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    Getúlio
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    3,1
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    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Emmanuela Oliveira

    Comedido como exige o papel, Tony Ramos entrega um Getúlio Vargas interessante o bastante, psicologicamente profundo, para conduzir o espectador até o tiro que ecoou para além do Palácio do Catete [...]. "Getúlio" consegue capturar o subentendido de um homem que maquina a própria morte, o grande golpe.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    Direto ao ponto: "Getúlio" é um êxito, e dos grandes. João Jardim é documentarista [...] e é com esse espírito que percorre os corredores do Palácio do Catete. Não está só atrás dos fatos, mas do silêncio, do olhar, da solidão, da ternura.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Cineplayers

    por Pedro Tavares

    Há uma quantidade considerável de cenas onde João Jardim coloca em xeque a posição da câmera, pois o que vemos são momentos de extrema intimidade daquele homem e a sensação é de invasão, de quebra e intromissão à história.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    "Getúlio", o filme, não esgota o paradoxo de Getúlio Vargas. Mas é um passo para recordar e reavaliar essa página dramática na vida do País, de onde não cessam de brotar novas lições.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Gazeta do Povo

    por Paulo Camargo

    Com um roteiro enxuto e uma edição ágil [...], "Getúlio" funciona tanto como drama histórico quanto como thriller político [...] A ação se desenvolve com bem-vinda fluidez.

    A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    Não há ousadia criativa em "Getúlio", porém percebe-se uma vontade de entregar o melhor filme diante das situações envolvidas. Há um certo maniqueísmo na construção dos principais tipos em cena.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Rolling Stone

    por Antônio do Amaral Rocha

    O retrato do político é o de um velho assombrado pela tragédia, que, isolado no bunker, pensa em resistir a um golpe que está prestes a acontecer, mas não tem em quem confiar. "Getúlio" é um filme sobre o poder e a solidão.

    A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

    CineClick

    por Cristina Tavelin

    Tony Ramos tem um bom desempenho no papel do protagonista. [... Mas] "Getúlio" se perde ao ser didático demais, indicando os nomes de todos os envolvidos nos meandros do governo. Vira aula de história...

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Irregular e mesmo ocasionalmente simplista, "Getúlio" é um filme eficiente naquilo que se propõe a fazer: pintar o retrato de um homem conduzido ao suicídio. Não investiga a complexidade de seu biografado, mas nem parece interessado nisso – e, assim, funciona por ser pontual em sua abordagem.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Diário de Pernambuco

    por Júlio Cavani

    A construção do ambiente, em tons sombrios, é o melhor do filme, que parece ter sido inspirada em filmes de gângsters. [...] A escolha do ator, entretanto, atrapalha um pouco, pois Tony Ramos, com suas mãos e braços peludos, é uma figura conhecida demais para representar uma figura tão icônica para os brasileiros...

    A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

    Estado de Minas

    por Mariana Peixoto

    Desvinculado dos acontecimentos passados (se é que isso é possível), o espectador pode assistir a "Getúlio" como um bom thriller político (exemplo raro na cinematografia brasileira) misturado a boa dose de drama pessoal. [...] O maior acerto de João Jardim foi não dar respostas prontas. Não há didatismo no filme e o cineasta se permitiu certa liberdade.

    A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    Embora hoje, em tempos de pragmatismo político, pareça muito teatral toda a rixa Getúlio-Lacerda e mesmo o sacrifício do presidente, é inegável que a responsabilidade da presidência da República continua a mesma, e é esse o peso que o filme consegue medir.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    O que mais eu senti falta: [Getúlio] virou um bom ainda que impaciente velhinho. Não é em momento algum um ditador destronado. Tão educado, compreensivo, correto, obedecedor das leis [...] Louvo porém o respeito com que tudo é tratado.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Cinema com Rapadura

    por David Arrais

    Com uma montagem pragmática, que torna o longa arrastado a enfadonho em vários momentos, a direção de João Jardim deixa a desejar na condução da história, além de criar vários planos pouco interessantes ou necessários. Com isso, “Getúlio” tem uma boa recriação de época, mas não pode ser visto como um registro eficiente de um momento tão importante na história do Brasil.

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    Uma narrativa competente, mas sem substância, que acaba tendo de ser inflada por uma música bombástica, uma montagem crispada, um uso exacerbado dos ruídos. [...] À força de buscar o realismo, acentua-se a artificialidade, a impostação.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Revista Interlúdio

    por Wellington Sari

    O cinema, arte de gestos e imagens, é suplantado pela voz, no filme de [João] Jardim. A câmera-cara mostra o detalhe, o suor, mas não mostra a grandeza do todo, a grandeza do homem. Os gestos de Vargas não lhe atribuem caráter de monumento. É pelo discurso oral que precisamos ser convencidos de que Vargas saiu do cinema para entrar à História.

    A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
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