O livro no qual Nosso Lar é baseado já vendeu 2 milhões de exemplares. Ele já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.
Os direitos de adaptação foram cedidos pela Federação Espírita Brasileira à Cinética Filmes no final de 2005.
Renato Prieto se preparou durante seis meses para atuar em Nosso Lar. Neste período ele emagreceu 18 quilos, através de acompanhamento médico e de uma dieta que cortou carboidratos e permitia uma quantidade bem baixa de calorias.
Durante as filmagens, Renato Prieto chegou a ficar cerca de sete horas na sala de maquiagem, para rodar as cenas do umbral.
Nosso Lar teve locações no Rio de Janeiro e em Brasília, ao longo de oito semanas de filmagens.
Cerca de 90% das cenas requisitaram algum tipo de efeito especial, desde a criação de prédios, ruas e casas da cidade espiritual até a aparência dos espíritos e sua forma de viver.
A cidade de Nosso Lar está localizada a 50 km de distância da Terra.
A muralha de Nosso Lar foi realmente construída, em uma fazenda em Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro. A construção tinha 70 metros de comprimento e sete metros de altura.
Após o término das filmagens em Guaratiba, o portal e 20 metros da muralha foram transportados para o bairro de São Cristóvão, no Rio. Lá foram filmadas, em detalhe, a entrada e a alameda principal da cidade de Nosso Lar.
As cenas da parte externa de Nosso Lar foram rodadas no Monumento dos Pracinhas, no Rio de Janeiro.
As cenas do umbral foram rodadas em uma pedreira no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em um espaço de 10 mil metros quadrados.
Nas cenas na casa de Lísias, a rua foi composta a partir de construção real e efeitos visuais para reproduzir as casas de Nosso Lar. Foram construídas fachadas de algumas casas e, com a ajuda de painéis de chroma key, foi gerado o efeito de uma rua repleta de casas;
Foi necessária mais de meia tonelada de gelo seco para a reprodução de diferentes tipos de fumaça.
O aerobus tinha 14 metros de comprimento e pesava sete toneladas. Ele foi construído em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e levou cinco dias até chegar ao Rio de Janeiro, local das filmagens. O único meio de transportá-lo foi usando uma carreta estendida.
Foi lançado em 435 salas de cinema, recorde até então para a estreia de filmes brasileiros.
Levou 541.853 espectadores às salas de cinema em seu primeiro final de semana. Trata-se da terceira maior abertura da retomada do cinema brasileiro, atrás apenas de Chico Xavier (2010) e Se Eu Fosse Você 2 (2009).
Atingiu a marca de um milhão de espectadores em apenas cinco dias de exibição. É o melhor desempenho de um filme brasileiro nos cinemas no período da retomada.
GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
2011
Ganhou
Melhores Efeitos Especiais
Indicação
Melhor Som
FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI
2011
Ganhou
Melhor Direção de Arte