Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Adele Lazarin
Os atores/prisioneiros imergem de tal forma em seus personagens que suas próprias histórias se misturam com a história que devem contar.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
A estratégia dos Taviani se revela especialmente intrigante, já que percebemos que a maior parte do que testemunhamos envolve uma encenação cuidadosa, desde as brigas entre integrantes do elenco até comentários feitos pelos carcereiros ...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinética
por Fábio Andrade
A cada nova distribuição de cartas, o jogo de "César Deve Morrer" parece mais e mais complexo, mais e mais distante do discurso facilitador da arte como "medicina social" a que se refere Jacques Rancière.
A crítica completa está disponível no site Cinética
O Globo
por Rodrigo Fonseca
Um manifesto em prol da reciclagem de uma nação que, em seu inconformismo diante das contradições da sociedade, já legou ao cinema mestres como Pasolini, Visconti e os Taviani, renovados com uma obra viva e inconformada diante da exclusão.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Lee Marshall
Os irmãos Taviani estão de volta com este drama-documentário impressionante, fresco e emocionante, mostrando que eles não perderam nada do rigor na observação, ou na simpatia pelos desfavorecidos ...
A crítica completa está disponível no site Screen International
Cineweb
por Neusa Barbosa
Habilmente, os Tavianis exploram esse apagamento da fronteira entre vida e arte, entre realidade e encenação, usando o próprio ambiente da prisão como cenário principal, já que o filme se ocupa principalmente dos ensaios da peça.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
New York Times
por Manohla Dargis
Existe uma qualidade elementar, quase primitiva no trabalho dos Taviani, que conseguem captar o aspecto material da prisão, com suas paredes altas, janelas com barras e quartos sufocantes que funcionam como manifestações do estado de espírito dos personagens.
A crítica completa está disponível no site New York Times
The Hollywood Reporter
por David Rooney
Este filme é mais corajoso do que as últimas produções dos irmãos Taviani. Embora ele seja melhor nas cenas teatrais do que no falso cinema-verdade das cenas ao redor, a mistura ainda é interessante.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Frédéric Strauss
Com um olhar tão generoso quanto autoritário, os Taviano criam nesta realidade um filme em preto e branco onde cada plano é bem pensado e soberbamente enquadrado.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Zero Hora
por Daniel Feix
Entre o que poderia ser um reality show de cadeia e um documentário sobre um projeto de social de reeducação por meio da cultura, os Taviani fizeram um filmaço sobre a jornada transformadora de vidas que até setores menos retrógrados da sociedade já davam como perdidas.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
A energia com que os condenados bradam frases sobre o poder, morte e traição é tão verdadeira que, por vezes, não se sabe se declamam Shakespeare ou se falam de seus dramas pessoais.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rolling Stone
por Christian Petterman
A espontaneidade de certas cenas é questionável, pois alguns diálogos parecem muito adequados para a evolução do filme. Mas há uma verdade inquestionável na presença desses criminosos ...
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Folha de São Paulo
por Alcino Leite Neto
Não é o charme dos delinquentes nem a transcendência da arte que interessam aos irmãos Taviani, mas recolocar, à Itália e alhures, uma das indagações mais graves da peça de Shakespeare: quando termina a ação política e começa o crime.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Omelete
por Marcelo Hessel
"César Deve Morrer" não dá respostas, porém; é mais um filme de diagnósticos que permite, poeticamente, aos seus escolhidos, uma pequena redenção por meio da arte.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Piauí
por Eduardo Escorel
Apesar da música retórica e de uma pequena tolice no final, há bons motivos para assistir a "César deve morrer" ...
A crítica completa está disponível no site Revista Piauí
Variety
por Jay Weissberg
Os diretores Paolo e Vittorio Taviano pegaram a velha ideia de teatro na prisão e atualizaram-na com uma ideia intrigante, embora superficial, no semi-documentário "César Deve Morrer".
A crítica completa está disponível no site Variety
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinema com Rapadura
Os atores/prisioneiros imergem de tal forma em seus personagens que suas próprias histórias se misturam com a história que devem contar.
Cinema em Cena
A estratégia dos Taviani se revela especialmente intrigante, já que percebemos que a maior parte do que testemunhamos envolve uma encenação cuidadosa, desde as brigas entre integrantes do elenco até comentários feitos pelos carcereiros ...
Cinética
A cada nova distribuição de cartas, o jogo de "César Deve Morrer" parece mais e mais complexo, mais e mais distante do discurso facilitador da arte como "medicina social" a que se refere Jacques Rancière.
O Globo
Um manifesto em prol da reciclagem de uma nação que, em seu inconformismo diante das contradições da sociedade, já legou ao cinema mestres como Pasolini, Visconti e os Taviani, renovados com uma obra viva e inconformada diante da exclusão.
Screen International
Os irmãos Taviani estão de volta com este drama-documentário impressionante, fresco e emocionante, mostrando que eles não perderam nada do rigor na observação, ou na simpatia pelos desfavorecidos ...
Cineweb
Habilmente, os Tavianis exploram esse apagamento da fronteira entre vida e arte, entre realidade e encenação, usando o próprio ambiente da prisão como cenário principal, já que o filme se ocupa principalmente dos ensaios da peça.
New York Times
Existe uma qualidade elementar, quase primitiva no trabalho dos Taviani, que conseguem captar o aspecto material da prisão, com suas paredes altas, janelas com barras e quartos sufocantes que funcionam como manifestações do estado de espírito dos personagens.
The Hollywood Reporter
Este filme é mais corajoso do que as últimas produções dos irmãos Taviani. Embora ele seja melhor nas cenas teatrais do que no falso cinema-verdade das cenas ao redor, a mistura ainda é interessante.
Télérama
Com um olhar tão generoso quanto autoritário, os Taviano criam nesta realidade um filme em preto e branco onde cada plano é bem pensado e soberbamente enquadrado.
Zero Hora
Entre o que poderia ser um reality show de cadeia e um documentário sobre um projeto de social de reeducação por meio da cultura, os Taviani fizeram um filmaço sobre a jornada transformadora de vidas que até setores menos retrógrados da sociedade já davam como perdidas.
Preview
A energia com que os condenados bradam frases sobre o poder, morte e traição é tão verdadeira que, por vezes, não se sabe se declamam Shakespeare ou se falam de seus dramas pessoais.
Rolling Stone
A espontaneidade de certas cenas é questionável, pois alguns diálogos parecem muito adequados para a evolução do filme. Mas há uma verdade inquestionável na presença desses criminosos ...
Folha de São Paulo
Não é o charme dos delinquentes nem a transcendência da arte que interessam aos irmãos Taviani, mas recolocar, à Itália e alhures, uma das indagações mais graves da peça de Shakespeare: quando termina a ação política e começa o crime.
Omelete
"César Deve Morrer" não dá respostas, porém; é mais um filme de diagnósticos que permite, poeticamente, aos seus escolhidos, uma pequena redenção por meio da arte.
Revista Piauí
Apesar da música retórica e de uma pequena tolice no final, há bons motivos para assistir a "César deve morrer" ...
Variety
Os diretores Paolo e Vittorio Taviano pegaram a velha ideia de teatro na prisão e atualizaram-na com uma ideia intrigante, embora superficial, no semi-documentário "César Deve Morrer".