Tatuagem é o primeiro longa-metragem dirigido por Hilton Lacerda, mais conhecido como roteirista de Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Baile Perfumado.
Várias histórias e pessoas reais inspiraram a trama de Tatuagem. O líder do grupo teatral Chão de Estrelas é baseado no teatrólogo argentino Túlio Carella, radicado no Recife durante os anos 60. A própria companhia de teatro representa a experiência real da trupe anárquica Vivencial, que existiu na segunda metade dos anos 70.
Embora o filme se passe no final da ditaduta militar, o diretor Hilton Lacerda pretendia fazer uma obra atemporal, sobre as perspectivas para o futuro e para o sucesso do país.
Após seis semanas de preparação de elenco, as filmagens ocorreram nas cidades de Recife e Olinda, ao longo de cinco semanas no ano de 2011.
O diretor Hilton Lacerda admira o trabalho de Irandhir Santos desde Baixio das Bestas. O personagem de Clécio foi escrito com o ator em mente, concebido especificamente para os seus movimentos corporais e a sua voz.
73º melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).