Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
O Globo
por Consuelo Lins
“Giovanni Improtta” está sempre um tom abaixo da possibilidade de fazer rir, e essa expectativa de um riso que (quase) não vêm atrapalha a percepção do filme. Há também uma variação na representação de certos personagens, que parecem saídos de universos paralelos de humor.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rolling Stone
por A redação
Estreando como diretor, Wilker se revela um fino observador da realidade brasileira, sem nunca abandonar o viés do humor.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
A Tarde
por João Carlos Sampaio
A instabilidade da dramaturgia e a indefinição entre o riso rasgado e a ironia comprometem este projeto, que é mais um daqueles filmes em que as premissas e pretensões não se concretizam na tela.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Blogs Pop
por Fábio Garcia
Infelizmente, o filme só não consegue fazer rir. [...] Um dos aspectos que mais incomodam no filme é a história, ou a falta dela.
A crítica completa está disponível no site Blogs Pop
Cinema com Rapadura
por Diego Benevides
A trama não consegue atingir um nível suficiente de entretenimento, pois um longa sobre o personagem não consegue se justificar per si.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Do personagem emprestado à telenovela, o contraventor que deseja legalizar seus negócios, resta uma história pontuada por bons momentos isolados, mas que, no todo, não chega a ser uma comédia, como fora prometido, e tampouco alcança um aspecto crítico, como talvez fosse desejo do seu diretor e intérprete.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Gazeta do Povo
por Luigi Poniwass
O filme falha no principal pré-requisito de uma comédia: fazer rir. [...] Pior: o ritmo é arrastado, dando a impressão de que a produção dura mais do que os 100 minutos que aparecem na ficha técnica. O argumento e o roteiro, que giram em torno do desejo de aceitação social do bicheiro, também são fracos.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
O enredo acompanha o contraventor em frustradas tentativas de ascender socialmente. Há cenas que parecem jogadas ao acaso - algumas de descabido apelo dramático.
A crítica completa está disponível no site Preview
CineClick
por Roberto Guerra
Enfadonho e mal realizado, "Giovanni Improtta" não obtém êxito em nenhuma frente. Como comédia, não é engraçado. Como crítica social é raso como piscina de criança.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinepop
por Wilker Medeiros
É ofensivo, aborrecido, novelado e extremamente mal realizado, do ponto vista artístico. Não conseguindo obter êxito algum em sua proposta fílmica. Até nos assuntos pungentes entre religião e homossexualidade, política e sociedade, o filme é irresponsavelmente raso.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Folha de São Paulo
por Maurício Stycer
O excesso é típico deste primeiro filme dirigido por José Wilker, também no papel do protagonista. Tudo no comportamento do bicheiro converge para a performance circense, mais próxima do "Zorra Total" do que das novelas alegóricas de Aguinaldo Silva ...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cineweb
por Neusa Barbosa
Resta mesmo a impressão de que o diretor de primeira viagem quis atirar para todos os lados e errou todos os alvos, inclusive com sua atuação, um dos pontos mais problemáticos da produção.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
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O Globo
“Giovanni Improtta” está sempre um tom abaixo da possibilidade de fazer rir, e essa expectativa de um riso que (quase) não vêm atrapalha a percepção do filme. Há também uma variação na representação de certos personagens, que parecem saídos de universos paralelos de humor.
Rolling Stone
Estreando como diretor, Wilker se revela um fino observador da realidade brasileira, sem nunca abandonar o viés do humor.
A Tarde
A instabilidade da dramaturgia e a indefinição entre o riso rasgado e a ironia comprometem este projeto, que é mais um daqueles filmes em que as premissas e pretensões não se concretizam na tela.
Blogs Pop
Infelizmente, o filme só não consegue fazer rir. [...] Um dos aspectos que mais incomodam no filme é a história, ou a falta dela.
Cinema com Rapadura
A trama não consegue atingir um nível suficiente de entretenimento, pois um longa sobre o personagem não consegue se justificar per si.
Estado de São Paulo
Do personagem emprestado à telenovela, o contraventor que deseja legalizar seus negócios, resta uma história pontuada por bons momentos isolados, mas que, no todo, não chega a ser uma comédia, como fora prometido, e tampouco alcança um aspecto crítico, como talvez fosse desejo do seu diretor e intérprete.
Gazeta do Povo
O filme falha no principal pré-requisito de uma comédia: fazer rir. [...] Pior: o ritmo é arrastado, dando a impressão de que a produção dura mais do que os 100 minutos que aparecem na ficha técnica. O argumento e o roteiro, que giram em torno do desejo de aceitação social do bicheiro, também são fracos.
Preview
O enredo acompanha o contraventor em frustradas tentativas de ascender socialmente. Há cenas que parecem jogadas ao acaso - algumas de descabido apelo dramático.
CineClick
Enfadonho e mal realizado, "Giovanni Improtta" não obtém êxito em nenhuma frente. Como comédia, não é engraçado. Como crítica social é raso como piscina de criança.
Cinepop
É ofensivo, aborrecido, novelado e extremamente mal realizado, do ponto vista artístico. Não conseguindo obter êxito algum em sua proposta fílmica. Até nos assuntos pungentes entre religião e homossexualidade, política e sociedade, o filme é irresponsavelmente raso.
Folha de São Paulo
O excesso é típico deste primeiro filme dirigido por José Wilker, também no papel do protagonista. Tudo no comportamento do bicheiro converge para a performance circense, mais próxima do "Zorra Total" do que das novelas alegóricas de Aguinaldo Silva ...
Cineweb
Resta mesmo a impressão de que o diretor de primeira viagem quis atirar para todos os lados e errou todos os alvos, inclusive com sua atuação, um dos pontos mais problemáticos da produção.