Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
O Globo
por Susana Schild
Apesar do viés político, a segura direção de Petzold é admirável ao revelar, com sutilezas, as diferentes reações individuais — das mais desesperadas às mais conformadas. Essa gradação contribui para enriquecimento da trama e seu final desconcertante.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Chronic'art.com
por Amélie Dubois
Fortemente impressionante [...]. Deste mundo comunista tira-se uma visão complexa e aberta, profundamente íntima, até hoje nunca vista no cinema.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cinema com Rapadura
por Léo Freitas
O roteiro [...] traz diálogos rápidos e incisivos que dão, a conta-gotas, uma trama instigante, prendendo o espectador
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Estado de Minas
por Ailton Magioli
Além de história tremendamente bem-amarrada e da atuação estupenda da protagonista, o filme tem dois aspectos fundamentais para o desenrolar perfeito da trama: a ausência de trilha sonora [...] e os tons gris e pastéis da fotografia ...
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Seu inabalável desejo de ir embora encontra justificativa no mais elementar e básico dos direitos, o de ir e vir, simplesmente. Barbara fala do preço e do valor da liberdade. Sem qualquer ostentação ou proselitismo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
New York Times
por Manohla Dargis
"Barbara" trata de uma dissidente recusa o totalitarismo com uma raiva modesta e obstinada. Petzold evita clichês com a mesma força que evita o discurso político.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Screen International
por Jonathan Romney
Nina Hoss constrói su personagem magnificamente. [...] Para quem gosta deste tipo de obras super controladas, e muito inteligentes, "Barbara" é uma ótima pedida.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
A estranha opressão e a passagem do tempo são elegantemente retratadas, e Hoss transmite com elegância o tenso desespero de Barbara.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
Um lento drama sobre a Guerra Fria, que vai recompensar os espectadores pacientes com uma conclusão emocionante.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Frédéric Strauss
Todos os lugares que Barbara atravessa destilam uma atmosfera sufocante, ameaçadora. Christian Petzold cria uma vacuidade absurda, e também o medo que o mínimo gesto seja visto e denunciado.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Justin Chang
Retratando com credibilidade a solidão da vida na Alemanha do leste sem excesso de miserabilismo, este drama esperto e incisivo é marcado pela inteligência e por sua dura compaixão.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Daniel Feix
Petzold cria tensões e envolve o espectador com diálogos enxutos, confiando no poder da imagem e na expressividade de seus atores.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineplayers
por Lygia Santos
A estratégia de abordar um estado de controle por meio de uma estética de controle não é isenta de uma contradição passível de questionamentos políticos.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
O diretor alemão Christian Petzold pratica um cinema rigoroso, econômico, mas capaz de somar detalhes para um impacto emocional que se produz adiante.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
CineClick
por Paulo Cintra
Apesar destas particularidades, da boa direção e da dupla de protagonistas estarem acima da média, a história não empolga. Talvez pela frieza do recorte escolhido ou por alguns fatos mal explicados.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Petzold não trapaceia: investe na atuação seca de seus atores, sem floreios ou choramingações, muito frequentes nesse gênero de filme. Para resumir, eis aí um filme honestamente informativo sobre a Alemanha Oriental nos anos 1980.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
O filme é lento, mas tem o tempo que este tipo de história exige. A fotografia é cuidada, mas não se faz discursos políticos, apenas mostram a situação difícil em que vivem.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
O Globo
Apesar do viés político, a segura direção de Petzold é admirável ao revelar, com sutilezas, as diferentes reações individuais — das mais desesperadas às mais conformadas. Essa gradação contribui para enriquecimento da trama e seu final desconcertante.
Chronic'art.com
Fortemente impressionante [...]. Deste mundo comunista tira-se uma visão complexa e aberta, profundamente íntima, até hoje nunca vista no cinema.
Cinema com Rapadura
O roteiro [...] traz diálogos rápidos e incisivos que dão, a conta-gotas, uma trama instigante, prendendo o espectador
Estado de Minas
Além de história tremendamente bem-amarrada e da atuação estupenda da protagonista, o filme tem dois aspectos fundamentais para o desenrolar perfeito da trama: a ausência de trilha sonora [...] e os tons gris e pastéis da fotografia ...
Estado de São Paulo
Seu inabalável desejo de ir embora encontra justificativa no mais elementar e básico dos direitos, o de ir e vir, simplesmente. Barbara fala do preço e do valor da liberdade. Sem qualquer ostentação ou proselitismo.
New York Times
"Barbara" trata de uma dissidente recusa o totalitarismo com uma raiva modesta e obstinada. Petzold evita clichês com a mesma força que evita o discurso político.
Screen International
Nina Hoss constrói su personagem magnificamente. [...] Para quem gosta deste tipo de obras super controladas, e muito inteligentes, "Barbara" é uma ótima pedida.
The Guardian
A estranha opressão e a passagem do tempo são elegantemente retratadas, e Hoss transmite com elegância o tenso desespero de Barbara.
The Hollywood Reporter
Um lento drama sobre a Guerra Fria, que vai recompensar os espectadores pacientes com uma conclusão emocionante.
Télérama
Todos os lugares que Barbara atravessa destilam uma atmosfera sufocante, ameaçadora. Christian Petzold cria uma vacuidade absurda, e também o medo que o mínimo gesto seja visto e denunciado.
Variety
Retratando com credibilidade a solidão da vida na Alemanha do leste sem excesso de miserabilismo, este drama esperto e incisivo é marcado pela inteligência e por sua dura compaixão.
Zero Hora
Petzold cria tensões e envolve o espectador com diálogos enxutos, confiando no poder da imagem e na expressividade de seus atores.
Cineplayers
A estratégia de abordar um estado de controle por meio de uma estética de controle não é isenta de uma contradição passível de questionamentos políticos.
Cineweb
O diretor alemão Christian Petzold pratica um cinema rigoroso, econômico, mas capaz de somar detalhes para um impacto emocional que se produz adiante.
CineClick
Apesar destas particularidades, da boa direção e da dupla de protagonistas estarem acima da média, a história não empolga. Talvez pela frieza do recorte escolhido ou por alguns fatos mal explicados.
Folha de São Paulo
Petzold não trapaceia: investe na atuação seca de seus atores, sem floreios ou choramingações, muito frequentes nesse gênero de filme. Para resumir, eis aí um filme honestamente informativo sobre a Alemanha Oriental nos anos 1980.
Rubens Ewald
O filme é lento, mas tem o tempo que este tipo de história exige. A fotografia é cuidada, mas não se faz discursos políticos, apenas mostram a situação difícil em que vivem.