Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineplayers
por Daniel Dalpizzolo
Adirley faz um filme ousado e por vezes politicamente incorreto, cujas observações são defendidas com muito bom humor, sem recorrer a teses verborrágicas ou lobotomias ideológicas.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Folha de São Paulo
por Eliane Cantanhêde
A Brasília que "A Cidade É uma Só?" retrata é outra, a do brasileiro comum e pobre que mora na capital da República. [...] Uma forma de cinema tão contundente quanto a crítica política e social à capital e ao próprio país. Ceilândia não é exclusividade de Brasília.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Revista de Cinema
por A redação
É desse encontro entre o passado recente documentado, revelado pela memória dos personagens e reportagens em jornais e televisão, e o presente vivido por personagens ficcionais, mas inteiramente integrados nesta realidade, que surge a grande força do filme.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
Cineweb
por Alysson Oliveira
Queirós articula esses elementos, assim como as linguagens do documentário e da ficção, levantando uma discussão importante sobre a ocupação urbana.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
O filme adota uma pegada à la cinema marginal, com proposta paródica e agressivamente retórica. A ideia é incorporar a precariedade como elemento narrativo e nunca disfarçar a carência dos meios. Exasperante e repetitivo às vezes, passa no entanto seu recado.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Daniel Schenker
A resposta para a pergunta contida no título do filme de Adirley Queirós é óbvia. [...] Adirley Queirós descortina esse painel através de uma alternância entre personagens reais e ficcionais e conta com a importante contribuição de Marcius Barbieri na montagem.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
O diretor Adirley Queirós acompanha a rotina dos moradores e retrata o crescimento desordenado da região. Mas sua visão é unilateral. Faltou questionar autoridades e mesmo mostrar o destino dado à área esvaziada.
A crítica completa está disponível no site Preview
CineClick
por Roberto Guerra
Como a montagem não ajuda, o filme demora a engrenar e seus personagens a ganhar a simpatia do público. "A Cidade é uma Só?" até consegue levar alguma reflexão crítica para o espectador, mas percorre um longo e tortuoso caminho para isso.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinética
por Fabian Cantieri
É quase como se o filme tivesse que ser bom (atraente, encantador e imersivo) para poder mobilizar um debate. Chega perto de parecer uma necessidade de se fazer bem feito, [...] pois de outra forma, perder-se-ia a oportunidade de pôr em pauta o assunto.
A crítica completa está disponível no site Cinética
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Adirley faz um filme ousado e por vezes politicamente incorreto, cujas observações são defendidas com muito bom humor, sem recorrer a teses verborrágicas ou lobotomias ideológicas.
Folha de São Paulo
A Brasília que "A Cidade É uma Só?" retrata é outra, a do brasileiro comum e pobre que mora na capital da República. [...] Uma forma de cinema tão contundente quanto a crítica política e social à capital e ao próprio país. Ceilândia não é exclusividade de Brasília.
Revista de Cinema
É desse encontro entre o passado recente documentado, revelado pela memória dos personagens e reportagens em jornais e televisão, e o presente vivido por personagens ficcionais, mas inteiramente integrados nesta realidade, que surge a grande força do filme.
Cineweb
Queirós articula esses elementos, assim como as linguagens do documentário e da ficção, levantando uma discussão importante sobre a ocupação urbana.
Estado de São Paulo
O filme adota uma pegada à la cinema marginal, com proposta paródica e agressivamente retórica. A ideia é incorporar a precariedade como elemento narrativo e nunca disfarçar a carência dos meios. Exasperante e repetitivo às vezes, passa no entanto seu recado.
O Globo
A resposta para a pergunta contida no título do filme de Adirley Queirós é óbvia. [...] Adirley Queirós descortina esse painel através de uma alternância entre personagens reais e ficcionais e conta com a importante contribuição de Marcius Barbieri na montagem.
Preview
O diretor Adirley Queirós acompanha a rotina dos moradores e retrata o crescimento desordenado da região. Mas sua visão é unilateral. Faltou questionar autoridades e mesmo mostrar o destino dado à área esvaziada.
CineClick
Como a montagem não ajuda, o filme demora a engrenar e seus personagens a ganhar a simpatia do público. "A Cidade é uma Só?" até consegue levar alguma reflexão crítica para o espectador, mas percorre um longo e tortuoso caminho para isso.
Cinética
É quase como se o filme tivesse que ser bom (atraente, encantador e imersivo) para poder mobilizar um debate. Chega perto de parecer uma necessidade de se fazer bem feito, [...] pois de outra forma, perder-se-ia a oportunidade de pôr em pauta o assunto.