Minha conta
    O Gorila
    Média
    3,6
    publicações
    • Cineweb
    • Instituto Moreira Salles
    • Papo de Cinema
    • Zero Hora
    • Folha de São Paulo
    • O Globo

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    O olhar [do diretor] para figuras à margem (o que não quer dizer necessariamente marginais) é de cumplicidade, uma vontade de compreendê-los e dar-lhes voz. Nesse sentido, é sintomático que o protagonista seja um dublador.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    Quando adere afetivamente à loucura de seus protagonistas, tornando-a fonte de lirismo e invenção – como em "Se Nada Mais Der Certo" e "O Gorila" –, Belmonte atinge seus melhores momentos.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Papo de Cinema

    por Rodrigo de Oliveira

    O maior predicado de "O Gorila" é a atmosfera de paranoia que José Eduardo Belmonte consegue imprimir em seu filme. Tomando emprestado algumas características do cinema noir [...], o diretor constrói um belo trabalho de suspense.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    Conhecido por seus papéis cômicos, Müller está bem no registro dramático do melancólico e inerte tipo que sobrevive por trás do alter ego animalesco. Alessandra também imprime o tom correto a sua ao mesmo tempo voluptuosa e maternal Rosalinda.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Folha de São Paulo

    por Sérgio Alpendre

    O filme está sempre na corda bamba, prestes a degringolar. Salva-se com a confusão mental de Afrânio, após ser flagrado pelo namorado de Cíntia, uma de suas "vítimas". Essa confusão coloca o filme em outro patamar, e Belmonte, sem medo de cair no abismo, consegue se equilibrar.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Cabe destacar ainda a enigmática fotografia de Bárbara Alvarez, que revela a figura de Afrânio aos poucos e coloca o público diante de imagens desfocadas, difíceis de reter. Com “O Gorila”, Belmonte parece retomar a trilha instigante de alguns de seus ótimos filmes.

    A crítica completa está disponível no site O Globo
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top