Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Quarto Ato
por Carla Marinho
[Omar Sy] mostra porque é considerado um dos atores mais queridos do cinema francês atual. Conseguindo o ponto certo entre o drama e não caindo nunca na pieguice, Omar se destaca também no trabalho corporal exigido pelo personagem.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Cinepop
por Raphael Camacho
Com um orçamento de cerca de 18 milhões de dólares, "Chocolate" possui uma direção muito competente de Roschdy Zem além de atuações que transformam esse drama em um delicado e profundo retrato sobre o mundo artístico francês.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Diário de Pernambuco
por Érico Andrade
Em Chocolate essas duas dimensões da existência humana são canalizadas para narrar a história de racismo. Ao negro, obviamente é confiado o papel de augusto, ao passo que ao branco se reserva à própria imagem dele mesmo: o europeu racional e sábio.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
O Globo
por Marcelo Janot
Sob a capa de cinebiografia convencional, a história do primeiro palhaço negro a fazer sucesso na França oferece algumas camadas de leitura que convidam à reflexão.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
O filme não é só recheado de qualidades como o elenco afiado, a direção de arte irretocável ou a fotografia [...]. O roteiro lança todas estas questões, mas não chega a tomar tanta densidade quanto ameaça fazer.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Com reconstituição de época requintada e um elenco que se entrega com afinco, "Chocolate" tem uma narrativa convencional, usa flashbacks para iluminar o passado do protagonista e segue sem grandes reviravoltas.
A crítica completa está disponível no site Preview
Cineplayers
por Marcelo Leme
Parece ser inimaginável qualquer obra cinematográfica que trabalhe com arte circense não investir na produção e na fotografia. [...] Vê-se que os cenários, ainda que pequenos e limitados a metros, são ostentosos. O mesmo se aplica aos veículos e ao figurino, foco de atenção da câmera.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Se Zem conduz o filme sem muita inspiração – apesar da ótima direção de arte e fotografia –, sua abordagem de um assunto espinhoso e necessário é admirável, especialmente num país que finge não ver seu passado colonial e as consequências que perduram até hoje.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Ursula Michel
A alusão dos irmãos Podalydès aos irmãos Lumière é uma das boas ideias do filme. Apesar do roteiro insosso que busca a idealizar o mundo, "Chocolate" possui em sua narrativa uma vivacidade inegável.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Omar Sy é um ator excelente, carismático, que brilha apesar dos clichês da história, muito fáceis de adivinhar e nem sempre de perdoar [...] Ou seja, um filme que tem tudo para fazer sucesso com os fãs de "Intocáveis".
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Lisa Nesselson
Há uma riqueza de subtextos sobre discriminação racial em "Chocolate", mas o filme também funciona como uma narrativa sobre ascensão e queda no mundo do entretenimento.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
Se "Chocolate" sofre às vezes de uma direção muito previsível e de uma atmosfera padrão para cinebiografias, por outro lado o filme merece aplausos por usar um veículo comercial como este para apontar e criticar o racismo francês sem rodeios.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Pierre Murat
Para descrever a queda [de Chocolate], Roschdy Zem traz belos instantes de melodrama, com uma emoção palpável. O resto do filme, embora honesto e sensível, é comportado demais, um tipo de cinema como se fazia antigamente, como se fará sempre.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Sem perder o pique nem o fio da meada, o realizador mostra a ascensão e a queda de Chocolat — da forma como ele torrou a grana na jogatina à tardia tomada de consciência de seu papel de pateta humilhado no palco.
A crítica completa está disponível no site Veja
Revista de Cinema
por Celso Sabadin
As questões raciais e/ou preconceituosas que o filme pode eventualmente levantar residem no fato de “Chocolate” não construir seu personagem-título sob a formatação do herói. Pelo contrário, correndo o risco de dar spoiler, recai sobre ele a responsabilidade dos piores momentos da dupla.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
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Quarto Ato
[Omar Sy] mostra porque é considerado um dos atores mais queridos do cinema francês atual. Conseguindo o ponto certo entre o drama e não caindo nunca na pieguice, Omar se destaca também no trabalho corporal exigido pelo personagem.
Cinepop
Com um orçamento de cerca de 18 milhões de dólares, "Chocolate" possui uma direção muito competente de Roschdy Zem além de atuações que transformam esse drama em um delicado e profundo retrato sobre o mundo artístico francês.
Diário de Pernambuco
Em Chocolate essas duas dimensões da existência humana são canalizadas para narrar a história de racismo. Ao negro, obviamente é confiado o papel de augusto, ao passo que ao branco se reserva à própria imagem dele mesmo: o europeu racional e sábio.
O Globo
Sob a capa de cinebiografia convencional, a história do primeiro palhaço negro a fazer sucesso na França oferece algumas camadas de leitura que convidam à reflexão.
Papo de Cinema
O filme não é só recheado de qualidades como o elenco afiado, a direção de arte irretocável ou a fotografia [...]. O roteiro lança todas estas questões, mas não chega a tomar tanta densidade quanto ameaça fazer.
Preview
Com reconstituição de época requintada e um elenco que se entrega com afinco, "Chocolate" tem uma narrativa convencional, usa flashbacks para iluminar o passado do protagonista e segue sem grandes reviravoltas.
Cineplayers
Parece ser inimaginável qualquer obra cinematográfica que trabalhe com arte circense não investir na produção e na fotografia. [...] Vê-se que os cenários, ainda que pequenos e limitados a metros, são ostentosos. O mesmo se aplica aos veículos e ao figurino, foco de atenção da câmera.
Cineweb
Se Zem conduz o filme sem muita inspiração – apesar da ótima direção de arte e fotografia –, sua abordagem de um assunto espinhoso e necessário é admirável, especialmente num país que finge não ver seu passado colonial e as consequências que perduram até hoje.
Critikat.com
A alusão dos irmãos Podalydès aos irmãos Lumière é uma das boas ideias do filme. Apesar do roteiro insosso que busca a idealizar o mundo, "Chocolate" possui em sua narrativa uma vivacidade inegável.
Rubens Ewald
Omar Sy é um ator excelente, carismático, que brilha apesar dos clichês da história, muito fáceis de adivinhar e nem sempre de perdoar [...] Ou seja, um filme que tem tudo para fazer sucesso com os fãs de "Intocáveis".
Screen International
Há uma riqueza de subtextos sobre discriminação racial em "Chocolate", mas o filme também funciona como uma narrativa sobre ascensão e queda no mundo do entretenimento.
The Hollywood Reporter
Se "Chocolate" sofre às vezes de uma direção muito previsível e de uma atmosfera padrão para cinebiografias, por outro lado o filme merece aplausos por usar um veículo comercial como este para apontar e criticar o racismo francês sem rodeios.
Télérama
Para descrever a queda [de Chocolate], Roschdy Zem traz belos instantes de melodrama, com uma emoção palpável. O resto do filme, embora honesto e sensível, é comportado demais, um tipo de cinema como se fazia antigamente, como se fará sempre.
Veja
Sem perder o pique nem o fio da meada, o realizador mostra a ascensão e a queda de Chocolat — da forma como ele torrou a grana na jogatina à tardia tomada de consciência de seu papel de pateta humilhado no palco.
Revista de Cinema
As questões raciais e/ou preconceituosas que o filme pode eventualmente levantar residem no fato de “Chocolate” não construir seu personagem-título sob a formatação do herói. Pelo contrário, correndo o risco de dar spoiler, recai sobre ele a responsabilidade dos piores momentos da dupla.