Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Jacqueline Farid
No lugar da gravidade solene que, não sem razão, domina as obras cinematográficas que tratam desse pedaço da história, o filme se serve de humor para contar a saga ainda desconhecida de muita gente. [...] cada cena tem sua razão de ser e faz a história avançar, refletindo a segurança do roteiro e da direção.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineweb
por Neusa Barbosa
Sem pretender fixar-se demais na lição de história, "Caçadores de Obras-Primas" toma liberdades e injeta humor sempre que possível – como nas relações interpessoais entre os membros do grupo. Nem por isso, perde de vista a ideia central da história...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Não é preciso ir longe para notar que Clooney entra no território do "filmão": ele é quem dirige essa produção divertida, impessoal e com um fundo, digamos, sério. E esse fundo, à parte as tiradas filosóficas, é um "mcguffin" como qualquer outro, para usar a expressão de Hitchcock. Se em vez de obras buscassem segredos científicos roubados por nazistas, nada mudaria profundamente.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Mário Abbade
Assim como em “Fugindo do inferno” (1963), de John Sturges, um elenco estelar é reunido com o objetivo de divertir. Mas, mesmo optando pelo entretenimento, Clooney deixa uma questão interessante: vale a pena sacrificar vidas para salvar a arte?
A crítica completa está disponível no site O Globo
CineClick
por Roberto Guerra
A impressão que se tem é que Clooney não sabia muito bem que rumo tomar. [...] Esse clima anedótico não se sustenta por muito tempo, já que em sua essência "Caçadores de Obras-Primas" é um drama.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
É muito antiquado, parece um filme do começo dos anos 60 (tipo "Os Guerreiros Pilantras", só que quadrado e bem comportado). E conta uma historia que quanto muito pode interessar os mais velhos e intelectualizados.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cinema com Rapadura
por Arthur Grieser
Eis o que podemos estabelecer como o primeiro grande escorregão da carreira de George Clooney como diretor. ‘’Qual o real valor da arte?’’, pergunta determinado personagem já no terceiro ato do filme, em uma das muitas reflexões desperdiçadas pelo desequilíbrio da película. A julgar pela presente obra, não muito.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Omelete
por Marcelo Hessel
Falta ao filme a aventura e a malícia da cinessérie de Steven Soderbergh e sobram boas intenções. Clooney termina flertando mais com os filmes de guerra solenes de Steven Spielberg [...] do que propriamente com os thrillers ambíguos que são sua especialidade.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Willian Silveira
Acuado frente ao comprometimento moral ao qual o filme se eleva em determinados momentos, Clooney não conseguiu imprimir em "Caçadores de Obras-Primas" a força e o ritmo necessários para transformá-lo em outro de seus bons filmes.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Mariane Morisawa
"Caçadores de Obras-Primas" é uma série de vinhetas desinteressantes e sem muita conexão [...] O problema maior é de tom mesmo. George Clooney abandonou a ironia habitual, e, ao tentar fazer algo mais leve apesar do tema sério, errou a mão.
A crítica completa está disponível no site Preview
Screen International
por Tim Grierson
"Caçadores de Obras-Primas" tenta misturar humor e drama, o heroísmo em estilo "Os Doze Condenados" com o charme de "Onze Homens e um Segredo", mas fracassa ao tentar encontrar um tom ou direção consistente.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Andrew Pulvar
Cheio de patriotismo, esquemático ao limite da idiotice, e interrompido a cada minuto por uma autojustificação neurótica, este filme não possui nem um pouco da destreza ou do suspense de "Argo", a última brincadeira histórica em que Clooney esteve envolvido.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Zero Hora
por Marcelo Perrone
O fato histórico é muito interessante, seu registro em livro detalha e enaltece a façanha, mas a versão para o cinema da corajosa missão ficou aquém do que o tema e os nomes envolvidos na produção sugeriam.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Folha de São Paulo
por Pablo R. Bazarello
O filme abusa da exposição ao fazer os personagens martelarem a trama o tempo todo para o público. Um dos grandes defeitos, talvez o principal, é fazer uso de diversos personagens – todos interpretados pela nata de Hollywood, sem que seu desenvolvimento seja apropriado.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Variety
por Scott Foundas
Não são apenas as grandes obras de arte europeias que sumiram em "Caçadores de Obras-Primas". O talento do diretor-roteirista-ator George Clooney também está ausente. [...] Clooney transformou uma fascinante história real em um seminário de arte incrivelmente tolo e deprimente.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Almanaque Virtual
No lugar da gravidade solene que, não sem razão, domina as obras cinematográficas que tratam desse pedaço da história, o filme se serve de humor para contar a saga ainda desconhecida de muita gente. [...] cada cena tem sua razão de ser e faz a história avançar, refletindo a segurança do roteiro e da direção.
Cineweb
Sem pretender fixar-se demais na lição de história, "Caçadores de Obras-Primas" toma liberdades e injeta humor sempre que possível – como nas relações interpessoais entre os membros do grupo. Nem por isso, perde de vista a ideia central da história...
Folha de São Paulo
Não é preciso ir longe para notar que Clooney entra no território do "filmão": ele é quem dirige essa produção divertida, impessoal e com um fundo, digamos, sério. E esse fundo, à parte as tiradas filosóficas, é um "mcguffin" como qualquer outro, para usar a expressão de Hitchcock. Se em vez de obras buscassem segredos científicos roubados por nazistas, nada mudaria profundamente.
O Globo
Assim como em “Fugindo do inferno” (1963), de John Sturges, um elenco estelar é reunido com o objetivo de divertir. Mas, mesmo optando pelo entretenimento, Clooney deixa uma questão interessante: vale a pena sacrificar vidas para salvar a arte?
CineClick
A impressão que se tem é que Clooney não sabia muito bem que rumo tomar. [...] Esse clima anedótico não se sustenta por muito tempo, já que em sua essência "Caçadores de Obras-Primas" é um drama.
Rubens Ewald
É muito antiquado, parece um filme do começo dos anos 60 (tipo "Os Guerreiros Pilantras", só que quadrado e bem comportado). E conta uma historia que quanto muito pode interessar os mais velhos e intelectualizados.
Cinema com Rapadura
Eis o que podemos estabelecer como o primeiro grande escorregão da carreira de George Clooney como diretor. ‘’Qual o real valor da arte?’’, pergunta determinado personagem já no terceiro ato do filme, em uma das muitas reflexões desperdiçadas pelo desequilíbrio da película. A julgar pela presente obra, não muito.
Omelete
Falta ao filme a aventura e a malícia da cinessérie de Steven Soderbergh e sobram boas intenções. Clooney termina flertando mais com os filmes de guerra solenes de Steven Spielberg [...] do que propriamente com os thrillers ambíguos que são sua especialidade.
Papo de Cinema
Acuado frente ao comprometimento moral ao qual o filme se eleva em determinados momentos, Clooney não conseguiu imprimir em "Caçadores de Obras-Primas" a força e o ritmo necessários para transformá-lo em outro de seus bons filmes.
Preview
"Caçadores de Obras-Primas" é uma série de vinhetas desinteressantes e sem muita conexão [...] O problema maior é de tom mesmo. George Clooney abandonou a ironia habitual, e, ao tentar fazer algo mais leve apesar do tema sério, errou a mão.
Screen International
"Caçadores de Obras-Primas" tenta misturar humor e drama, o heroísmo em estilo "Os Doze Condenados" com o charme de "Onze Homens e um Segredo", mas fracassa ao tentar encontrar um tom ou direção consistente.
The Guardian
Cheio de patriotismo, esquemático ao limite da idiotice, e interrompido a cada minuto por uma autojustificação neurótica, este filme não possui nem um pouco da destreza ou do suspense de "Argo", a última brincadeira histórica em que Clooney esteve envolvido.
Zero Hora
O fato histórico é muito interessante, seu registro em livro detalha e enaltece a façanha, mas a versão para o cinema da corajosa missão ficou aquém do que o tema e os nomes envolvidos na produção sugeriam.
Folha de São Paulo
O filme abusa da exposição ao fazer os personagens martelarem a trama o tempo todo para o público. Um dos grandes defeitos, talvez o principal, é fazer uso de diversos personagens – todos interpretados pela nata de Hollywood, sem que seu desenvolvimento seja apropriado.
Variety
Não são apenas as grandes obras de arte europeias que sumiram em "Caçadores de Obras-Primas". O talento do diretor-roteirista-ator George Clooney também está ausente. [...] Clooney transformou uma fascinante história real em um seminário de arte incrivelmente tolo e deprimente.