Minha conta
    Os Smurfs e a Vila Perdida
    Críticas AdoroCinema
    3,0
    Legal
    Os Smurfs e a Vila Perdida

    100% animado

    por Lucas Salgado

    Criados na Bélgica no final dos anos 50, Os Smurfs foram realmente ganhar o mundo três décadas depois, com a realização de uma série animada (1981-1990). Ao longo dos anos, algumas tentativas de levar os personagens para a tela grande foram pensadas, mas quase nenhuma saiu da gaveta. Até que em 2011 nasceu Os Smurfs, que foi seguido por Os Smurfs 2 dois anos depois.

    Embora bem intencionados, os projetos tinham um problema fundamental: a ideia de se misturar animação digital com live-action, ou seja, com atores reais. Neil Patrick Harris, Hank Azaria, Jayma Mays e Sofia Vergara chegaram a participar da franquia. São bons nomes, mas a verdade é que raramente funciona esta mistura entre desenho e atores reais. Temos exceções, é claro, como Uma Cilada para Roger Rabbit, mas a regra são coisas como Garfield.

    Felizmente, a Sony decidiu deixar de lado as caras conhecidas e o cinema de live-action e investir num filme 100% animado. Nasceu assim Os Smurfs e a Vila Perdida. Ingênuo e bem intencionado, o novo longa é superior às tentativas anteriores e tem tudo para funcionar bem com o público infantil. A animação é de boa qualidade e há um trabalho importante na construção de um universo multicolorido, atrativo para olhos mais novos.

    O público adulto pode achar tudo meio aborrecido, mas também irá curtir alguns momentos diante do sentimento nostálgico de encontrar criaturinhas que fizeram parte de sua infância.

    Outra aposta acertada do novo filme foi focar sua história na Smurfette. Única mulher da vila e fruto de uma invenção do Gargamel, ela tem problemas para encontrar sua função no grupo. No fundo, ela não se sente uma Smurf de verdade. Determinado dia, andando pela floresta, se depara com uma outra Smurf fêmea, que foge. Na companhia de amigos, ela então decide ir atrás da mesma e acaba encontrando uma vila só com Smurfs mulheres, que são lideradas pela Smurf-Magnolia, uma espécie de Mamãe Smurf.

    Obviamente, ao mesmo tempo, Gargamel e Cruel tramam para capturar o máximo de Smurfs possível, para fazer uma poção mágica. A jornada de Smurfette pela floresta acaba deixando o grupo vulnerável, e o vilão irá se aproveitar disso.

    Em termos narrativos, tudo é muito simples, mas temos alguns bons momentos de reflexão de Smurfette, dublada originalmente por Demi Lovato, que também empresta sua voz para a trilha sonora do filme. O time de vozes original também conta com nomes surpreendentes como Julia RobertsMandy PatinkinRainn Wilson e Joe Manganiello. Na versão nacional, Ivete Sangalo e Rodrigo Lombardi são os principais dubladores.

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top