Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Sonia Rocha
"A Imagem que Falta" é um documentário para quem gosta de enxergar sem véus e não tem receio de chegar perto da pureza de olhar de uma criança sobre a crueldade...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Ao reconstruir o que viveu com objetos paradoxal e tragicamente lúdicos, Rithy Panh fez mais do que compartilhar suas memórias; compartilhou também a dor que sente ao lembrá-las.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Folha de São Paulo
por Pedro Butcher
Panh mais uma vez desafia as convenções do cinema documental e adiciona ao filme uma qualidade sensorial quase tátil, que aprofunda a proposta apresentada em suas obras anteriores e resulta em seu filme mais pessoal e poético.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Ruy Gardnier
"A Imagem que Falta" é impactante, prodigioso e comovente por curto-circuitar memória individual e coletiva, por misturar numa mesma viagem pessoal os anseios do imaginário de um menino — as músicas e o star system do cinema do país antes do regime, por exemplo — e os horrores inomináveis dos assassinatos e dos campos de trabalho.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Variety
por Justin Chang
O filme é um ato corajoso de testemunha, ainda mais complexo pela decisão do diretor em recriar as suas experiências com bonecos de massinha, uma estética delicada que levanta questões fascinantes e problemáticas sobre a representação.
A crítica completa está disponível no site Variety
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Filme político, não cai na armadilha fatal do gênero, o proselitismo de uma posição ou outra. Ou na denúncia pura e simples. É depoimento de quem esteve lá e sofreu o processo – o verbo sofrer, no caso, é usado em seu sentido literal.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Revista Interlúdio
por Guilherme Savioli
Num mundo no qual as imagens ganharam um estatuto inequívoco de espetáculo, raros são os casos de filmes que ainda conseguem transpassar o peso de uma tragédia – como foi o caso cambojano – através de sua rememoração. Para Panh, a principal forma de responder a essa perda de capacidade das imagens em fazer perdurar essa trágica memória é através da encenação.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
The Guardian
por Peter Bradshaw
Panh conta parte de sua própria história através dos bonecos [de massinha]. Além de mostrar a tragédia e a dor, "A Imagem que Falta" possui um elemento de reflexão godardiana: a "imagem que falta" é certamente a imagem da verdade que ele está buscando.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Screen International
por Dan Fainaru
A história de Panh é certamente de cortar o coração, embora nem toda a retórica florida do texto de Christophe Bataille, nem a trilha sonora melancólica de Randal Douc sejam necessárias.
A crítica completa está disponível no site Screen International
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"A Imagem que Falta" é um documentário para quem gosta de enxergar sem véus e não tem receio de chegar perto da pureza de olhar de uma criança sobre a crueldade...
Cinema em Cena
Ao reconstruir o que viveu com objetos paradoxal e tragicamente lúdicos, Rithy Panh fez mais do que compartilhar suas memórias; compartilhou também a dor que sente ao lembrá-las.
Folha de São Paulo
Panh mais uma vez desafia as convenções do cinema documental e adiciona ao filme uma qualidade sensorial quase tátil, que aprofunda a proposta apresentada em suas obras anteriores e resulta em seu filme mais pessoal e poético.
O Globo
"A Imagem que Falta" é impactante, prodigioso e comovente por curto-circuitar memória individual e coletiva, por misturar numa mesma viagem pessoal os anseios do imaginário de um menino — as músicas e o star system do cinema do país antes do regime, por exemplo — e os horrores inomináveis dos assassinatos e dos campos de trabalho.
Variety
O filme é um ato corajoso de testemunha, ainda mais complexo pela decisão do diretor em recriar as suas experiências com bonecos de massinha, uma estética delicada que levanta questões fascinantes e problemáticas sobre a representação.
Estado de São Paulo
Filme político, não cai na armadilha fatal do gênero, o proselitismo de uma posição ou outra. Ou na denúncia pura e simples. É depoimento de quem esteve lá e sofreu o processo – o verbo sofrer, no caso, é usado em seu sentido literal.
Revista Interlúdio
Num mundo no qual as imagens ganharam um estatuto inequívoco de espetáculo, raros são os casos de filmes que ainda conseguem transpassar o peso de uma tragédia – como foi o caso cambojano – através de sua rememoração. Para Panh, a principal forma de responder a essa perda de capacidade das imagens em fazer perdurar essa trágica memória é através da encenação.
The Guardian
Panh conta parte de sua própria história através dos bonecos [de massinha]. Além de mostrar a tragédia e a dor, "A Imagem que Falta" possui um elemento de reflexão godardiana: a "imagem que falta" é certamente a imagem da verdade que ele está buscando.
Screen International
A história de Panh é certamente de cortar o coração, embora nem toda a retórica florida do texto de Christophe Bataille, nem a trilha sonora melancólica de Randal Douc sejam necessárias.