Minha conta
    Chatô - O Rei do Brasil
    Média
    3,5
    publicações
    • Almanaque Virtual
    • Gazeta do Povo
    • Cineplayers
    • Cinepop
    • Críticos.Com.Br
    • Folha de São Paulo
    • Zero Hora
    • Cineweb
    • Pipoca Moderna
    • Estado de São Paulo
    • Instituto Moreira Salles
    • Papo de Cinema
    • Quarto Ato
    • Veja
    • Rubens Ewald

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    A obra engrandece por dois fatores únicos e exclusivos a ela: o feitiço virou a favor do feiticeiro, pois os 20 anos de realização acrescentaram valores inestimáveis, como parte do elenco ‘in memoriam’...

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Gazeta do Povo

    por Anderson Gonçalves

    Mais do que um filme poderoso, Guilherme Fontes conseguiu fazer uma grande alegoria do Brasil nestes anos que tomaram a realização do filme. O país de “Chatô”, com suas riquezas, preconceitos, jeitinhos, corrupção e contradições, não está nada distante de 2015.

    A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

    Cineplayers

    por Rodrigo Cunha

    [...]um trabalho bem competente e surpreendente devido a tudo o que o rodeou. Se o tempo poderia ser um inimigo para Guilherme Fontes, ele provou que sabia o que estava fazendo, pelo menos com o que tinha para contar sua história e fazer o seu cinema se tornar uma por si só.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cinepop

    por Pablo Bazarello

    [...] Marco Ricca dá show de atuação, incorporando com grande energia de interpretação. A vontade, os trejeitos, a voz adotada, tudo adiciona à formulação de um personagem deliciosamente caricato, porém, altamente crível.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Críticos.Com.Br

    por Marcelo Janot

    Em meio a um cinema comercial que hoje praticamente se divide entre comédias que se limitam a reciclar produtos televisivos e filmes de gênero que não se cansam de copiar a fórmula hollywoodiana, “Chatô” possui frescor e ousadia.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Sintetizar a trajetória desse homem de muitas vidas não é nada fácil. E Guilherme Fontes encontrou um modo eficaz e moderno de fazê-lo: suprimindo a cronologia em favor do modo de ação.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    Fontes apresenta um filme anacrônico no panorama atual da produção cinematográfica brasileira, mas no sentido positivo que essa palavra empresta a algo que, sob a aparente falta de sintonia com seu tempo, mostra-se ousado e até moderno.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Cineweb

    por Nayara Reynaud

    Trata-se da cinebiografia mais ousada do cinema nacional, não apenas em sua estrutura, como também na forma como aborda seu retratado, mais como demônio do que santo, porém, sobretudo como um visionário.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Pipoca Moderna

    por Marcel Plasse

    O mais impressionante nessa epopeia toda é o filme ter coesão. Não virou um desastre épico, consegue entreter e tem marca autoral.

    A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Como cinema, o filme me pareceu muito desigual. Mas, como todo mundo, saí agradavelmente surpreso pela sua existência como obra, ainda que muito questionável.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    Uma narrativa divertida e vivaz, com cores fortes, caracterizações saborosas (a melhor delas de Andrea Beltrão como socialite e amante ao mesmo tempo de Getúlio e Chatô) e montagem vibrante. Apesar de alguma irregularidade, momentos frouxos e um bocado de dispersão, é diversão garantida.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Papo de Cinema

    por Willian Silveira

    Alternando entre o humorístico, o histórico e o épico, as idas e vindas do enredo não são uma estratégia minuciosamente desenhada pela técnica. Elas mais se parecessem a uma incursão pelo íntimo da vontade...

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Quarto Ato

    por Arthur Gadelha

    Embora reste um sentimento de “épico mal-acabado”, continua sendo um filme de atualidade surpreendente [...] Não é um grande filme, mas é uma obra-prima (diante as circunstâncias) e um filme de importância indiscutível.

    A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

    Veja

    por Isabela Boscov

    Fontes fez um filme com nexo e sem remendos. [...] "Chatô" é benfeito, mas é também exaltado, excessivo - é cinema maximalista, digamos assim. [...] despontando quase solitário no meio de um soterramento de comédias popularescas que passam no cinema, mas nem cinema propriamente são, sua superioridade é incontestável.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    [...] um samba do Crioulo Doido misturando fatos com invenções, preferindo o exagero e o grotesco entre a farsa e melodrama, no que poderia ser uma oportuna critica à corrupção brasileira - que não é coisa apenas atual, já existia desde sempre...

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top