatura, é nos momentos em que foca na ambiguidade emocional de Claire que o filme cresce.
Papo de Cinema
Um quebra-cabeça em que cada movimento, ao invés de interromper uma estrutura, forma uma configuração inédita e passível de aprendizado. Um filme iluminado até o último instante, e por isso mesmo tão interessante de ser acompanhado.
Rubens Ewald
François Ozon acertou em cheio com um tema que atualmente esta em grande moda, o comportamento e as razões dos chamados “transgenders”. [...] Na segunda parte o filme se torna mais comédia, sem nunca perder a ambiguidade. Um irreverente “divertissement”.
The Guardian
A comédia psicossexual de Ozon desliza com jovialidade freudiana entre o melodrama maduro de Hollywood, a tensa intriga inglesa, o romance gay francês e a exploração de êxtase de Almodóvar.
Chronic'art.com
Ozon, no fundo, toca apenas de leve na questão (da transexualidade), diluindo-a habilmente no classicismo pomposo de cabaré que sempre foi o seu estilo.
Cineweb
A produção derrapa de forma discreta entre o melodrama surreal e o suspense, mas segue com destreza, acompanhado pela excelente atuação da dupla Duris e Demoustier. Também se apoia na trilha sonora persuasiva de Philippe Rombi...
Critikat.com
Temos acima de tudo a impressão de que "Uma Nova Amiga" ignora a questão do luto, que seria fundamental para todas as reviravoltas do filme [...] Com um roteiro tão pobre quanto este, parece um milagre que os dois atores principais se saiam tão bem.
Folha de São Paulo
Apesar do desfecho interessante, as viradas são arbitrárias, muitas vezes mal pensadas. Parece que, para Ozon, mais importante do que entender o drama humano é zombar da sensibilidade e da inteligência do espectador.