Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Variety
por Owen Gleiberman
Em um verão de sequências frustrantes, o público mundial ficará feliz em saber que a sequência de um filme tão amado quanto "Procurando Nemo" consegue se aproximar do encanto e da magia do primeiro filme.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Maria Carolina Maia
O tempero da história cabe a Dory, que aqui tem chance de crescer e tomar o espaço que lhe cabe. Para tanto, foi preciso dar a ela, vamos dizer, profundidade. A peixinha azul recupera um tiquinho da memória e com ela o seu passado, com o que ele tem de trágico e de triste...
A crítica completa está disponível no site Veja
Cinepop
por Renato Marafon
Andrew Stanton [...] e Victoria Strouse roteirizam uma história riquíssima em personagens, todos muito bem arquitetados e com personalidades marcantes, que transformam essa nova jornada em um passeio divertido e cheio de vida. A Pixar trabalha sua magia em cada fotograma da produção...
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
Menos “sheakspeareano” do que Nemo, “Procurando Dory” é visualmente exuberante e flerta com um conflito psicanalítico, até certo ponto doloroso e acima de tudo, propõe um interessante desafio ao catapultar um personagem secundário em um protagonista complexo, carismático e encantador.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Boston Globe
por Mark Feeney
A maior parte da trama é incrivelmente, e divertidamente, implausível - mas o que é implausível em um contexto de peixes falantes? O que importa é o quanto tudo na narrativa é profundamente emocionante.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Cinemascope
por Verônica Petrelli
O mais bacana do autodescobrimento de Dory é repararmos como suas famosas frases lá do primeiro filme se conectam perfeitamente com a história atual [...] Isso somado a outras tiradas distribuídas ao longo do filme e que nos arrancam muitas, mas muitas risadas...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Nayara Reynaud
[...] o principal feito de Procurando Dory está em suas mensagens, como a de “resgate, reabilitação e retorno” [...] Mais do que isso, no jeito Dory de ser, sem poder se apegar ao passado ou planejar o futuro, ela [a animação] ensina a valorizar e vivenciar o presente.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Collider
por Matt Goldberg
"Procurando Dory" pode não ser tão bom quanto "Procurando Nemo", mas poucos filmes são. Mesmo assim, ele possui sua própria identidade, e representa um filme digno da Pixar, cumprindo aquilo que se espera do estúdio: que nos faça rir e chorar na mesma proporção.
A crítica completa está disponível no site Collider
Críticos.Com.Br
por Hamilton Rosa Jr.
Esse novo animado da Pixar não alcança o mesmo encanto burlesco de “Procurando Nemo”, mas é uma sequência inesperadamente cativante e humana. [...] É quase impossível não sentir uma espécie de tristeza, depois uma espécie de estranhamento, depois uma espécie de alegria.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
New York Times
por A. O. Scott
[...] a falta de originalidade que "Procurando Dory" possui é compensada pela ternura, pelo encanto e pelo bom humor do filme [...] De maneira enfática e sutil, "Procurando Dory" é uma celebração da diversidade.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Screen International
por Tim Grierson
[...] "Procurando Dory" é uma sequência extremamente incrível. Apesar de não desafiar a supremacia do primeiro filme dentro do panteão da Pixar, esta sequência demonstra tudo que a venerada companhia faz tão bem, entregando muitas risadas, ótimas sequências de ação e grande profundidade emocional.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Screen Rant
por Ben Kendrick
Felizmente, "Procurando Dory" não é apenas uma sequência digna de "Procurando Nemo", ela também obtém sucesso por seus próprios méritos, como uma fábula sobre amor e superação de dificuldades.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
The Playlist
por Jamie Maleszka
Comovente como poderia se esperar - com grandes risadas para as crianças e várias piadas sobre Sigourney Weaver para os adultos - a história animada encontra sua relevância na mensagem social, ao invés das fronteiras criativas.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Cécile Mury
Sempre engraçados e visualmente impressionantos, os reencontros com o grupo de Nemo, seu pai e mais alguns animais variados (menção especial ao polvo-camaleão) são enriquecidos com uma bela dose de emoção.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineplayers
por Heitor Romero
A maior evolução em relação ao primeiro filme se encontra, obviamente, na qualidade da animação e da técnica. [...] Por outro lado, a questão principal do roteiro, sobre a dor da perda e do não pertencer, [...] é tratada no piloto automático, recorrendo a muitas cenas de apelação fácil pro choro...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
A essência da fórmula da Pixar está no equilíbrio entre o humor e a emoção, e o filme consegue atingi-lo satisfatoriamente [...] O que falta a Procurando Dory é a centelha de genialidade que faz com que as obras-primas do estúdio consigam fugir justamente das facilidades expostas anteriormente.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Suzana Uchoa Itibere
Em termos narrativos, não há inovação, porque o formato se repete com a travessia do oceano [...] Para compensar esse repeteco de história, há novos personagens.
A crítica completa está disponível no site Preview
ScreenCrush
por Matt Singer
"Dory" é uma sequência divertida e comovente, mas ela deixa a impressão de que a Pixar, um estúdio conhecido por trazer inovações na animação, está se repetindo desta vez.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Esta é uma sólida e divertida sequência com ótimo ritmo, que apresenta um trabalho de dublagem incrível, um roteiro inteligente e algumas sequências de ação bastante criativas. O filme só não consegue atingir o mesmo patamar que o primeiro...
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Chronic'art.com
por Murielle Joudet
A curva emocional de "Procurando Dory" é o exato inverso daquela de "Procurando Nemo": a ideia é perfeita a princípio, até demais, de modo que ao invés de uma epifania que surgiria das partes inesperadas do roteiro, o filme inspira uma emoção que não será encontrada na história.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Mais eficiente também é a montagem: se em meu texto sobre Procurando Nemo observei que a narrativa soava episódica, dependendo excessivamente de fades para saltar de um personagem a outro [...] Ainda assim, Procurando Dory é suficientemente simpático e divertido para fazer jus ao anterior...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
[...] a trama é esquemática e previsível [...] Num balanço final, "Procurando Dory" é empolgante para os pequenos e agradável para os pais, mesmo distante da magia de "Procurando Nemo".
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Simone Zuccolotto
“Finding Dory” (no original) é correto, repetitivo e fácil. Faltou imaginação ao diretor e roteirista, Andrew Stanton, para propor algo novo, que não terminasse numa franquia oblíqua, que perdeu o fôlego. Talvez tenha sido influenciado mais por exigências comerciais do que por impulsos criativos.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Natália Bridi
Ironicamente, porém, "Procurando Dory" falha em se tornar memorável. É uma animação competente, mas que não acrescenta nada a um universo que já parecia completo no filme original.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Não há mais a surpresa, Dory é um personagem ingrato porque fica se repetindo (e a solução final não tem muito sentido), mas nem por isso a animação deixa de ser divertida e alegre. Se bem que é roubada pelo curta-metragem que o acompanha e que se chama Piper (Descobrindo o Mundo)...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Jordan Hoffman
O problema de "Procurando Dory" é que o filme não sabe quando parar. Sua mensagem de "acredite em você mesmo" é entregue com a sutileza de um tubarão martelo e a sequência final de ação é um pouco exagerada demais.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Em outras palavras, apesar de ser exuberante e divertido na média, esta sequência não é nem de perto tão criativa e incisiva quanto o filme que começou isso tudo.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Washington Post
por Ann Hornaday
[...] a decisão de não distanciar este filme da trama e do tom do primeiro faz com que "Procurando Dory" seja uma trama agradável, familiar e deliciosamente despretensiosa...
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Zero Hora
por Marcelo Perrone
A jornada de Dory reforça os pilares narrativos recorrentes nas animações da Pixar (e impressos no DNA de sua gestora, a Disney). [...] Também as divertidas gags de Dory, reiteradas agora com o protagonismo da peixinha, tornam-se, a horas tantas, repetitivas.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Critikat.com
por Théo Charrière
As respostas do filme às questões que ele levanta são todas decepcionantes. Ao invés de embarcar na parte abstrata da mitologia americana [...], ele prefere explorar sua parte prosaica, e depois abandonar o espaço para privilegiar um centro aquático muito menos interessante formalmente.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Variety
Em um verão de sequências frustrantes, o público mundial ficará feliz em saber que a sequência de um filme tão amado quanto "Procurando Nemo" consegue se aproximar do encanto e da magia do primeiro filme.
Veja
O tempero da história cabe a Dory, que aqui tem chance de crescer e tomar o espaço que lhe cabe. Para tanto, foi preciso dar a ela, vamos dizer, profundidade. A peixinha azul recupera um tiquinho da memória e com ela o seu passado, com o que ele tem de trágico e de triste...
Cinepop
Andrew Stanton [...] e Victoria Strouse roteirizam uma história riquíssima em personagens, todos muito bem arquitetados e com personalidades marcantes, que transformam essa nova jornada em um passeio divertido e cheio de vida. A Pixar trabalha sua magia em cada fotograma da produção...
Almanaque Virtual
Menos “sheakspeareano” do que Nemo, “Procurando Dory” é visualmente exuberante e flerta com um conflito psicanalítico, até certo ponto doloroso e acima de tudo, propõe um interessante desafio ao catapultar um personagem secundário em um protagonista complexo, carismático e encantador.
Boston Globe
A maior parte da trama é incrivelmente, e divertidamente, implausível - mas o que é implausível em um contexto de peixes falantes? O que importa é o quanto tudo na narrativa é profundamente emocionante.
Cinemascope
O mais bacana do autodescobrimento de Dory é repararmos como suas famosas frases lá do primeiro filme se conectam perfeitamente com a história atual [...] Isso somado a outras tiradas distribuídas ao longo do filme e que nos arrancam muitas, mas muitas risadas...
Cineweb
[...] o principal feito de Procurando Dory está em suas mensagens, como a de “resgate, reabilitação e retorno” [...] Mais do que isso, no jeito Dory de ser, sem poder se apegar ao passado ou planejar o futuro, ela [a animação] ensina a valorizar e vivenciar o presente.
Collider
"Procurando Dory" pode não ser tão bom quanto "Procurando Nemo", mas poucos filmes são. Mesmo assim, ele possui sua própria identidade, e representa um filme digno da Pixar, cumprindo aquilo que se espera do estúdio: que nos faça rir e chorar na mesma proporção.
Críticos.Com.Br
Esse novo animado da Pixar não alcança o mesmo encanto burlesco de “Procurando Nemo”, mas é uma sequência inesperadamente cativante e humana. [...] É quase impossível não sentir uma espécie de tristeza, depois uma espécie de estranhamento, depois uma espécie de alegria.
New York Times
[...] a falta de originalidade que "Procurando Dory" possui é compensada pela ternura, pelo encanto e pelo bom humor do filme [...] De maneira enfática e sutil, "Procurando Dory" é uma celebração da diversidade.
Screen International
[...] "Procurando Dory" é uma sequência extremamente incrível. Apesar de não desafiar a supremacia do primeiro filme dentro do panteão da Pixar, esta sequência demonstra tudo que a venerada companhia faz tão bem, entregando muitas risadas, ótimas sequências de ação e grande profundidade emocional.
Screen Rant
Felizmente, "Procurando Dory" não é apenas uma sequência digna de "Procurando Nemo", ela também obtém sucesso por seus próprios méritos, como uma fábula sobre amor e superação de dificuldades.
The Playlist
Comovente como poderia se esperar - com grandes risadas para as crianças e várias piadas sobre Sigourney Weaver para os adultos - a história animada encontra sua relevância na mensagem social, ao invés das fronteiras criativas.
Télérama
Sempre engraçados e visualmente impressionantos, os reencontros com o grupo de Nemo, seu pai e mais alguns animais variados (menção especial ao polvo-camaleão) são enriquecidos com uma bela dose de emoção.
Cineplayers
A maior evolução em relação ao primeiro filme se encontra, obviamente, na qualidade da animação e da técnica. [...] Por outro lado, a questão principal do roteiro, sobre a dor da perda e do não pertencer, [...] é tratada no piloto automático, recorrendo a muitas cenas de apelação fácil pro choro...
Papo de Cinema
A essência da fórmula da Pixar está no equilíbrio entre o humor e a emoção, e o filme consegue atingi-lo satisfatoriamente [...] O que falta a Procurando Dory é a centelha de genialidade que faz com que as obras-primas do estúdio consigam fugir justamente das facilidades expostas anteriormente.
Preview
Em termos narrativos, não há inovação, porque o formato se repete com a travessia do oceano [...] Para compensar esse repeteco de história, há novos personagens.
ScreenCrush
"Dory" é uma sequência divertida e comovente, mas ela deixa a impressão de que a Pixar, um estúdio conhecido por trazer inovações na animação, está se repetindo desta vez.
Chicago Sun-Times
Esta é uma sólida e divertida sequência com ótimo ritmo, que apresenta um trabalho de dublagem incrível, um roteiro inteligente e algumas sequências de ação bastante criativas. O filme só não consegue atingir o mesmo patamar que o primeiro...
Chronic'art.com
A curva emocional de "Procurando Dory" é o exato inverso daquela de "Procurando Nemo": a ideia é perfeita a princípio, até demais, de modo que ao invés de uma epifania que surgiria das partes inesperadas do roteiro, o filme inspira uma emoção que não será encontrada na história.
Cinema em Cena
Mais eficiente também é a montagem: se em meu texto sobre Procurando Nemo observei que a narrativa soava episódica, dependendo excessivamente de fades para saltar de um personagem a outro [...] Ainda assim, Procurando Dory é suficientemente simpático e divertido para fazer jus ao anterior...
Folha de São Paulo
[...] a trama é esquemática e previsível [...] Num balanço final, "Procurando Dory" é empolgante para os pequenos e agradável para os pais, mesmo distante da magia de "Procurando Nemo".
O Globo
“Finding Dory” (no original) é correto, repetitivo e fácil. Faltou imaginação ao diretor e roteirista, Andrew Stanton, para propor algo novo, que não terminasse numa franquia oblíqua, que perdeu o fôlego. Talvez tenha sido influenciado mais por exigências comerciais do que por impulsos criativos.
Omelete
Ironicamente, porém, "Procurando Dory" falha em se tornar memorável. É uma animação competente, mas que não acrescenta nada a um universo que já parecia completo no filme original.
Rubens Ewald
Não há mais a surpresa, Dory é um personagem ingrato porque fica se repetindo (e a solução final não tem muito sentido), mas nem por isso a animação deixa de ser divertida e alegre. Se bem que é roubada pelo curta-metragem que o acompanha e que se chama Piper (Descobrindo o Mundo)...
The Guardian
O problema de "Procurando Dory" é que o filme não sabe quando parar. Sua mensagem de "acredite em você mesmo" é entregue com a sutileza de um tubarão martelo e a sequência final de ação é um pouco exagerada demais.
The Hollywood Reporter
Em outras palavras, apesar de ser exuberante e divertido na média, esta sequência não é nem de perto tão criativa e incisiva quanto o filme que começou isso tudo.
Washington Post
[...] a decisão de não distanciar este filme da trama e do tom do primeiro faz com que "Procurando Dory" seja uma trama agradável, familiar e deliciosamente despretensiosa...
Zero Hora
A jornada de Dory reforça os pilares narrativos recorrentes nas animações da Pixar (e impressos no DNA de sua gestora, a Disney). [...] Também as divertidas gags de Dory, reiteradas agora com o protagonismo da peixinha, tornam-se, a horas tantas, repetitivas.
Critikat.com
As respostas do filme às questões que ele levanta são todas decepcionantes. Ao invés de embarcar na parte abstrata da mitologia americana [...], ele prefere explorar sua parte prosaica, e depois abandonar o espaço para privilegiar um centro aquático muito menos interessante formalmente.