Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
O Globo
por Rodrigo Fonseca
Inflamável em seu olhar crítico para a alienação cotidiano, graças à chama inextinguível de Aniello Arena, um ator formado em grupos de teatro carcerário, “Reality — A grande ilusão” [...] dirige seu fogo contra o responsável direto pela fragilização do cinema italiano: a televisão.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Cinema com Rapadura
por Mateus Almeida
Tal paranoia crescente é representada de modo sutil, mas interessante, no uso de primeiros planos e de uma profundidade de campo curta, que foca no protagonista nos momentos em que ele se vê como objeto de atenção dos “funcionários da emissora”.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
CineClick
por Paulo Cintra
"Reality - A Grande Ilusão" é uma obra madura, com forte crítica social e ótimo desfecho. Uma grande fábula moderna sem final feliz.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
"Reality" [...] discute com eficiência a natureza superficial dos conceitos de “celebridade” e “fama” a partir de uma história divertida que, aos poucos, revela uma surpreendente melancolia subjacente.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
New York Post
por Manohla Dargis
"Reality - A Grande Ilusão" também é o retrato de uma Itália dominada por rituais e espetáculos, que incluem o ato de observar e ser observado.
A crítica completa está disponível no site New York Post
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Uma comédia escachada e inteligente, que consegue ser moderna [...] e ao mesmo tempo faz lembrar a velha tradição do neo-realismo e das antigas comédias napolitanas ...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Zero Hora
por Marcelo Perrone
"Reality - A Grande Ilusão" transcorre entre a fábula e o delírio. [...] Poderia-se adicionar ao enredo também a sátira religiosa, na figura do amigo católico que alerta para Aquele que a todos nós observa o tempo todo.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineweb
por Neusa Barbosa
A grande força do filme está em sintonizar esse fascínio por ocupar um lugar numa espécie de mundo paralelo, o da TV, encarando a fama como um passaporte para o sucesso, como uma fórmula mágica para resolver todos os problemas ...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cineplayers
por Rodrigo Torres de Souza
Se esse exemplo de sutileza cede lugar à obviedade quando o diretor verbaliza sua crítica a uma realidade que ignora os “limites do ser e do parecer, do verdadeiro e do falso” [...], o filme desanda de vez em seu terço final, quando Garrone estende a paranóia do protagonista por um terceiro ato redundante e demasiadamente extenso ...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Omelete
por Natália Bridi
"Reality: A Grande Ilusão" [...] parte desse elemento intrínseco à cultura italiana - o medo de um Deus onipresente, onisciente e acusador - e o associa ao fenômeno de reality shows como o Big Brother para uma bem-humorada reflexão sobre as mudanças de paradigma no seu país.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Preview
por Mariane Morisawa
O que é ficção e o que é realidade embaralham-se nessa história de espírito felliniano, delirante [...] Apesar de seu talento evidente, nem sempre Garrone acerta o tom ...
A crítica completa está disponível no site Preview
Télérama
por Pierre Murat
Matteo Garrone filma com maestria a construção da paranoia [... Mas] pouco depois, o desconforto impera, apagando brutalmente o bom humor e a diversão.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Screen International
por Allan Hunter
Comedido e cauteloso, "Reality - A Grande Ilusão" não consegue explorar ao máximo um tema que não parece tão urgente ou imediato quanto parecia antigamente.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Meio comédia e meio drama, o filme pena para achar o seu tom entre personagens artificiais e conflitos lentos, com piscadas de olho a Fellini e ao neorrealismo italiano que deixam um gosto de grande pizza requentada.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por A redação
Garrone, talvez sabiamente, fica em cima do muro ao apresentar os gostos questionáveis de seus personagens, mostrados sem caricaturas. Mas embora "Reality - A Grande Ilusão" evite o olhar condescendente, ele também evita fornecer qualquer comentário sério sobre a busca pela fama.
A crítica completa está disponível no site Variety
Critikat.com
por Mathieu Macheret
Matteo Garrone [...] constrói um filme chato e pesado, que despreza as classes mais baixas (estes imbecis que assistem à televisão) e usa uma reflexão banal e gasta sobre a tele-realidade.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
O Globo
Inflamável em seu olhar crítico para a alienação cotidiano, graças à chama inextinguível de Aniello Arena, um ator formado em grupos de teatro carcerário, “Reality — A grande ilusão” [...] dirige seu fogo contra o responsável direto pela fragilização do cinema italiano: a televisão.
Cinema com Rapadura
Tal paranoia crescente é representada de modo sutil, mas interessante, no uso de primeiros planos e de uma profundidade de campo curta, que foca no protagonista nos momentos em que ele se vê como objeto de atenção dos “funcionários da emissora”.
CineClick
"Reality - A Grande Ilusão" é uma obra madura, com forte crítica social e ótimo desfecho. Uma grande fábula moderna sem final feliz.
Cinema em Cena
"Reality" [...] discute com eficiência a natureza superficial dos conceitos de “celebridade” e “fama” a partir de uma história divertida que, aos poucos, revela uma surpreendente melancolia subjacente.
New York Post
"Reality - A Grande Ilusão" também é o retrato de uma Itália dominada por rituais e espetáculos, que incluem o ato de observar e ser observado.
Rubens Ewald
Uma comédia escachada e inteligente, que consegue ser moderna [...] e ao mesmo tempo faz lembrar a velha tradição do neo-realismo e das antigas comédias napolitanas ...
Zero Hora
"Reality - A Grande Ilusão" transcorre entre a fábula e o delírio. [...] Poderia-se adicionar ao enredo também a sátira religiosa, na figura do amigo católico que alerta para Aquele que a todos nós observa o tempo todo.
Cineweb
A grande força do filme está em sintonizar esse fascínio por ocupar um lugar numa espécie de mundo paralelo, o da TV, encarando a fama como um passaporte para o sucesso, como uma fórmula mágica para resolver todos os problemas ...
Cineplayers
Se esse exemplo de sutileza cede lugar à obviedade quando o diretor verbaliza sua crítica a uma realidade que ignora os “limites do ser e do parecer, do verdadeiro e do falso” [...], o filme desanda de vez em seu terço final, quando Garrone estende a paranóia do protagonista por um terceiro ato redundante e demasiadamente extenso ...
Omelete
"Reality: A Grande Ilusão" [...] parte desse elemento intrínseco à cultura italiana - o medo de um Deus onipresente, onisciente e acusador - e o associa ao fenômeno de reality shows como o Big Brother para uma bem-humorada reflexão sobre as mudanças de paradigma no seu país.
Preview
O que é ficção e o que é realidade embaralham-se nessa história de espírito felliniano, delirante [...] Apesar de seu talento evidente, nem sempre Garrone acerta o tom ...
Télérama
Matteo Garrone filma com maestria a construção da paranoia [... Mas] pouco depois, o desconforto impera, apagando brutalmente o bom humor e a diversão.
Screen International
Comedido e cauteloso, "Reality - A Grande Ilusão" não consegue explorar ao máximo um tema que não parece tão urgente ou imediato quanto parecia antigamente.
The Hollywood Reporter
Meio comédia e meio drama, o filme pena para achar o seu tom entre personagens artificiais e conflitos lentos, com piscadas de olho a Fellini e ao neorrealismo italiano que deixam um gosto de grande pizza requentada.
Variety
Garrone, talvez sabiamente, fica em cima do muro ao apresentar os gostos questionáveis de seus personagens, mostrados sem caricaturas. Mas embora "Reality - A Grande Ilusão" evite o olhar condescendente, ele também evita fornecer qualquer comentário sério sobre a busca pela fama.
Critikat.com
Matteo Garrone [...] constrói um filme chato e pesado, que despreza as classes mais baixas (estes imbecis que assistem à televisão) e usa uma reflexão banal e gasta sobre a tele-realidade.