Minha conta
    Xingu
    Média
    3,6
    publicações
    • Instituto Moreira Salles
    • CineClick
    • Cinema com Rapadura
    • Cinema em Cena
    • Cineplayers
    • Cineweb
    • Estado de São Paulo
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo
    • Jornal do Brasil
    • O Globo
    • Veja
    • Zero Hora
    • Preview
    • Rolling Stone
    • Correio Braziliense
    • Omelete
    • Rubens Ewald
    • A Tarde
    • Cinética

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    Não é um filme do qual os espectadores saiam dizendo que "a fotografia é linda" ou que "os atores estão formidáveis", embora as duas coisas sejam verdadeiras. É que em "Xingu" nenhum valor de produção se destaca "em si". Tudo está a serviço da consistência e da limpidez da narrativa.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    CineClick

    por Roberto Guerra

    "Xingu" é um filme como todo filme deveria ser: lapidado, bem trabalhado, no qual se enxerga de pronto a coesão da equipe que o realizou. João Miguel, Caio Blat e Felipe Camargo, atores que dão vida aos irmãos Vilas-Bôas, fazem um trabalho exemplar.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cinema com Rapadura

    por Léo Freitas

    ... "Xingu" consegue distribuir os diversos enfoques de uma operação de tal magnitude, como os conflitos entre os irmãos, a relação entre índios e brancos, a questão política de poder e cobiça diante da terra e a fascinante cultura indígena ...

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    ... "Xingu" é um filme eficiente e tocante que faz justiça à memória dos Villas-Bôas e ao seu trabalho.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cineplayers

    por Heitor Romero

    "Xingu" é um filme-documento que promove os ideais dos maiores sertanistas brasileiros e conscientiza o público da importância do índio dentro da realidade coletiva de nosso país.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    ... "Xingu" supera dois grandes obstáculos ao humanizar cada um dos irmãos e deixar clara sua inquestionável defesa dos indígenas ...

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Um épico intimista, propondo o que não deixa de ser uma tragédia familiar [...] Gosto demais do filme e de seus atores, o trio João Miguel/Felipe Camargo/Caio Blat.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Cao Hamburguer pensou a saga da criação do Parque Nacional do Xingu da maneira como foi – como resultado de idealismo e de um grande sentimento de aventura.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Ao se fixar nos irmãos, "Xingu" fixa, também, a atitude de homens que buscaram aliar ideias à ação. É o que, para além das ambiguidades, os torna tão especiais, num filme também especial.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Jornal do Brasil

    por Alice Turnbull

    Sem idealizações, somos apresentados aos irmãos e aos índios e, por que não, ao nosso país. E aqui vale ressaltar a bela fotografia de Adriano Goldman, que proporciona boa parte da viagem a esse Brasil outro, intocado.

    A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

    O Globo

    por Susana Schild

    "Xingu" investe no tom épico de uma trajetória de aventuras e idealismo. João Miguel, como Cláudio, confirma ser um dos maiores atores do país, enquanto Felipe Camargo, como rlando, tem sua melhor atuação em cinema, e Caio Blat imprime intensidade ao caçula Leonardo.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Veja

    por Isabela Boscov

    O cuidado, a paciência e o respeito com a história são notáveis. [...] João Miguel, especialmente, está maravilhoso.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Zero Hora

    por Daniel Feix

    O melhor do filme é que ele emociona sem os excessos de música e dramaticidade comuns a títulos com este perfil.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Preview

    por Mariane Morisawa

    O mais importante é que, ao falar de um momento histórico, o filme consegue despertar para a situação do índio presente, tornando-se mais relevante do que apenas a aventura dos três irmãos.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Rolling Stone

    por Felipe Milanez

    "Xingu" começa meio morno, mas emociona ao recriar o ambiente da selva e as angústias de quem vive, lado a lado, a violência contra os índios.

    A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

    Correio Braziliense

    por Ricardo Daehn

    Íntegro ao espírito de discrição, antes adotado no longa "O ano em que meus pais saíram de férias", o diretor opta por um estilo seco e, em certa medida, prejudicado pelo excesso de situações condensadas.

    A crítica completa está disponível no site Correio Braziliense

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    ["Xingu"] é uma biografia meio chapa-branca que flerta com [a] complexidade (nos dilemas de Cláudio), mas que termina simplificando coadjuvantes (o fazendeiro mau, o político negociador) e resgatando a velha ideia do Bom Selvagem ...

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    ... "Xingu" é um filme frio, correto, que se sobressai especialmente num ano que por enquanto ainda não teve pontos altos. Acho a narrativa um pouco confusa mas é compreensível pelo tamanho do projeto ao sintetizar tantos anos de História.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    A Tarde

    por João Carlos Sampaio

    O filme acaba assumindo um trabalho de reinterpretação das vivências dos sertanistas bastante informativo [...] mas que não funciona tão bem como espetáculo, justamente o que parece ser a sua intenção mais flagrante: transformar em palatável aventura a labuta dos Villas-Boas.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Cinética

    por Paulo Henrique Ferreira

    Sob os olhos do diretor, o indígena se torna objeto de um voyeurismo, subentendido somente a partir de certos valores éticos (um tanto europeus) de purismo e preservação da diferença.

    A crítica completa está disponível no site Cinética
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top