Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
A articulação entre o drama íntimo dos dois protagonistas com o quadro social mais amplo é o grande trunfo do filme. Seu recurso visual mais eficaz é a câmera na mão que perscruta em longos planos contínuos um espaço cheio de significados.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
O Globo
por Rodrigo Fonseca
O lugar-comum da violência, ao qual o cinema brasileiro recorre sempre ao falar da exclusão, aqui fica de fora. É substituído por um olhar naturalista, no qual o abandono é um mal capaz de afligir todas as classes.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Cinema com Rapadura
por Mateus Almeida
Ao longo de seus enxutos 77 minutos, “De Menor” constrói de maneira funcional uma crítica a um problema por vezes ignorado, colocando o espectador em uma posição na qual esquece que pode se encontrar: a de diretamente envolvido e afetado.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Nayara Reynaud
Ao se debruçar sobre o dilema pessoal da protagonista, “De Menor” propõe que este dilema se instale na mente do espectador, pois não cabe à obra trazer as respostar, mas provocar no público a vontade de buscá-las.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinética
por Filipe Furtado
"De Menor" deixa às claras a filiação estética que o filme deseja: o gosto pelo naturalismo, um jogo constante com os atores, uma dramaturgia pontual [...] Sabe muito bem onde se coloca e dialoga com grande capacidade e talento por entre estas escolhas.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
"De Menor" chega ao circuito como mais um passo adiante no processo de oxigenação do cinema brasileiro [... que] não se resume a promover o riso fácil nem às ousadias experimentais ignoradas pelo público.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Um filme sóbrio, que alia jornada pessoal, pois colado intrinsecamente à sua protagonista, e pertinentes comentários de ampla ordem social. Não é preciso gritar por melhores condições, chamar atenção ostensivamente à necessidade de pensar a fundo nossos problemas.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Edu Fernandes
O objetivo do filme não é transmitir verdades absolutas ou enfeitar um discurso, sua finalidade é colocar combustível na discussão, com um panorama humano de uma questão social.
A crítica completa está disponível no site Preview
Zero Hora
por Roger Lerina
Um dos acertos em "De Menor" é a ênfase nas atuações do elenco homogêneo, especialmente na interação entre os irmãos [...] – uma ligação afetiva mais eloquente em gestos e silêncios do que em diálogos.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
CineClick
por Roberto Guerra
A dinâmica parcimoniosa funciona porque o alinhamento equilibrado entre roteiro, direção e montagem permitiu ao filme economizar em seu tempo de duração [...] "De Menor" peca, no entanto, ao estabelecer seu conflito logo de cara e não oferecer posteriormente nenhum clímax ou reviravolta na trama...
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinemascope
por Luciana Ramos
Ao contrário do que se espera de uma história com tamanho peso dramático, "De Menor" é lentamente construído e não oferece grandes picos, no sentido de que é pautado no simbolismo e, em muitas cenas, no silêncio.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Sem a pretensão de desfraldar bandeiras éticas, Caru Alves de Souza ao menos consegue atrair o público para a reflexão sobre a maioridade penal no país. [...] "De Menor" acerta quando esclarece que é cômoda a atitude de quem relaciona o comportamento repreensível às más companhias.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Omelete
por Marcelo Hessel
Se "De Menor" parece se resolver de forma um tanto didática, em sintonia com esse caráter pedagógico que o filme adquire, talvez seja porque a trama de Helena e Caio se desenrola como um melodrama de tipos e situações estanques...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Instituto Moreira Salles
A articulação entre o drama íntimo dos dois protagonistas com o quadro social mais amplo é o grande trunfo do filme. Seu recurso visual mais eficaz é a câmera na mão que perscruta em longos planos contínuos um espaço cheio de significados.
O Globo
O lugar-comum da violência, ao qual o cinema brasileiro recorre sempre ao falar da exclusão, aqui fica de fora. É substituído por um olhar naturalista, no qual o abandono é um mal capaz de afligir todas as classes.
Cinema com Rapadura
Ao longo de seus enxutos 77 minutos, “De Menor” constrói de maneira funcional uma crítica a um problema por vezes ignorado, colocando o espectador em uma posição na qual esquece que pode se encontrar: a de diretamente envolvido e afetado.
Cineweb
Ao se debruçar sobre o dilema pessoal da protagonista, “De Menor” propõe que este dilema se instale na mente do espectador, pois não cabe à obra trazer as respostar, mas provocar no público a vontade de buscá-las.
Cinética
"De Menor" deixa às claras a filiação estética que o filme deseja: o gosto pelo naturalismo, um jogo constante com os atores, uma dramaturgia pontual [...] Sabe muito bem onde se coloca e dialoga com grande capacidade e talento por entre estas escolhas.
Folha de São Paulo
"De Menor" chega ao circuito como mais um passo adiante no processo de oxigenação do cinema brasileiro [... que] não se resume a promover o riso fácil nem às ousadias experimentais ignoradas pelo público.
Papo de Cinema
Um filme sóbrio, que alia jornada pessoal, pois colado intrinsecamente à sua protagonista, e pertinentes comentários de ampla ordem social. Não é preciso gritar por melhores condições, chamar atenção ostensivamente à necessidade de pensar a fundo nossos problemas.
Preview
O objetivo do filme não é transmitir verdades absolutas ou enfeitar um discurso, sua finalidade é colocar combustível na discussão, com um panorama humano de uma questão social.
Zero Hora
Um dos acertos em "De Menor" é a ênfase nas atuações do elenco homogêneo, especialmente na interação entre os irmãos [...] – uma ligação afetiva mais eloquente em gestos e silêncios do que em diálogos.
CineClick
A dinâmica parcimoniosa funciona porque o alinhamento equilibrado entre roteiro, direção e montagem permitiu ao filme economizar em seu tempo de duração [...] "De Menor" peca, no entanto, ao estabelecer seu conflito logo de cara e não oferecer posteriormente nenhum clímax ou reviravolta na trama...
Cinemascope
Ao contrário do que se espera de uma história com tamanho peso dramático, "De Menor" é lentamente construído e não oferece grandes picos, no sentido de que é pautado no simbolismo e, em muitas cenas, no silêncio.
Almanaque Virtual
Sem a pretensão de desfraldar bandeiras éticas, Caru Alves de Souza ao menos consegue atrair o público para a reflexão sobre a maioridade penal no país. [...] "De Menor" acerta quando esclarece que é cômoda a atitude de quem relaciona o comportamento repreensível às más companhias.
Omelete
Se "De Menor" parece se resolver de forma um tanto didática, em sintonia com esse caráter pedagógico que o filme adquire, talvez seja porque a trama de Helena e Caio se desenrola como um melodrama de tipos e situações estanques...