Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Celso Rodrigues Ferreira Junior
A partir de uma visão microcósmica, que serve também para ressaltar a importância institucional da Igreja naquele espaço, o diretor demonstra o equívoco que existe na abordagem de um problema local como algo menos importante em um contexto mais amplo...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Boston Globe
por Ty Burr
Na verdade, uma das razões que tornam "Spotlight" um filme tão profunda e incrivelmente satisfatório [...] é que o diretor Tom McCarthy não transforma os jornalistas em heróis. O filme simplesmente deixa seus personagens realizarem seus trabalhos [...] com um realismo que captura os espectadores...
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Aliás, um dos vários méritos de "Spotlight" é não tentar suavizar a natureza dos crimes para evitar chocar o público; embora não mostre os abusos na tela, o longa (escrito pelo diretor Tom McCarthy e por Josh Singer) faz questão de descrever exatamente o que acontecia atrás da sacristia...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinemascope
por Felipe Teixeira
Da mesma forma, é fantástico que um longa-metragem sem extravagâncias ou efeitos visuais apelativos resulte em uma produção tão boa e que tem tudo para ganhar seu merecido reconhecimento nas premiações a caminho.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Collider
por Matt Goldberg
É um filme que exige e merece a sua plena atenção enquanto associa uma porção de pessoas e eventos importantes, e graças à excelente direção e às ótimas atuações, nós acompanhamos cada palavra.
A crítica completa está disponível no site Collider
Estado de Minas
por Mariana Peixoto
Como o melhor dos dramas em cartaz – está indicado a três Globos de Ouro, de filme, diretor e roteiro –, Spotlight se alicerça tanto na própria história quanto na interpretação. Do homogêneo elenco principal, o destaque vai para Mark Ruffalo.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Gazeta do Povo
por Cristiano Castilho
O filme é exemplar também por desmitificar o trabalho do jornalista “herói”, relativamente comum no cinema americano [...], ao mesmo tempo em que resgata o valor da profissão nestes tempos de impressionismos de internet...
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
Se o trabalho dos repórteres é incessante, o filme de Tom McCarthy se torna ainda mais importante, pois, é de extrema urgência que o público como um todo conheça histórias como essa para evitar que elas se repitam.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Washington Post
por Ann Hornaday
Como a reportagem que é o tema central do filme, "Spotlight - Segredos Revelados" deriva sua força de um acúmulo constante de momentos que ganham potência e significado conforme a narrativa se desenrola.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Zero Hora
por Marcelo Perrone
A segura direção de McCarthy e o ótimo desempenho do elenco [...] dão grande estofo dramático a "Spotlight". No ritmo de um bom thriller, o filme destaca o impacto da reportagem nas vidas dos jornalistas e das vítimas...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
CineClick
por Edu Fernandes
Além do peso dos temas abordados, o que impressiona em igual escala em "Spotlight" é o nível do elenco. Atores de renome empregam seu talento com a mesma dedicação dos jornalistas reais que interpretam.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Quarto Ato
por Gerard Damiano
O elenco é excelente. Cada personagem carrega uma característica pessoal que os define até o ponto em que ocorre uma desconstrução gradativa à medida que a investigação se aprofunda [...] Um filme verdadeiramente necessário, angustiante e com um tema que infelizmente permanece extremamente atual.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Não é fácil fazer um filme envolvente e emocionante em que alguns dos momentos mais importantes são sobre telefonemas e pessoas fazendo cópias de documentos [...] "Spotlight" é um dos mais envolventes e inteligentes filmes do ano.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cineplayers
por Cesar Castanha
O trabalho de pesquisa dos roteiristas [...] é relevante como o bom jornalismo investigativo. O jornalismo representado em Spotlight, no entanto [...] é duro [...] É louvável que o diretor tenha ido tão longe quanto a sugerir essa falta de altruísmo na matéria do Boston Globe e no jornalismo de forma geral.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
O filme acompanha todo o processo jornalístico, com as vitórias e contradições, sem nunca transformar jornalistas em heróis, mostrando os dois lados do trabalho – tanto o do sucesso quanto o preço pessoal que pagam por se entregar dessa forma a essa missão.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Otávio Frias Filho
O filme que o diretor Tom McCarthy fez da persistente apuração levada a cabo pelo "Globe" é sóbrio, cinzento como uma tarde bostoniana (dispensável o piano um tanto pernóstico da trilha).
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por A.O. Scott
Os atores são disciplinados e sérios [...] Tudo neste filme funciona, o que é justo, uma vez que sua visão de heroísmo envolve apresentar-se de manhã e - se inspirado por chefes ou apesar deles - fazer seu trabalho.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Mário Abbade
McCarthy desenvolve a narrativa no mesmo ritmo tenso com que os profissionais apuram todas as fases da reportagem, dando uma aula sobre a importância do trabalho em conjunto sem vaidades e estrelismos, em que a descoberta da verdade é o que importa.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Érico Borgo
O drama funciona como uma espécie de ode ao jornalismo, já que acompanha uma das grandes reportagens investigativas do século 21. [...] A comparação imediata é com "Todos os Homens do Presidente", e McCarthy registra com a mesma sobriedade cada passo do procedimento...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Interlúdio
por Gilberto Silva Jr.
Dois termos utilizados no parágrafo anterior – eficiência e competência – se aplicam ao resultado final de "Spotlight". Estamos diante de um filme que, apesar da ausência de maior brilho ou criatividade que lhe concedam alguma forma de identidade mais definida, cumpre exatamente a sua proposta.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rolling Stone
por Christian Petermann
A contundência do longa se estabelece não apenas pela premissa real de horror ou pela relevância de sua denúncia: a obra é estrelada por um vasto e talentoso elenco, no qual se destacam os protagonistas quase miméticos Mark Ruffalo e Michael Keaton...
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen Rant
por Sandy Schaefer
O resultado final é um drama investigativo em estilo "Todos os Homens do Presidente", que apresenta a história em vários tons de cinza - analisando inclusive como o Boston Globe pode ter sido cúmplice para acobertar os casos de abuso sexual em sua cobertura.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
ScreenCrush
por Matt Singer
"Spotlight - Segredos Revelados" não faz o jornalismo parecer algo leve ou divertido. Mas ele faz com que pareça vital para o funcionamento apropriado de uma democracia.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
The Playlist
por Eric Kohn
Este filme majoritariamente sincero não está à altura das ambiguidades que Michael Keaton traz ao papel, resultado em um drama tão contido que prejudica seu material. Enquanto "Birdman" ampliava o talento de Keaton, "Spotlight" depende dele.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Variety
por Justin Chang
[...] o resultado pode ser mais sério e escrupuloso do que catártico ou revelador, mas com a sua unidade narrativa forte e elenco excelente, "Spotlight" deve receber mais do que um julgamento justo com o público em geral.
A crítica completa está disponível no site Variety
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Eu teria preferido um filme mais ousado que fosse mais longe nas acusações mas certamente não quiseram brigar com os católicos e ficaram no louvor da imprensa...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Tim Grierson
Embora o diretor e corroteirista Tom McCarthy seja vítima de um certo tipo de preciosismo e de convenções narrativas, "Spotlight - Segredos Revelados" obtém sucesso baseando-se na força de seu ótimo elenco e de uma história emocionante.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Este é um filme que está honoravelmente preocupado em evitar o sensacionalismo [...] "Spotlight - Segredos Revelados" não chega a atingir os níveis de uma trama apaixonante, mas narra uma história importante de forma capaz e hábil.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
[...] os talentosos atores principais não têm muito para fazer, exceto perseguir pistas em torno da cidade e entrevistar aqueles que estão dispostos a falar; Não há profundidade dada a estes jornalistas [...]
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cinepop
por Pablo Bazarello
"Spotlight" não satisfaz em seu retrato profissional, tampouco desenvolve qualquer um de seus personagens, nos deixando com a sensação de bonecos sem rostos ou nomes. Além disso, não morde com força um tema tão suculento e polêmico, tão bem trabalhado em obras como "Dúvida" (2008), por exemplo.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Spotlight, afinal, é um filme comum demais, sem ousadias ou inovações, que não corre riscos e assume uma objetividade à beira da frieza. O ritmo prende a atenção, só que não vai além.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Estado de São Paulo
por Rodrigo Fonseca
O longa-metragem enfia o pé no fosso da displicência ética – palavrinha que é repetida inúmeras vezes em cena, mas sem peso algum – e esquece de uma ferramenta essencial a um repórter: ouvir outro lado, colher múltiplas versões, duvidar dos fatos absolutos.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
A partir de uma visão microcósmica, que serve também para ressaltar a importância institucional da Igreja naquele espaço, o diretor demonstra o equívoco que existe na abordagem de um problema local como algo menos importante em um contexto mais amplo...
Boston Globe
Na verdade, uma das razões que tornam "Spotlight" um filme tão profunda e incrivelmente satisfatório [...] é que o diretor Tom McCarthy não transforma os jornalistas em heróis. O filme simplesmente deixa seus personagens realizarem seus trabalhos [...] com um realismo que captura os espectadores...
Cinema em Cena
Aliás, um dos vários méritos de "Spotlight" é não tentar suavizar a natureza dos crimes para evitar chocar o público; embora não mostre os abusos na tela, o longa (escrito pelo diretor Tom McCarthy e por Josh Singer) faz questão de descrever exatamente o que acontecia atrás da sacristia...
Cinemascope
Da mesma forma, é fantástico que um longa-metragem sem extravagâncias ou efeitos visuais apelativos resulte em uma produção tão boa e que tem tudo para ganhar seu merecido reconhecimento nas premiações a caminho.
Collider
É um filme que exige e merece a sua plena atenção enquanto associa uma porção de pessoas e eventos importantes, e graças à excelente direção e às ótimas atuações, nós acompanhamos cada palavra.
Estado de Minas
Como o melhor dos dramas em cartaz – está indicado a três Globos de Ouro, de filme, diretor e roteiro –, Spotlight se alicerça tanto na própria história quanto na interpretação. Do homogêneo elenco principal, o destaque vai para Mark Ruffalo.
Gazeta do Povo
O filme é exemplar também por desmitificar o trabalho do jornalista “herói”, relativamente comum no cinema americano [...], ao mesmo tempo em que resgata o valor da profissão nestes tempos de impressionismos de internet...
Papo de Cinema
Se o trabalho dos repórteres é incessante, o filme de Tom McCarthy se torna ainda mais importante, pois, é de extrema urgência que o público como um todo conheça histórias como essa para evitar que elas se repitam.
Washington Post
Como a reportagem que é o tema central do filme, "Spotlight - Segredos Revelados" deriva sua força de um acúmulo constante de momentos que ganham potência e significado conforme a narrativa se desenrola.
Zero Hora
A segura direção de McCarthy e o ótimo desempenho do elenco [...] dão grande estofo dramático a "Spotlight". No ritmo de um bom thriller, o filme destaca o impacto da reportagem nas vidas dos jornalistas e das vítimas...
CineClick
Além do peso dos temas abordados, o que impressiona em igual escala em "Spotlight" é o nível do elenco. Atores de renome empregam seu talento com a mesma dedicação dos jornalistas reais que interpretam.
Quarto Ato
O elenco é excelente. Cada personagem carrega uma característica pessoal que os define até o ponto em que ocorre uma desconstrução gradativa à medida que a investigação se aprofunda [...] Um filme verdadeiramente necessário, angustiante e com um tema que infelizmente permanece extremamente atual.
Chicago Sun-Times
Não é fácil fazer um filme envolvente e emocionante em que alguns dos momentos mais importantes são sobre telefonemas e pessoas fazendo cópias de documentos [...] "Spotlight" é um dos mais envolventes e inteligentes filmes do ano.
Cineplayers
O trabalho de pesquisa dos roteiristas [...] é relevante como o bom jornalismo investigativo. O jornalismo representado em Spotlight, no entanto [...] é duro [...] É louvável que o diretor tenha ido tão longe quanto a sugerir essa falta de altruísmo na matéria do Boston Globe e no jornalismo de forma geral.
Cineweb
O filme acompanha todo o processo jornalístico, com as vitórias e contradições, sem nunca transformar jornalistas em heróis, mostrando os dois lados do trabalho – tanto o do sucesso quanto o preço pessoal que pagam por se entregar dessa forma a essa missão.
Folha de São Paulo
O filme que o diretor Tom McCarthy fez da persistente apuração levada a cabo pelo "Globe" é sóbrio, cinzento como uma tarde bostoniana (dispensável o piano um tanto pernóstico da trilha).
New York Times
Os atores são disciplinados e sérios [...] Tudo neste filme funciona, o que é justo, uma vez que sua visão de heroísmo envolve apresentar-se de manhã e - se inspirado por chefes ou apesar deles - fazer seu trabalho.
O Globo
McCarthy desenvolve a narrativa no mesmo ritmo tenso com que os profissionais apuram todas as fases da reportagem, dando uma aula sobre a importância do trabalho em conjunto sem vaidades e estrelismos, em que a descoberta da verdade é o que importa.
Omelete
O drama funciona como uma espécie de ode ao jornalismo, já que acompanha uma das grandes reportagens investigativas do século 21. [...] A comparação imediata é com "Todos os Homens do Presidente", e McCarthy registra com a mesma sobriedade cada passo do procedimento...
Revista Interlúdio
Dois termos utilizados no parágrafo anterior – eficiência e competência – se aplicam ao resultado final de "Spotlight". Estamos diante de um filme que, apesar da ausência de maior brilho ou criatividade que lhe concedam alguma forma de identidade mais definida, cumpre exatamente a sua proposta.
Rolling Stone
A contundência do longa se estabelece não apenas pela premissa real de horror ou pela relevância de sua denúncia: a obra é estrelada por um vasto e talentoso elenco, no qual se destacam os protagonistas quase miméticos Mark Ruffalo e Michael Keaton...
Screen Rant
O resultado final é um drama investigativo em estilo "Todos os Homens do Presidente", que apresenta a história em vários tons de cinza - analisando inclusive como o Boston Globe pode ter sido cúmplice para acobertar os casos de abuso sexual em sua cobertura.
ScreenCrush
"Spotlight - Segredos Revelados" não faz o jornalismo parecer algo leve ou divertido. Mas ele faz com que pareça vital para o funcionamento apropriado de uma democracia.
The Playlist
Este filme majoritariamente sincero não está à altura das ambiguidades que Michael Keaton traz ao papel, resultado em um drama tão contido que prejudica seu material. Enquanto "Birdman" ampliava o talento de Keaton, "Spotlight" depende dele.
Variety
[...] o resultado pode ser mais sério e escrupuloso do que catártico ou revelador, mas com a sua unidade narrativa forte e elenco excelente, "Spotlight" deve receber mais do que um julgamento justo com o público em geral.
Rubens Ewald
Eu teria preferido um filme mais ousado que fosse mais longe nas acusações mas certamente não quiseram brigar com os católicos e ficaram no louvor da imprensa...
Screen International
Embora o diretor e corroteirista Tom McCarthy seja vítima de um certo tipo de preciosismo e de convenções narrativas, "Spotlight - Segredos Revelados" obtém sucesso baseando-se na força de seu ótimo elenco e de uma história emocionante.
The Guardian
Este é um filme que está honoravelmente preocupado em evitar o sensacionalismo [...] "Spotlight - Segredos Revelados" não chega a atingir os níveis de uma trama apaixonante, mas narra uma história importante de forma capaz e hábil.
The Hollywood Reporter
[...] os talentosos atores principais não têm muito para fazer, exceto perseguir pistas em torno da cidade e entrevistar aqueles que estão dispostos a falar; Não há profundidade dada a estes jornalistas [...]
Cinepop
"Spotlight" não satisfaz em seu retrato profissional, tampouco desenvolve qualquer um de seus personagens, nos deixando com a sensação de bonecos sem rostos ou nomes. Além disso, não morde com força um tema tão suculento e polêmico, tão bem trabalhado em obras como "Dúvida" (2008), por exemplo.
Diário de Pernambuco
Spotlight, afinal, é um filme comum demais, sem ousadias ou inovações, que não corre riscos e assume uma objetividade à beira da frieza. O ritmo prende a atenção, só que não vai além.
Estado de São Paulo
O longa-metragem enfia o pé no fosso da displicência ética – palavrinha que é repetida inúmeras vezes em cena, mas sem peso algum – e esquece de uma ferramenta essencial a um repórter: ouvir outro lado, colher múltiplas versões, duvidar dos fatos absolutos.