Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Você não precisa conseguir decifrar os simbolismos da narrativa ou a natureza exata por trás de suas aranhas gigantes para apreciar e reconhecer o fato de que este trabalho de Denis Villeneuve é capaz de criar uma atmosfera carregada, tensa e sombria...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinema com Rapadura
por Guilherme Augusto
“O caos é uma ordem por decifrar”. Após terminar de assistir “O Homem Duplicado”, esta frase simplifica bem o desafio que o novo filme do canadense Denis Villeneuve nos proporciona, instigando o público a decifrar e tirar sua própria conclusão do caos que acabou vivenciando.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinemascope
por Joyce Pais
[Denis] Villeneuve desempenhou um meticuloso trabalho de ambientação, onde conseguiu, de forma sensível e perspicaz, capturar toda a atmosfera do livro e desenhá-la por meio de uma fotografia impecável, trabalhada nos tons pastéis (vistos também no figurino de Adam), sobretudo de marrom, amarelo e ocre, e no uso da minimalista trilha sonora que repete e acentua a tensão construída lentamente cena a cena.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Almanaque Virtual
por Raíssa Rossi
[...] Denis Villeneuve nos presenteia com uma obra surrealista repleta de mistérios, com interessantes discussões metafísicas, onde tudo está interligado no roteiro do espanhol Javier Gullón. O caos é uma ordem por decifrar.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineweb
por Nayara Reynaud
O cineasta do Canadá apresenta ao espectador seu thriller essencialmente psicológico, mas como algo bem longe do comum. O diretor [...] exercita uma construção fílmica mais baseada em simbologias do que em grandes ações propriamente ditas...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Screen International
por Anthony Kaufman
"O Homem Duplicado" é um nebuloso suspense metafísico que sempre está um passo à frente do público. Embora tenha pouca história e construção de personagem, o diretor desenvolve um quebra-cabeças minimalista que funciona como um bom contraponto ao grande suspense hollywoodiano "Os Suspeitos".
A crítica completa está disponível no site Screen International
Zero Hora
por Marcelo Perrone
A eficiente encenação proposta por [Denis] Villeneuve estimula o espectador a refletir sobre questões que vão da crise de identidade do homem em uma sociedade na qual a individualidade se dilui em sonhos, frustrações e costumes padronizados à projeção que se faz ao ambicionar ter a vida de outro. [...] É um filme estranho, que transita entre a representação alegórica de uma realidade opressiva e distorcida e um plano onírico no qual se projetam desejos e delírios.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineplayers
por Heitor Romero
É um filme de enlouquecedora dinâmica cíclica, propositalmente montado e narrado de forma a fechar uma roda tão estreita e tortuosa, que o próprio espectador tem que lutar para não perder o fio da meada e deixar escapar a distinção entre cenários e personagens, onde começa uma coisa e onde termina outra.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Critikat.com
por Ferhat Abbas
Neste jogo de pistas, quem constrói verdadeiramente a teia de aranha, e quem é a presa? Seria ele mesmo? Seu alter ego? A esposa grávida? O filme funciona com indícios, afim de melhor construir a intriga, como um jogo lúdico.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Preview
por Mariane Morisawa
"O Homem Duplicado" é bem mais experimental, com tempos longos e algumas maluquices no meio do caminho. [...] Enigmático e intrigante, o filme discute a questão da identidade na atualidade.
A crítica completa está disponível no site Preview
Télérama
por Pierre Murat
O cineasta também se limita: ele se perde em sua própria habilidade, que o distancia da emoção. "O Homem Duplicado" torna-se rapidamente - do início ao fim - um soberbo objeto frio, o mergulho de um neo-David Cronenberg estetizante...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Peter Debruge
Um trabalho de ficção especulativa ao mesmo tempo perturbador e insuportável, diferente de tudo que existe no que diz respeito ao tema, ritmo e tom. O filme deve ter sucesso em encontrar um público por sua simples bizarrice.
A crítica completa está disponível no site Variety
Omelete
por Marcelo Hessel
"O Homem Duplicado" é o típico filme de festival que pretende tocar certos temas mas se considera inteligente demais para de fato abordá-los diretamente.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
[Denis] Villeneuve investe na atmosfera, normalmente sua força (e muitas vezes a única). Mas exagera desta vez. O excesso de música estranha e imagens oníricas no início parecem querer jogar o espectador forçadamente dentro de um clima de suspense (algo que o título original, "inimigo", reforça). [...] A melhor coisa de todo o filme é a canção dos Walker Brothers que o encerra, o que de certo modo diz muito sobre suas insuficiências.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rolling Stone
por Christian Petermann
O roteiro do espanhol Javier Gullón [...] não é feliz em providenciar as pistas necessárias para a compreensão. Resta um bom trabalho duplo de [Jake] Gyllenhaal, uma ótima última cena com a francesa Mélanie Laurent e uma fotografia de tons desmaiados e enevoados...
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
O final é tão aberto que fica difícil decifrá-lo. Pode se perguntar se Adam e Anthony são a mesma pessoa? Nunca são vistos juntos diante de uma terceira pessoa. E suas esposas se parecem muito.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
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Cinema em Cena
Você não precisa conseguir decifrar os simbolismos da narrativa ou a natureza exata por trás de suas aranhas gigantes para apreciar e reconhecer o fato de que este trabalho de Denis Villeneuve é capaz de criar uma atmosfera carregada, tensa e sombria...
Cinema com Rapadura
“O caos é uma ordem por decifrar”. Após terminar de assistir “O Homem Duplicado”, esta frase simplifica bem o desafio que o novo filme do canadense Denis Villeneuve nos proporciona, instigando o público a decifrar e tirar sua própria conclusão do caos que acabou vivenciando.
Cinemascope
[Denis] Villeneuve desempenhou um meticuloso trabalho de ambientação, onde conseguiu, de forma sensível e perspicaz, capturar toda a atmosfera do livro e desenhá-la por meio de uma fotografia impecável, trabalhada nos tons pastéis (vistos também no figurino de Adam), sobretudo de marrom, amarelo e ocre, e no uso da minimalista trilha sonora que repete e acentua a tensão construída lentamente cena a cena.
Almanaque Virtual
[...] Denis Villeneuve nos presenteia com uma obra surrealista repleta de mistérios, com interessantes discussões metafísicas, onde tudo está interligado no roteiro do espanhol Javier Gullón. O caos é uma ordem por decifrar.
Cineweb
O cineasta do Canadá apresenta ao espectador seu thriller essencialmente psicológico, mas como algo bem longe do comum. O diretor [...] exercita uma construção fílmica mais baseada em simbologias do que em grandes ações propriamente ditas...
Screen International
"O Homem Duplicado" é um nebuloso suspense metafísico que sempre está um passo à frente do público. Embora tenha pouca história e construção de personagem, o diretor desenvolve um quebra-cabeças minimalista que funciona como um bom contraponto ao grande suspense hollywoodiano "Os Suspeitos".
Zero Hora
A eficiente encenação proposta por [Denis] Villeneuve estimula o espectador a refletir sobre questões que vão da crise de identidade do homem em uma sociedade na qual a individualidade se dilui em sonhos, frustrações e costumes padronizados à projeção que se faz ao ambicionar ter a vida de outro. [...] É um filme estranho, que transita entre a representação alegórica de uma realidade opressiva e distorcida e um plano onírico no qual se projetam desejos e delírios.
Cineplayers
É um filme de enlouquecedora dinâmica cíclica, propositalmente montado e narrado de forma a fechar uma roda tão estreita e tortuosa, que o próprio espectador tem que lutar para não perder o fio da meada e deixar escapar a distinção entre cenários e personagens, onde começa uma coisa e onde termina outra.
Critikat.com
Neste jogo de pistas, quem constrói verdadeiramente a teia de aranha, e quem é a presa? Seria ele mesmo? Seu alter ego? A esposa grávida? O filme funciona com indícios, afim de melhor construir a intriga, como um jogo lúdico.
Preview
"O Homem Duplicado" é bem mais experimental, com tempos longos e algumas maluquices no meio do caminho. [...] Enigmático e intrigante, o filme discute a questão da identidade na atualidade.
Télérama
O cineasta também se limita: ele se perde em sua própria habilidade, que o distancia da emoção. "O Homem Duplicado" torna-se rapidamente - do início ao fim - um soberbo objeto frio, o mergulho de um neo-David Cronenberg estetizante...
Variety
Um trabalho de ficção especulativa ao mesmo tempo perturbador e insuportável, diferente de tudo que existe no que diz respeito ao tema, ritmo e tom. O filme deve ter sucesso em encontrar um público por sua simples bizarrice.
Omelete
"O Homem Duplicado" é o típico filme de festival que pretende tocar certos temas mas se considera inteligente demais para de fato abordá-los diretamente.
Revista Interlúdio
[Denis] Villeneuve investe na atmosfera, normalmente sua força (e muitas vezes a única). Mas exagera desta vez. O excesso de música estranha e imagens oníricas no início parecem querer jogar o espectador forçadamente dentro de um clima de suspense (algo que o título original, "inimigo", reforça). [...] A melhor coisa de todo o filme é a canção dos Walker Brothers que o encerra, o que de certo modo diz muito sobre suas insuficiências.
Rolling Stone
O roteiro do espanhol Javier Gullón [...] não é feliz em providenciar as pistas necessárias para a compreensão. Resta um bom trabalho duplo de [Jake] Gyllenhaal, uma ótima última cena com a francesa Mélanie Laurent e uma fotografia de tons desmaiados e enevoados...
Rubens Ewald
O final é tão aberto que fica difícil decifrá-lo. Pode se perguntar se Adam e Anthony são a mesma pessoa? Nunca são vistos juntos diante de uma terceira pessoa. E suas esposas se parecem muito.