Em outro momento, são usados colagens de recortes de jornais e revistas formando os objetos, roupas, construções, detalhes engraçados dos personagens (um nariz, seios ou coxas). Os barracos da favela, por exemplo, são construídos com recortes de anúncios publicitários e revistas de fofoca.
Conheça a página do filme no Facebook!
Os desenhos da animação foram feitos diretamente com lápis coloridos, giz de cera, pastel e canetinha, não havendo desta forma separação entre desenho e pintura na hora da produção.
Diferente do traço de Garoto Cósmico, os personagens em Cuca no Jardim são seres inventados, geométricos e o desenho é mais espontâneo, como são os traços de uma criança, despretensioso, quase primitivo.
O Menino e o Mundo originalmente era um documentário animado e se chamaria Canto Latino. A mudança veio com o surgimento do personagem Cuca entre as anotações do diretor e, na sequência, veio a história.
Segundo longa metragem de Alê Abreu, mesmo diretor de Garoto Cósmico (2007), que também já havia dirigido três curtas de animação: Sirius, Espantalho e Passo.
Inicialmente se chamaria "Cuca no Jardim".
A produção de O Menino e o Mundo começou em agosto de 2010.