Planeta dos Macacos: O Confronto
Média
3,7
publicações
  • Chicago Sun-Times
  • Cinema com Rapadura
  • Cinemascope
  • Cinepop
  • A Tarde
  • Almanaque Virtual
  • CineClick
  • Cinema em Cena
  • Cineweb
  • Diário de Pernambuco
  • Estado de Minas
  • New York Times
  • Omelete
  • Papo de Cinema
  • Preview
  • The Guardian
  • Variety
  • Zero Hora
  • Gazeta do Povo
  • Chronic'art.com
  • O Globo
  • Screen International
  • Télérama
  • Cineplayers
  • Critikat.com
  • Folha de São Paulo

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

Chicago Sun-Times

por Matt Zoler Seitz

Excelente na maior parte do tempo, O Confronto expande e problematiza a história de César mostrando as consequências da revolução, quando seu romance com a rebelião acaba e ele afunda em sua aborrecida realidade.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Elogios à bela fotografia, à direção de arte extremamente eficiente, à trilha sonora de Michael Giacchino, às cenas de ação extremamente bem conduzidas, com destaques ao ataque ao agrupamento humano e ao duelo entre César e Koba, são devidos, mas são apenas a cereja do bolo em um filme tão bem sucedido em tratar de temas tão trágicos de maneira eficiente e destemida.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Ana Carolina Diederichsen

O “Confronto”, descrito no título, está presente desde o início, mas sempre latente. Até que estoura. É nesse ponto também, que o filme estabelece sua maior ligação com seu predecessor e retoma a história de maneira delicada. Quando a ação começa, domina o ritmo do longa até o final. E não se engane com o termo “final”, pois o filme promete algumas (e emocionantes) sequências.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cinepop

por Wilker Medeiros

Interessante por possuir várias camadas e mesclar entretenimento e reflexão social [...] Indicando que quanto mais construímos civilizações ditas sociavelmente evoluídas, novas intrigas e divisões ideológicas podem surgir entre os seres.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

A Tarde

por Adalberto Meireles

O filme de Matt Reeves devolve uma história sem rodeios, objetiva e – por estar diretamente ligada à simplicidade das teorias que dão conta da origem das espécies – singular. Não tem nada a ver com a maioria dos filmes que se perdem na utilização de expedientes que vão dos efeitos digitais rocambolescos às mais absurdas e circundantes tramas envolvendo pesquisas genéticas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Roberto Cunha

Apesar de apelar para alguns clichês (inevitáveis no cinema comercial), o roteiro explora bem os conflitos dos personagens, envolvendo o espectador no drama vivido por todos, em especial, no de Cesar, que conhece o lado bom dos homens, mas sabe o que de ruim pode vir deles.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Daniel Reininger

Mais inteligente e profundo do que qualquer outro da série cinematográfica, o longa de Matt Reeves funciona em todos os aspectos e ainda é capaz de causar reflexões enquanto diverte, algo raro em blockbusters.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Dirigido por Matt Reeves, que já havia demonstrado sua competência em "Cloverfield" e na ótima refilmagem "Deixe-me Entrar", "O Confronto" já impressiona em sua sequência inicial ao retratar o cotidiano dos macacos de maneira delicada, acompanhando suas ações silenciosas (eles se comunicam praticamente através de sinais) e demonstrando valorizar mais um menear sutil de cabeça do que diálogos explosivos.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por A redação

O roteiro [...] sustenta bem uma trama escudada em lealdade, ética, traição, ambição e confiança, numa produção que, sem dúvida, tem necessariamente que ser muito bem escorada na parte visual e sonora...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

Como em todo o universo do "Planeta dos Macacos", o filme oferece boas reflexões a partir de metáforas. Até o vilão (o chimpanzé Koba) tem motivações plausíveis, apesar do visual maldoso caricatural. Existe ainda um peso na questão familiar, manifestada no núcleo de Cesar e também entre os humanos (o personagem principal, um pacifista, é vivido por Jason Clarke, revelado com A hora mais escura).

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Gracie Santos

Ironias à parte, "Planeta dos macacos: O Confronto" é o melhor dos longas produzidos desde "O Planeta dos Macacos" (1968), dirigido por Franklin J. Schaffner e estrelado por Charlton Heston. Qualquer iniciado sabe que os filmes da “franquia” nunca primaram por bons roteiros, da mesma forma que a série de TV. O que atrai seguidores é o carisma dos macacos inteligentes e a doce vingança de vê-los enjaulando homens ou usando humanos em testes de laboratório.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

New York Times

por A. O. Scott

Tecnicamente impressionante e visceralmente empolgante, também oferece muito sobre o que pensar e, até mesmo, com o que se preocupar.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Omelete

por Marcelo Forlani

Os roteiristas [...] aprofundam ainda mais o tema, sem jamais se esquecerem que se trata de um blockbuster feito para faturar muito no verão do hemisfério norte, um grande filme feito para ser lançado no meio do ano e agradar ao máximo de gente possível.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um filme que atende com competência as expectativas geradas, sem esgotar o interesse pela série e, pelo contrário, mantendo em alta o envolvimento tanto dos que a estão descobrindo agora como daqueles que já a acompanham com dedicação há mais de quatro décadas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Renata Primavera

Mais de meia hora se passa sem um único ator em carne e osso aparecer. [...] Quando finalmente é revelado que sim, alguns humanos sobraram, a interação entre atores reais e os criados por efeitos especiais promove outro espetáculo visual.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Steve Rose

Se o filme se parece com algo, é uma tragédia de Shakespeare, com a sua complexa teia de alianças e temas pesados como vingança, perdão, lealdade e, claro, o que significa ser "humano". [...] Esta é acima de tudo uma experiência visual, entretanto, e neste aspecto o filme é espetacular e sofisticado.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Guy Lodge

Uma sequência espetacular de "Planeta dos Macacos - A Origem", esta extensão vívida e violenta da busca de Caesar pela independência supera o seu anteceddor em praticamente todos os aspectos técnicos e de concepção.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Gustavo Brigatti

Talvez uma das grandes sacadas de "Planeta dos Macacos – O Confronto" seja justamente a de não delimitar para o espectador de que lado ele deve ficar – ou, em último caso, quem deve ganhar, seja lá o que for.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Gazeta do Povo

por Rafael Rodrigues Costa

O longa cumpre seu papel de blockbuster ao longo de suas mais de duas horas de duração. [...] No entanto, falta a esta sequência, assinada pelo diretor Matt Reeves (de "Cloverfield"), momentos mais sublimes, como os que marcam o seu antecessor

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Um conto fluido e plenamente imersivo, sem as pesadas metáforas políticas comuns nesse gênero de filme. Assim como a civilização recomeça do zero, o blockbuster aqui é passado a limpo e se atém à ética mais essencial.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

O Globo

por André Miranda

Avaliar o significado de uma distopia em que uma doença extermina parte da Humanidade e o medo das diferenças leva todos a uma guerra? Para quê, se o objetivo é fazer um filme em 3D que vai lucrar com as cenas de ação? 

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por John Hazelton

"Planeta dos Macacos: O Confronto" tem mais ação entre macacos e humanos do que o seu antecessor, mas traz menos do drama íntimo que tornou o filme de três anos atrás um sucesso de verão surpreendentemente afetuoso.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Cécile Mury

Ainda é Andy Serkis [...] que interpreta o superprimata sob camadas de efeitos especiais digitais. É ele que entrega a profunda mensagem deste espetacular "prequel" do clássico de 1968, com Charlton Heston: a guerra é ruim.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineplayers

por Júlio Pereira

Os humanos são facilmente divididos pelo roteiro entre bons e ruins, compreensivos e intolerantes, em um maniqueísmo também presente entre os animais, já que, embora o líder da revolução no filme tenha sofrido bastante na produção anterior da franquia, torna-se aqui um vilão completamente insano e impiedoso...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Josué Morel

O roteiro retrata o mito da Fronteira e da civilização nascente diante dos índios para melhor subvertê-lo, mas sem tomar partido da comunidade primitiva [...] Esta posição é muito decepcionante, diante do que o dispositivo plástico da franquia oferece.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Em "Planeta dos Macacos: O Confronto", temos mais uma amostra de que a tecnologia, que costuma andar de mãos dadas com a evolução da linguagem cinematográfica, agora está destruindo o cinema.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa