Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
As diversas situações paralelas apresentadas permitem [ao diretor] examinar quase como um entomólogo o sentimento da compaixão, sem perder de vista o que ele contém de vaidade e, eventualmente, de sadomasoquismo. Um grande filme, em suma.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
O Globo
por Rodrigo Fonseca
[...] Bellocchio conta o drama deles sem tomar partido a favor ou contra o direito de o ser humano dar cabo da própria vida. [...] Seu único argumento monolítico, dito como diálogo no filme, é: “O sofrimento não engrandece o homem, só serve para humilhá-lo”.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Revista Interlúdio
por Cesar Zamberlan
Bellocchio usa esse fanatismo ruidoso, essa paixão histérica como forma. O filme é barulhento, está mergulhado na comoção coletiva que o caso gera e nas obsessões particulares dos personagens com a sua verdade e a sua forma de ver o mundo.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Cineweb
por Neusa Barbosa
Bellocchio maneja as diversas posições em jogo sem procurar impor suas certezas sobre o público. Este enfoque plural permite que "A Bela que Dorme" escape da camisa-de-força que cerca os chamados “filmes de tese”, até porque ele não elege nenhuma.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Chronic'art.com
por Murielle Joudet
O sucesso do filme vem do fato que a eutanásia é apenas o pretexto para um tema ainda mais amplo, típico de Bellochio: celebrar a vida como único valor, caçar os mundos escondidos atrás do sorriso dos mortos, recusar qualquer transcendência que não venha do rosto dos vivos.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cinética
por Fábio Andrade
Em "A Bela que Dorme", todo personagem parece e carrega uma história que não vemos [...] Há uma inteligência rara nesta escolha que está além de mostrar com inteireza – ou demagogia – a vida pessoal de todos os envolvidos em um fenômeno que se tornou tão abertamente público.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Críticos.Com.Br
por João de Oliveira
Assim, independentemente das consequências em cada um ou das motivações pessoais de cada personagem para defender ou resistir à eutanásia, o filme parece valorizar a vitória do indivíduo contra o sistema, as instituições (incluindo a família), a coletividade e contra um Estado italiano totalmente gangrenado [...]
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
A excelente equipe técnica de Bellocchio, liderada pelo diretor de fotografia Daniele Cipri, [...] dá ao filme um visual rico e sombio, ecoado pela trilha dramática de Carlo Crivelli e sua mágica interpretação da música Abdulmajid, de David Bowie.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por A redação
"A Bela Que Dorme" tem diversas cenas poderosas, mas a retirada de algumas tramas desnecessárias teria tornado o filme mais profundo. [...] Um filme provocador sobre a vida, o amor e a política.
A crítica completa está disponível no site Variety
CineClick
por Cristina Tavelin
Apesar de o fundamento de cada história ser interessante e elas estarem entrelaçadas, não há fluência no ritmo do longa coescrito e dirigido por Marco Bellocchio. Quando você praticamente esqueceu um personagem, ele reaparece subitamente, enquanto outros não saem de vista...
A crítica completa está disponível no site CineClick
Critikat.com
por Louis Blanchot
"A Bela Que Dorme" tem duas sinas, duas coragens: a de ser um melodrama da vida real, no qual se insere um grande tema. Mas ao invés de se anularem, estes dois pesos se equilibram [...] É preciso, no entanto, dizer uma coisa: o filme nem sempre é convincente.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Podia ser polêmico, mas Bellocchio não chega a aprofundar a discussão. Isabelle Huppert, como sempre, rouba a cena como a mãe que maquia a filha moribunda como uma Barbie.
A crítica completa está disponível no site Preview
Cinema com Rapadura
por Mateus Almeida
O roteiro segue um ritmo arrastado, que prejudica todo o desenvolvimento do longa. Com cenas repetitivas [...] que poderiam ser solucionadas facilmente por uma direção mais inventiva, [...], a lentidão do filme pode arrancar suspiros de monotonia.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Não sou um grande fã do cineasta italiano Marco Bellocchio e, assim, não me espanta que em seu novo filme ele tente abordar uma questão tão complexa quanto a eutanásia sem conseguir de fato dizer algo de relevante sobre o assunto, optando pelo melodrama, pela caricatura e pela pretensão [...]
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Screen International
por Lee Marshall
Apesar de alguns momentos brilhantes e das belas atuações de Toni Servillo e Alba Rohrwacher, o coração de um melodrama televisivo bate por baixo da pálida aparência artística de "A Bela Que Dorme".
A crítica completa está disponível no site Screen International
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As diversas situações paralelas apresentadas permitem [ao diretor] examinar quase como um entomólogo o sentimento da compaixão, sem perder de vista o que ele contém de vaidade e, eventualmente, de sadomasoquismo. Um grande filme, em suma.
O Globo
[...] Bellocchio conta o drama deles sem tomar partido a favor ou contra o direito de o ser humano dar cabo da própria vida. [...] Seu único argumento monolítico, dito como diálogo no filme, é: “O sofrimento não engrandece o homem, só serve para humilhá-lo”.
Revista Interlúdio
Bellocchio usa esse fanatismo ruidoso, essa paixão histérica como forma. O filme é barulhento, está mergulhado na comoção coletiva que o caso gera e nas obsessões particulares dos personagens com a sua verdade e a sua forma de ver o mundo.
Cineweb
Bellocchio maneja as diversas posições em jogo sem procurar impor suas certezas sobre o público. Este enfoque plural permite que "A Bela que Dorme" escape da camisa-de-força que cerca os chamados “filmes de tese”, até porque ele não elege nenhuma.
Chronic'art.com
O sucesso do filme vem do fato que a eutanásia é apenas o pretexto para um tema ainda mais amplo, típico de Bellochio: celebrar a vida como único valor, caçar os mundos escondidos atrás do sorriso dos mortos, recusar qualquer transcendência que não venha do rosto dos vivos.
Cinética
Em "A Bela que Dorme", todo personagem parece e carrega uma história que não vemos [...] Há uma inteligência rara nesta escolha que está além de mostrar com inteireza – ou demagogia – a vida pessoal de todos os envolvidos em um fenômeno que se tornou tão abertamente público.
Críticos.Com.Br
Assim, independentemente das consequências em cada um ou das motivações pessoais de cada personagem para defender ou resistir à eutanásia, o filme parece valorizar a vitória do indivíduo contra o sistema, as instituições (incluindo a família), a coletividade e contra um Estado italiano totalmente gangrenado [...]
The Hollywood Reporter
A excelente equipe técnica de Bellocchio, liderada pelo diretor de fotografia Daniele Cipri, [...] dá ao filme um visual rico e sombio, ecoado pela trilha dramática de Carlo Crivelli e sua mágica interpretação da música Abdulmajid, de David Bowie.
Variety
"A Bela Que Dorme" tem diversas cenas poderosas, mas a retirada de algumas tramas desnecessárias teria tornado o filme mais profundo. [...] Um filme provocador sobre a vida, o amor e a política.
CineClick
Apesar de o fundamento de cada história ser interessante e elas estarem entrelaçadas, não há fluência no ritmo do longa coescrito e dirigido por Marco Bellocchio. Quando você praticamente esqueceu um personagem, ele reaparece subitamente, enquanto outros não saem de vista...
Critikat.com
"A Bela Que Dorme" tem duas sinas, duas coragens: a de ser um melodrama da vida real, no qual se insere um grande tema. Mas ao invés de se anularem, estes dois pesos se equilibram [...] É preciso, no entanto, dizer uma coisa: o filme nem sempre é convincente.
Preview
Podia ser polêmico, mas Bellocchio não chega a aprofundar a discussão. Isabelle Huppert, como sempre, rouba a cena como a mãe que maquia a filha moribunda como uma Barbie.
Cinema com Rapadura
O roteiro segue um ritmo arrastado, que prejudica todo o desenvolvimento do longa. Com cenas repetitivas [...] que poderiam ser solucionadas facilmente por uma direção mais inventiva, [...], a lentidão do filme pode arrancar suspiros de monotonia.
Cinema em Cena
Não sou um grande fã do cineasta italiano Marco Bellocchio e, assim, não me espanta que em seu novo filme ele tente abordar uma questão tão complexa quanto a eutanásia sem conseguir de fato dizer algo de relevante sobre o assunto, optando pelo melodrama, pela caricatura e pela pretensão [...]
Screen International
Apesar de alguns momentos brilhantes e das belas atuações de Toni Servillo e Alba Rohrwacher, o coração de um melodrama televisivo bate por baixo da pálida aparência artística de "A Bela Que Dorme".