Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinemascope
por Fausto Fernandes
A técnica do filme é indiscutível, imagens riquíssimas e lindas que podem muito bem serem usadas como estudo da fauna e flora do local. O uso do 3D só reforça a magnitude da floresta. Não tem como não ficar boquiaberto com o requinte visual.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Almanaque Virtual
por Victor Monteiro
A quantidade de animais apresentada no filme demonstra a riqueza da fauna brasileira e as seqüências que expõem a paisagem do local são de deixar qualquer um boquiaberto. Co-produção francesa, "Amazônia" também tem como mérito a construção de uma narrativa simples, genuína e interessante sem a presença de seres humanos e de diálogos.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
CineClick
por Roberto Guerra
Tecnologia é ingrediente, mas não receita. Perspicácia e argúcia, isso sim fazem diferença no cinema e dão a fórmula. "Amazônia" é exemplo disso. Um bom trabalho de equipe e, afinal, cinema é isso.
A crítica completa está disponível no site CineClick
O Globo
por Susana Schild
O resultado é, sob muitos aspectos, impressionante, a começar pela atuação e interação de macacos-prego com os sobressaltos do ambiente. Não deve ser fácil subir numa árvore cravada de espinhos, mas o bichinho conseguiu em uma aventura capaz de fazer muitas crianças esquecerem, pelo menos por duas horas, o fascinante mundo de tablets e similares.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Lee Marshall
Sem narração nem interação humana [...], "Amazônia" evira as armadilhas fáceis do antropomorfismo da Disney. Mas existe história suficiente para as crianças se identificarem e apreciarem, e imagens amplas de safári para impressionar os pais delas também.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Télérama
por Guillemette Odicino
Com este suspense verde brilhante, Thierry Ragobert prova que é possível transmitir uma mensagem ecológica sem narração pretensiosa nem antropomorfismo: apenas a força do mais belo cenário do mundo.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Guy Lodge
O bravo primata pode ser a estrela, mas o filme de Thierry Ragobert oferece várias oportunidades de conhecer outras feras exóticas, com um 3D eficaz, tornando a experiência próxima de folhear um livro sobre jardins zoológicos.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cinema com Rapadura
por Diego Benevides
A ideia principal é interessante, mas os realizadores não conseguem transformar a saga do macaquinho em algo além do que o universo infantil pode compreender. Assim, as esquetes do protagonista chegam a ser ofuscadas pela beleza do longa.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Nayara Reynaud
Para quem assistir "Amazônia", especialmente em 3D [...], a maior floresta tropical do mundo nunca mais será a mesma. [...] A superprodução tem como principal mérito justamente fazer com que o público conheça melhor este bioma tão rico, diverso e importante para o clima de todo o país.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
A Tarde
por Bruno Porciuncula
Sabe aqueles filmes ideais para reunir filhos ou sobrinhos - e os amigos deles - na manhã de sábado ou até mesmo domingo? "Amazônia", que estreou ontem nos cinemas, pertence a essa categoria. [...] não deixa de ser um filme competente e capaz de mostrar um mundo com o qual os pequenos, cada vez mais tecnológicos, esquecem que existe.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Omelete
por Marcelo Hessel
A porção documental não é especialmente brilhante [...] É o lado ficcional de "Amazônia", mais especificamente sua narrativa, que fica mais a dever. Narrado por Lúcio Mauro Filho, que faz a voz do macaco, o longa parece voltado, com seu didatismo, a crianças bem pequenas.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Os diálogos, providenciados pelo escritor José Roberto Torero, são pueris e ingênuos, indicados especificamente para um público infantil. O espectro de audiência que "Amazônia" poderia alcançar se reduz drasticamente com essa decisão.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Tenho que confessar que assisti apenas à primeira versão e fiquei extremamente decepcionado, com os clichês e banalidades, a falta de informação e a falta de percepção do que é a impressionante Amazônia que a gente conhece. Nem era especialmente bonito.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
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Cinemascope
A técnica do filme é indiscutível, imagens riquíssimas e lindas que podem muito bem serem usadas como estudo da fauna e flora do local. O uso do 3D só reforça a magnitude da floresta. Não tem como não ficar boquiaberto com o requinte visual.
Almanaque Virtual
A quantidade de animais apresentada no filme demonstra a riqueza da fauna brasileira e as seqüências que expõem a paisagem do local são de deixar qualquer um boquiaberto. Co-produção francesa, "Amazônia" também tem como mérito a construção de uma narrativa simples, genuína e interessante sem a presença de seres humanos e de diálogos.
CineClick
Tecnologia é ingrediente, mas não receita. Perspicácia e argúcia, isso sim fazem diferença no cinema e dão a fórmula. "Amazônia" é exemplo disso. Um bom trabalho de equipe e, afinal, cinema é isso.
O Globo
O resultado é, sob muitos aspectos, impressionante, a começar pela atuação e interação de macacos-prego com os sobressaltos do ambiente. Não deve ser fácil subir numa árvore cravada de espinhos, mas o bichinho conseguiu em uma aventura capaz de fazer muitas crianças esquecerem, pelo menos por duas horas, o fascinante mundo de tablets e similares.
Screen International
Sem narração nem interação humana [...], "Amazônia" evira as armadilhas fáceis do antropomorfismo da Disney. Mas existe história suficiente para as crianças se identificarem e apreciarem, e imagens amplas de safári para impressionar os pais delas também.
Télérama
Com este suspense verde brilhante, Thierry Ragobert prova que é possível transmitir uma mensagem ecológica sem narração pretensiosa nem antropomorfismo: apenas a força do mais belo cenário do mundo.
Variety
O bravo primata pode ser a estrela, mas o filme de Thierry Ragobert oferece várias oportunidades de conhecer outras feras exóticas, com um 3D eficaz, tornando a experiência próxima de folhear um livro sobre jardins zoológicos.
Cinema com Rapadura
A ideia principal é interessante, mas os realizadores não conseguem transformar a saga do macaquinho em algo além do que o universo infantil pode compreender. Assim, as esquetes do protagonista chegam a ser ofuscadas pela beleza do longa.
Cineweb
Para quem assistir "Amazônia", especialmente em 3D [...], a maior floresta tropical do mundo nunca mais será a mesma. [...] A superprodução tem como principal mérito justamente fazer com que o público conheça melhor este bioma tão rico, diverso e importante para o clima de todo o país.
A Tarde
Sabe aqueles filmes ideais para reunir filhos ou sobrinhos - e os amigos deles - na manhã de sábado ou até mesmo domingo? "Amazônia", que estreou ontem nos cinemas, pertence a essa categoria. [...] não deixa de ser um filme competente e capaz de mostrar um mundo com o qual os pequenos, cada vez mais tecnológicos, esquecem que existe.
Omelete
A porção documental não é especialmente brilhante [...] É o lado ficcional de "Amazônia", mais especificamente sua narrativa, que fica mais a dever. Narrado por Lúcio Mauro Filho, que faz a voz do macaco, o longa parece voltado, com seu didatismo, a crianças bem pequenas.
Papo de Cinema
Os diálogos, providenciados pelo escritor José Roberto Torero, são pueris e ingênuos, indicados especificamente para um público infantil. O espectro de audiência que "Amazônia" poderia alcançar se reduz drasticamente com essa decisão.
Rubens Ewald
Tenho que confessar que assisti apenas à primeira versão e fiquei extremamente decepcionado, com os clichês e banalidades, a falta de informação e a falta de percepção do que é a impressionante Amazônia que a gente conhece. Nem era especialmente bonito.