Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Rodolfo Lucena
Quem leu "Invencível" pode sentir falta de algumas passagens ou notar eventuais incongruências entre o texto e o filme [...] Independentemente disso, os roteiristas e Jolie souberam destacar os episódios definidores da epopeia de Zamperini sem transformar a fita em dramalhão.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Zero Hora
por Daniel Feix
No primeiro terço de seus 137 minutos, as coisas vão bem, com relatos bem costurados de sua juventude e a rotina nos campos de batalha durante a II Guerra Mundial. [...] quando passa a acompanhar exclusivamente sua rotina no front que a trama se torna arrastada, cansativa.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
A Tarde
por Mariana Paiva
O ponto forte do filme fica por conta da amizade entre Louis e Phil durante a guerra. Diante de um acidente aéreo, os dois sobrevivem à base de apoio mútuo. É Phil (vivido por Domhnall Gleeson), aliás, um dos personagens mais cativantes de "Invencível".
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Levando ao pé da letra a duração do sufoco, o filme quase naufraga ao se prolongar demais na sequência em alto-mar. Assim começa a construção do personagem como mártir supremo em nome da bandeira norte-americana.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
por Brian Tallerico
Filmes como "Invencível" [...] capturam algo que todos nós esperamos que seja verdade sobre nós mesmos — que também somos invencíveis. [O filme] abre com uma sequência poderosamente encenada e filmada que [...] define seus pontos fortes e frágeis.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cineweb
por Neusa Barbosa
Mais uma vez, a diretora demonstra apuro, retratando com muita eficácia os desafios físicos e psicológicos de uma situação-limite. [...] É inegável que há algum maniqueísmo neste retrato de japoneses-todos vilões versus americanos-todos vítimas.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de Minas
por Helvécio Carlos
Por dois anos, Louis sofreu as maiores atrocidades, mas jamais desistiu. O maior problema do filme está justamente aí: a insistência de [Angelina] Jolie em ater sua direção a cenas longas retratando tanta violência. Se Louis não merecia, menos ainda a plateia.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Omelete
por Natália Bridi
Zamperini é uma rocha maciça do início ao fim. Jack O'Connell faz o que pode, mas seu personagem segue sem desenvolvimento emocional, não importam as provações por que passa.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
A evolução que [Angelina Jolie] teve do primeiro filme como diretora, o quase amador ainda que bem intencionado "Na Terra de Amor e Ódio" para este novo trabalho é nada menos do que espantosa. [...] Não há alívio cômico, nem romântico, apenas a luta pela sobrevivência.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Andrew Pulver
Embora seja bem feito e bem intencionado - além de ser concebido em escala épica - existe algo bastante indigesto e seguro demais nesta empreitada.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Variety
por Justin Chang
Apesar da direção competente e da atuação soberba de Jack O'Connell, o filme nunca foge do drama. Embalsamada em sua própria nobreza, esta história é contada de maneira concentrada mas unilateral. A paixão de todas as pessoas envolvidas no filme não se transforma em uma história impactante.
A crítica completa está disponível no site Variety
Rolling Stone
por Érico Fuks
Algumas cenas capricham em detalhes realistas, passando ao espectador uma sensação bastante aflitiva. Mas o conjunto da obra exagera no sentimento ufanista e nas doses de sofrimento para criar aquele tão manjado ápice dramático.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Cinema com Rapadura
por Wilker Medeiros
[...] mesmo que seja válido Jolie lembrar momentos sórdidos da nossa espécie (ainda que de modo unidimensional), é necessário se atentar ao fazer do filme, pois novamente falha nesse aspecto. Pegando então a onda clichê, termino com: no cinema não basta apenas a intenção, é preciso saber transmiti-la.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Critikat.com
por Damien Bonelli
Limitado por seu programa de evangelização das massas, "Invencível" [...] prefere celebrar os valores, claramente patrióticos, da resistência, da integridade e da solidariedade diante dos obstáculos.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
O Globo
por André Miranda
Guerras já são dramáticas por si só e não carecem da mão firme da direção, como acontece em “Invencível”. A cada cena, Angelina Jolie buscou criar tensões artificiais onde apenas contar a história já bastaria.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Um filme que peca por ser correto demais, exagerado em sua louvação ao protagonista e excessivo em sua estrutura. [...] A emoção, que deveria ser natural, se confirma forçada, vítima de artimanhas narrativas que não resistem a um olhar mais crítico.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen International
por John Hazelton
Dirigindo seu segundo longa-metragem, Jolie não varia muito o ritmo ou o tom durante a aventura, e embora evite a maioria dos clichês, ela não encontra muito material para explicar a coragem de Zamperini.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Cinepop
por Raphael Camacho
Equivalente a uma novela mexicana: dramalhões, cenas forçadas, atuações longe da perfeição e uma direção que tenta maquiar cinematograficamente qualquer falha de um roteiro bem fraco.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineplayers
por Francisco Carbone
Cinematograficamente pobre, nada inventivo e repleto de clichês e frases de auto ajuda (proferidas por praticamente todos os personagens...), de nada adiantou Jolie se cercar dos melhores se não fazia ideia do que queria.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
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Folha de São Paulo
Quem leu "Invencível" pode sentir falta de algumas passagens ou notar eventuais incongruências entre o texto e o filme [...] Independentemente disso, os roteiristas e Jolie souberam destacar os episódios definidores da epopeia de Zamperini sem transformar a fita em dramalhão.
Zero Hora
No primeiro terço de seus 137 minutos, as coisas vão bem, com relatos bem costurados de sua juventude e a rotina nos campos de batalha durante a II Guerra Mundial. [...] quando passa a acompanhar exclusivamente sua rotina no front que a trama se torna arrastada, cansativa.
A Tarde
O ponto forte do filme fica por conta da amizade entre Louis e Phil durante a guerra. Diante de um acidente aéreo, os dois sobrevivem à base de apoio mútuo. É Phil (vivido por Domhnall Gleeson), aliás, um dos personagens mais cativantes de "Invencível".
Almanaque Virtual
Levando ao pé da letra a duração do sufoco, o filme quase naufraga ao se prolongar demais na sequência em alto-mar. Assim começa a construção do personagem como mártir supremo em nome da bandeira norte-americana.
Chicago Sun-Times
Filmes como "Invencível" [...] capturam algo que todos nós esperamos que seja verdade sobre nós mesmos — que também somos invencíveis. [O filme] abre com uma sequência poderosamente encenada e filmada que [...] define seus pontos fortes e frágeis.
Cineweb
Mais uma vez, a diretora demonstra apuro, retratando com muita eficácia os desafios físicos e psicológicos de uma situação-limite. [...] É inegável que há algum maniqueísmo neste retrato de japoneses-todos vilões versus americanos-todos vítimas.
Estado de Minas
Por dois anos, Louis sofreu as maiores atrocidades, mas jamais desistiu. O maior problema do filme está justamente aí: a insistência de [Angelina] Jolie em ater sua direção a cenas longas retratando tanta violência. Se Louis não merecia, menos ainda a plateia.
Omelete
Zamperini é uma rocha maciça do início ao fim. Jack O'Connell faz o que pode, mas seu personagem segue sem desenvolvimento emocional, não importam as provações por que passa.
Rubens Ewald
A evolução que [Angelina Jolie] teve do primeiro filme como diretora, o quase amador ainda que bem intencionado "Na Terra de Amor e Ódio" para este novo trabalho é nada menos do que espantosa. [...] Não há alívio cômico, nem romântico, apenas a luta pela sobrevivência.
The Guardian
Embora seja bem feito e bem intencionado - além de ser concebido em escala épica - existe algo bastante indigesto e seguro demais nesta empreitada.
Variety
Apesar da direção competente e da atuação soberba de Jack O'Connell, o filme nunca foge do drama. Embalsamada em sua própria nobreza, esta história é contada de maneira concentrada mas unilateral. A paixão de todas as pessoas envolvidas no filme não se transforma em uma história impactante.
Rolling Stone
Algumas cenas capricham em detalhes realistas, passando ao espectador uma sensação bastante aflitiva. Mas o conjunto da obra exagera no sentimento ufanista e nas doses de sofrimento para criar aquele tão manjado ápice dramático.
Cinema com Rapadura
[...] mesmo que seja válido Jolie lembrar momentos sórdidos da nossa espécie (ainda que de modo unidimensional), é necessário se atentar ao fazer do filme, pois novamente falha nesse aspecto. Pegando então a onda clichê, termino com: no cinema não basta apenas a intenção, é preciso saber transmiti-la.
Critikat.com
Limitado por seu programa de evangelização das massas, "Invencível" [...] prefere celebrar os valores, claramente patrióticos, da resistência, da integridade e da solidariedade diante dos obstáculos.
O Globo
Guerras já são dramáticas por si só e não carecem da mão firme da direção, como acontece em “Invencível”. A cada cena, Angelina Jolie buscou criar tensões artificiais onde apenas contar a história já bastaria.
Papo de Cinema
Um filme que peca por ser correto demais, exagerado em sua louvação ao protagonista e excessivo em sua estrutura. [...] A emoção, que deveria ser natural, se confirma forçada, vítima de artimanhas narrativas que não resistem a um olhar mais crítico.
Screen International
Dirigindo seu segundo longa-metragem, Jolie não varia muito o ritmo ou o tom durante a aventura, e embora evite a maioria dos clichês, ela não encontra muito material para explicar a coragem de Zamperini.
Cinepop
Equivalente a uma novela mexicana: dramalhões, cenas forçadas, atuações longe da perfeição e uma direção que tenta maquiar cinematograficamente qualquer falha de um roteiro bem fraco.
Cineplayers
Cinematograficamente pobre, nada inventivo e repleto de clichês e frases de auto ajuda (proferidas por praticamente todos os personagens...), de nada adiantou Jolie se cercar dos melhores se não fazia ideia do que queria.