Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Jacqueline Farid
Os diretores usam todos os elementos disponíveis na construção da narrativa. O formato de exibição, quadrado, é por si só uma janela que convida o espectador a observar, como um voyeur, os movimentos dos personagens.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
O Globo
por Consuelo Lins
Um filme entre acaso e planejamento, ficção e documentário, Minas e Pernambuco que, ao fim do processo, fez de um diretor mais cineasta, de outro mais artista.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Iliriana Rodrigues
"O Homem das Multidões" é repleto de silêncios emocionais. Silêncios que falam através de gestos, de olhares, de pequenas e sutis trocas que nunca são vazias. Um olhar diferenciado sobre sensações e sentimentos presentes em todos nós.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
CineClick
por Roberto Guerra
Os encontros de Juvenal e Margô são carregados de um silêncio aflitivo. Eles pouco falam quando estão juntos, sentem-se incomodados com a presença do outro. As emoções afloram quando estão distantes e se comunicam pelas câmeras de monitoramento das estações do metrô.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineplayers
por Kênia Freitas
O filme, ao mesmo tempo em que encerra a trilogia de Cao sobre a solidão, amplia a temática do ser solitário para as singelas possibilidades de encontro na solidão, agregando de certa forma a força de encontros e amizades improváveis do cinema de Marcelo Gomes.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
"O Homem das Multidões" é um filme de sensações, que anseia por criar uma cumplicidade com o público a partir de uma esfera dramatúrgica bem minimalista. [...] Há muito de não-dito neste afeto entre os dois, que se expressa por olhares, por falas aparentemente sem muita força...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinética
por Fabian Cantieri
Por um lado, o pessimismo schopenhaueriano verte-se num decadentismo literário [...]; por outro lado, o apocalipse virtual disseminado, antevistos na população gorducha de WALL-E. Juvenal é Poe, é a literatura. Margô, a “gorducha”, o cinema.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
O encontro desses seres excêntricos, porém nada incomuns nas metrópoles, produz momentos de melancolia e uma doce poesia. Filmado, também, em tom menor, como convém à trama.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
O importante é o modo como os dois experientes e talentosos diretores encenam a solidão do personagem-título, sua relação com a cidade e o mundo [...] A opção pelo quadro vertical reforça o desconforto do encontro entre o protagonista e sua colega supervisora...
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Zero Hora
por Daniel Feix
O belo trabalho de composição dos quadros e captação do som ambiente faz com que aquilo que não é mostrado, sobretudo o que parece estar ao lado, no limite externo da tela, também seja absorvido pelo espectador. De uma maneira não usual, claro.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Folha de São Paulo
por Cássio Sterling Carlos
Em "O Homem das Multidões" [...] a proposta de encontro [entre os diretores] faz ainda mais sentido na medida em que se trata de um filme sobre solidão. Ou melhor, sobre solidões e sobre as dificuldades de aproximação num universo urbano saturado.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Omelete
por Marcelo Hessel
Essa hipersensibilidade pode passar por afetação - a câmera que se move em zigue-zague no apartamento de Juvenal [...] talvez enerve alguns espectadores, pelo teatro "automatizado" - mas os diretores sem dúvida têm olho para identificar o que aflige hoje a vida na cidade.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Télérama
por Cécile Mury
Com essa estética que parece escavar os espaços vazios e sublinhar a frieza gráfica da cidade, o filme corre o risco de parecer apenas um portfolio da solidão em todos os seus aspectos.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Critikat.com
por Benoît Smith
A manifestação do romance parece ser vista com medo de comprometer a postura artística. Isso confere ao filme uma rigidez (para não dizer frigidez) que funciona mal quando se tenta representar um estado humano.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
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Almanaque Virtual
Os diretores usam todos os elementos disponíveis na construção da narrativa. O formato de exibição, quadrado, é por si só uma janela que convida o espectador a observar, como um voyeur, os movimentos dos personagens.
O Globo
Um filme entre acaso e planejamento, ficção e documentário, Minas e Pernambuco que, ao fim do processo, fez de um diretor mais cineasta, de outro mais artista.
Papo de Cinema
"O Homem das Multidões" é repleto de silêncios emocionais. Silêncios que falam através de gestos, de olhares, de pequenas e sutis trocas que nunca são vazias. Um olhar diferenciado sobre sensações e sentimentos presentes em todos nós.
CineClick
Os encontros de Juvenal e Margô são carregados de um silêncio aflitivo. Eles pouco falam quando estão juntos, sentem-se incomodados com a presença do outro. As emoções afloram quando estão distantes e se comunicam pelas câmeras de monitoramento das estações do metrô.
Cineplayers
O filme, ao mesmo tempo em que encerra a trilogia de Cao sobre a solidão, amplia a temática do ser solitário para as singelas possibilidades de encontro na solidão, agregando de certa forma a força de encontros e amizades improváveis do cinema de Marcelo Gomes.
Cineweb
"O Homem das Multidões" é um filme de sensações, que anseia por criar uma cumplicidade com o público a partir de uma esfera dramatúrgica bem minimalista. [...] Há muito de não-dito neste afeto entre os dois, que se expressa por olhares, por falas aparentemente sem muita força...
Cinética
Por um lado, o pessimismo schopenhaueriano verte-se num decadentismo literário [...]; por outro lado, o apocalipse virtual disseminado, antevistos na população gorducha de WALL-E. Juvenal é Poe, é a literatura. Margô, a “gorducha”, o cinema.
Estado de São Paulo
O encontro desses seres excêntricos, porém nada incomuns nas metrópoles, produz momentos de melancolia e uma doce poesia. Filmado, também, em tom menor, como convém à trama.
Instituto Moreira Salles
O importante é o modo como os dois experientes e talentosos diretores encenam a solidão do personagem-título, sua relação com a cidade e o mundo [...] A opção pelo quadro vertical reforça o desconforto do encontro entre o protagonista e sua colega supervisora...
Zero Hora
O belo trabalho de composição dos quadros e captação do som ambiente faz com que aquilo que não é mostrado, sobretudo o que parece estar ao lado, no limite externo da tela, também seja absorvido pelo espectador. De uma maneira não usual, claro.
Folha de São Paulo
Em "O Homem das Multidões" [...] a proposta de encontro [entre os diretores] faz ainda mais sentido na medida em que se trata de um filme sobre solidão. Ou melhor, sobre solidões e sobre as dificuldades de aproximação num universo urbano saturado.
Omelete
Essa hipersensibilidade pode passar por afetação - a câmera que se move em zigue-zague no apartamento de Juvenal [...] talvez enerve alguns espectadores, pelo teatro "automatizado" - mas os diretores sem dúvida têm olho para identificar o que aflige hoje a vida na cidade.
Télérama
Com essa estética que parece escavar os espaços vazios e sublinhar a frieza gráfica da cidade, o filme corre o risco de parecer apenas um portfolio da solidão em todos os seus aspectos.
Critikat.com
A manifestação do romance parece ser vista com medo de comprometer a postura artística. Isso confere ao filme uma rigidez (para não dizer frigidez) que funciona mal quando se tenta representar um estado humano.