Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Com extrema presença cênica até mesmo quando em silêncio, cada revelação é dolorosamente intensificada em seu sabor pela vida mesmo quando não se tem nada.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineweb
por Neusa Barbosa
A panorâmica sobre Havana que abre Retorno a Ítaca, de Laurent Cantet, define o olhar do filme sobre aquele país – que é amoroso, realista e procura ser abrangente, nunca miúdo. Ou seja, explora as contradições do apego difícil por Cuba que une um quinteto de amigos maduros, cujo reencontro move a trama.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
O filme toma a forma de acerto de contas de uma geração que sonhou, apostou alto e perdeu. E, mesmo assim, preserva sua dignidade porque, de uma forma ou de outra, tentou viver algo que ia além da mera sobrevivência individual.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Susana Schild
"Retorno a Ítaca" pode ter na sua radical concepção seu maior trunfo, ao colocar o espectador como testemunha de trocas íntimas e verdadeiras de personagens “reais”. Esta concepção, no entanto, também pode representar um entrave, pelo eventual tom didático de algumas exposições de motivos.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Com extrema presença cênica até mesmo quando em silêncio, cada revelação é dolorosamente intensificada em seu sabor pela vida mesmo quando não se tem nada.
Cineweb
A panorâmica sobre Havana que abre Retorno a Ítaca, de Laurent Cantet, define o olhar do filme sobre aquele país – que é amoroso, realista e procura ser abrangente, nunca miúdo. Ou seja, explora as contradições do apego difícil por Cuba que une um quinteto de amigos maduros, cujo reencontro move a trama.
Estado de São Paulo
O filme toma a forma de acerto de contas de uma geração que sonhou, apostou alto e perdeu. E, mesmo assim, preserva sua dignidade porque, de uma forma ou de outra, tentou viver algo que ia além da mera sobrevivência individual.
O Globo
"Retorno a Ítaca" pode ter na sua radical concepção seu maior trunfo, ao colocar o espectador como testemunha de trocas íntimas e verdadeiras de personagens “reais”. Esta concepção, no entanto, também pode representar um entrave, pelo eventual tom didático de algumas exposições de motivos.