Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
O Globo
por André Miranda
O maior mérito de Escalante é saber aproveitar muito bem as paisagens áridas de seus cenários e fazer delas um espelho dos sentimentos de seus personagens. Seus quadros são repletos de detalhes, que servem para conduzir o espectador pela dor e pela revolta que as situações de “Heli” despertam. O filme é quase perfeito em mostrar que, mais impactante do que a violência, é a maneira como se assume que ela faz parte de uma rotina. E pouco pode-se fazer para mudar.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Guardian
por Catherine Shoard
O diretor Amat Escalante [...] fez um retrato acusatório do México contemporâneo, capturando a sua corrupção institucionalizada, a sua crueldade endêmica.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Frédéric Strauss
Amat Escalante possui um domínio impressionante da câmera [...] Seus planos, enquadrados como composições, descrevem um mundo de uma dureza implacável. Mesmo assim, este filme corajoso está aberto ao otimismo...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
A narrativa é silenciosa e truculenta e os personagens apenas reagem às situações que vão acontecendo sem sua permissão. [...] "Heli" é um filme potente porém incômodo que, sem fazer profundas reflexões, assusta e deprime o espectador com seu olhar realista.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineweb
por Alysson Oliveira
Há uma sinceridade assustadora no fato de o diretor mostrar a guerra do tráfico em seu país sem maquiar, sem contemporizar. Ainda assim, há um sentimento de déjà vu no que ele tem a dizer ou mostrar.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Novamente é aquele estilo de perseguir atores com a câmera, ou então entrar numa camionete e caminhar pelo deserto, entremeado de diferentes formas de violência (morte de cachorro, tortura com crianças jogando videogame, enforcamentos, tortura etc).
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Jonathan Romney
É discutível se a lucidez impiedosa do olhar de Escalante vale a pena. É difícil não pensar que as cenas de tortura são explícitas demais para despertar algum efeito emocional...
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Scott Foundas
Escalante atinge um tipo de tragicomédia absurda, mostrando mais talento para retratar os personagens em apuros do que para construir seu miserabilismo chocante, incluindo várias cenas de crueldade com animais.
A crítica completa está disponível no site Variety
Critikat.com
por Mathieu Macheret
É uma literalidade nojenta, como se a imagem da violência produzisse automaticamente a sua denúncia. Mas a verdadeira abjeção do filme aparece com a sua montagem, que coloca num mesmo plano [...] cenas do cotidiano e cenas de assassinato...
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Télérama
por Pierre Murat
Filmando exatamente como os assassinos agem - com a mesma frieza, a mesma indiferença - é na conivência que o diretor recai. [...] Neste filme, ele está completamente equivocado: esteticamente, filosoficamente, moralmente, as suas escolhas são indefensáveis.
A crítica completa está disponível no site Télérama
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O Globo
O maior mérito de Escalante é saber aproveitar muito bem as paisagens áridas de seus cenários e fazer delas um espelho dos sentimentos de seus personagens. Seus quadros são repletos de detalhes, que servem para conduzir o espectador pela dor e pela revolta que as situações de “Heli” despertam. O filme é quase perfeito em mostrar que, mais impactante do que a violência, é a maneira como se assume que ela faz parte de uma rotina. E pouco pode-se fazer para mudar.
The Guardian
O diretor Amat Escalante [...] fez um retrato acusatório do México contemporâneo, capturando a sua corrupção institucionalizada, a sua crueldade endêmica.
Télérama
Amat Escalante possui um domínio impressionante da câmera [...] Seus planos, enquadrados como composições, descrevem um mundo de uma dureza implacável. Mesmo assim, este filme corajoso está aberto ao otimismo...
Almanaque Virtual
A narrativa é silenciosa e truculenta e os personagens apenas reagem às situações que vão acontecendo sem sua permissão. [...] "Heli" é um filme potente porém incômodo que, sem fazer profundas reflexões, assusta e deprime o espectador com seu olhar realista.
Cineweb
Há uma sinceridade assustadora no fato de o diretor mostrar a guerra do tráfico em seu país sem maquiar, sem contemporizar. Ainda assim, há um sentimento de déjà vu no que ele tem a dizer ou mostrar.
Rubens Ewald
Novamente é aquele estilo de perseguir atores com a câmera, ou então entrar numa camionete e caminhar pelo deserto, entremeado de diferentes formas de violência (morte de cachorro, tortura com crianças jogando videogame, enforcamentos, tortura etc).
Screen International
É discutível se a lucidez impiedosa do olhar de Escalante vale a pena. É difícil não pensar que as cenas de tortura são explícitas demais para despertar algum efeito emocional...
Variety
Escalante atinge um tipo de tragicomédia absurda, mostrando mais talento para retratar os personagens em apuros do que para construir seu miserabilismo chocante, incluindo várias cenas de crueldade com animais.
Critikat.com
É uma literalidade nojenta, como se a imagem da violência produzisse automaticamente a sua denúncia. Mas a verdadeira abjeção do filme aparece com a sua montagem, que coloca num mesmo plano [...] cenas do cotidiano e cenas de assassinato...
Télérama
Filmando exatamente como os assassinos agem - com a mesma frieza, a mesma indiferença - é na conivência que o diretor recai. [...] Neste filme, ele está completamente equivocado: esteticamente, filosoficamente, moralmente, as suas escolhas são indefensáveis.