Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
CineClick
por Roberto Guerra
"O que se Move" pode ser incluído desde já no ranking das melhores produções nacionais do ano. Na verdade, dos últimos anos. Um filme que se move na direção irrepreensível do bom cinema: aquele que cria (e não inventa), experimenta (com responsabilidade), inova (e não se perde) e se recusa a ignorar o público.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineplayers
por Bernardo D.I. Brum
Caetano Gotardo faz de certa forma um surpreendente musical intimista, parodiando todo seus elementos clássicos através do minimalismo, com o canto sempre surgindo de maneira pouco natural, quebrando o pacto realista ...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Justamente por conta da forma delicada com que as histórias são conduzidas, as personagens construídas e seus dramas, delineados, é que o estranhamento da canção não se esvazia em si mesmo e faz o filme ecoar ainda com mais força.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
É preciso dar um crédito a "O que se Move". O filme de Caetano Gotardo merece, e é um desses poucos sinais de vida do cinema paulista.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
A estratégia de “esconder” o drama, ou de mostrá-lo de modo elíptico e indireto, cria uma atmosfera quase insuportável de emoção calada, diante da qual a música surge não propriamente como catarse, mas como sublimação.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Revista Interlúdio
por Heitor Augusto
Domínio do tempo. Clareza sobre o que mostrar ou esconder, dizer ou omitir. Não temer o ridículo e confiança para sustentar em alto nível os voos atrevidos. Essas são características que fazem de "O Que se Move" uma promissora estreia de Caetano Gotardo ...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Zero Hora
por Roger Lerina
Obra de estreante de notável maturidade, "O que se Move" avança com estranha beleza, graças aos sofisticados planos, ao equilíbrio de tensão com relaxamento e às tocantes ladainhas escritas por Gotardo.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cinepop
por Raphael Camacho
O trabalho do cineasta capixaba faz reflexões sobre a vida, o sexo e a sociedade. Mas a narrativa muito lenta, faz a história se mover lentamente.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
O Globo
por Consuelo Lins
É um gesto arriscado de direção, pouco comum no cinema brasileiro atual e, por isso, muito bem-vindo. Gotardo consegue bons momentos dentro dessa proposta, mas o filme nem sempre se mantém à altura do que se propõe.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Um filme de autor, lento, modesto, inspirado em fatos reais e que vai interessar mais a quem acompanha estes jovens realizadores que vem se firmando fora do chamado “mainstream”...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Falta naturalidade ao elenco, que solta frases decoradas e compromete a emoção. Mas o estreante Caetano Gotardo encontra um caminho inovador para os personagens externarem a dor.
A crítica completa está disponível no site Preview
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"O que se Move" pode ser incluído desde já no ranking das melhores produções nacionais do ano. Na verdade, dos últimos anos. Um filme que se move na direção irrepreensível do bom cinema: aquele que cria (e não inventa), experimenta (com responsabilidade), inova (e não se perde) e se recusa a ignorar o público.
Cineplayers
Caetano Gotardo faz de certa forma um surpreendente musical intimista, parodiando todo seus elementos clássicos através do minimalismo, com o canto sempre surgindo de maneira pouco natural, quebrando o pacto realista ...
Cineweb
Justamente por conta da forma delicada com que as histórias são conduzidas, as personagens construídas e seus dramas, delineados, é que o estranhamento da canção não se esvazia em si mesmo e faz o filme ecoar ainda com mais força.
Folha de São Paulo
É preciso dar um crédito a "O que se Move". O filme de Caetano Gotardo merece, e é um desses poucos sinais de vida do cinema paulista.
Instituto Moreira Salles
A estratégia de “esconder” o drama, ou de mostrá-lo de modo elíptico e indireto, cria uma atmosfera quase insuportável de emoção calada, diante da qual a música surge não propriamente como catarse, mas como sublimação.
Revista Interlúdio
Domínio do tempo. Clareza sobre o que mostrar ou esconder, dizer ou omitir. Não temer o ridículo e confiança para sustentar em alto nível os voos atrevidos. Essas são características que fazem de "O Que se Move" uma promissora estreia de Caetano Gotardo ...
Zero Hora
Obra de estreante de notável maturidade, "O que se Move" avança com estranha beleza, graças aos sofisticados planos, ao equilíbrio de tensão com relaxamento e às tocantes ladainhas escritas por Gotardo.
Cinepop
O trabalho do cineasta capixaba faz reflexões sobre a vida, o sexo e a sociedade. Mas a narrativa muito lenta, faz a história se mover lentamente.
O Globo
É um gesto arriscado de direção, pouco comum no cinema brasileiro atual e, por isso, muito bem-vindo. Gotardo consegue bons momentos dentro dessa proposta, mas o filme nem sempre se mantém à altura do que se propõe.
Rubens Ewald
Um filme de autor, lento, modesto, inspirado em fatos reais e que vai interessar mais a quem acompanha estes jovens realizadores que vem se firmando fora do chamado “mainstream”...
Preview
Falta naturalidade ao elenco, que solta frases decoradas e compromete a emoção. Mas o estreante Caetano Gotardo encontra um caminho inovador para os personagens externarem a dor.