Precedido por Os Vingadores - The Avengers (2012).
Os Vingadores 2: A Era de Ultron integra a chamada fase dois dos filmes produzidos pela Marvel, cujo arco de história envolve ainda Homem de Ferro 3 (2013), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014) e Guardiões da Galáxia (2014).
Hugh Jackman, o Wolverine da série X-Men, manifestou interesse em aparecer no filme, dizendo que queria ver como Wolverine mediria forças contra Tony Stark.
Como Ultron foi descrito com 8-9 pés de altura, James Spader teve que usar antenas, de três mestros de altura, feitas com um grosso pedaço de fio, em que haviam duas bolas vermelhas anexadas ao topo de sua cabeça. Isso foi feito para que os atores que compartilharam cenas com ele, fossem capazes de ter um ponto de referência de onde os olhos estariam (as duas bolas vermelhas representavam a colocação dos olhos de Ultron). Elizabeth Olsen afirmou que isso foi realmente perturbador, já que Spader estaria realmente interpretando o personagem, e por instinto ela olharia para ele, ao invés de para as bolas que representam os olhos. Para grande diversão de todos, sempre que isso acontecia, Aaron Taylor-Johnson gritava para Elizabeth: "Bolas vermelhas! Olhe para as bolas dele, Lizzie!", a fim de levá-la a olhar na direção certa.
No primeiro dia de James Spader no set, o elenco ficou tão impressionado e encantado com sua performance, que eles aplaudiram e torceram pelo ator após sua primeira tomada.
Aaron Taylor-Johnson foi "convidado" para perder peso (massa muscular, em particular) porque ele parecia muito forte.
Para ajudar a esconder a gravidez de Scarlett Johansson, três dublês foram contratados. Isso causou muita confusão entre os outros atores, já que, segundo eles, todas as mulheres dublês pareciam muito com Johansson. Chris Evans afirmou que chegou a um ponto onde ele iria dizer Olá e iniciar uma conversa com uma delas, apenas para perceber a meio caminho que a pessoa com quem ele estava falando não era Johansson.
No trailer exibido na San Diego Comic Con, Ultron recita "No Strings On Me", uma canção de Pinóquio (1940), um filme de Walt Disney sobre um ser inanimado que ganha sensibilidade; Ultron serve como um paralelo sombrio de Pinóquio.
James Spader foi a primeira e única escolha de Joss Whedon para o papel de Ultron, por causa de sua "voz hipnótica que pode ser estranhamente calma e atraente, ao mesmo tempo, sendo muito humano e bem-humorado".
Demorou um ano para Joss Whedon convencer Aaron Taylor-Johnson a aceitar o papel de Mercúrio. Johnson estava preocupado sobre a intensidade dos contratos da Marvel, as limitações de tempo, e o fato de que ele estava integrando um grande elenco. Mesmo depois de aceitar o papel, o ator ainda estava nervoso, mas foi consolado depois de saber que sua amiga e co-estrela de Godzilla (2014), Elizabeth Olsen interpretaria sua irmã, e seria sua parceira de filmagem durante a maior parte do filme.
Joss Whedon descreveu este filme como "Menor. Mais doloroso. Mais pessoal. O que deve acontecer com esses personagens, e não apenas uma repetição do que ocorreu na primeira vez. Um tema que é completamente fresco e orgânico para si mesmo."
Joss Whedon descreveu Ultron como um vilão perfeito para Os Vingadores 2: "Ele tem uma abelha em sua capota, ele está sempre tentando destruir os Vingadores. Ele não é um cara feliz, o que significa que ele é um cara interessante. Ele tem dor!.."
A adição de Mercúrio ao elenco provocou um amplo debate sobre a direção do personagem, que também apareceu em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014). Mercúrio havia sido discutido anteriormente como um personagem em potencial em ambos X-Men: O Confronto final (2006) e The Avengers: Os Vingadores (2012), mas as complexidades legais sobre a licença para o personagem resultou em sua omissão de ambos os filmes. No entanto, em maio 2013 tanto a Marvel e a Fox Studios anunciaram uma resolução para as questões jurídicas anteriores, e que Mercúrio iria aparecer neste filme, bem como uma sequência X-Men, embora sob certos parâmetros: nenhuma alusão a suas relações com o X- men ou Magneto (pai do personagem) poderia ser feito na série "Avengers", e não poderia ser feito qualquer referência à integração de Mercúrio aos Vingadores em um filme "X-Men"; o contrato de direitos entre Fox e Marvel vai ainda mais longe ao estipular que o personagem não pode ser referido como um "mutante" em qualquer filme da Marvel. Além disso, um dia após a Fox anunciar Evan Peters como Mercúrio, Marvel e Fox entraram em um impasse legal sobre as disposições do acordo de direitos para o personagem, incluindo a questão de saber se Peters seria autorizado a retratar Mercúrio em qualquer outro filme fora da franquia "X-men ", necessitando de um segundo ator para desempenhar o personagem em qualquer filme da Marvel, resultando em duas versões diferentes do mesmo protagonista que aparece em duas franquias cinematográficas concorrentes.
Joss Whedon escalou Mercúrio e Feiticeira Escarlate, porque ele achava que seus poderes seriam atraentes no enriquecimento do longa: "Seus poderes são visualmente muito interessante ... Um dos problemas que tive no primeiro filme, foi que todo mundo, basicamente, tinha poderes grandiosos .. . Mercúrio tem super-velocidade; Feiticeira Escarlate pode tecer feitiços e um pouco de telecinese, entrar na sua cabeça. São coisa boas, que eles podem fazer para ajudar a mantê-los fresco. ".
Thanos estava cotado para ser o próximo vilão, mas Whedon decidiu ir a favor de Ultron: "Nós temos que manter o pé no chão. É parte do que faz o universo Marvel girar: sua relação com o mundo real. Thanos não está fora de questão, mas ele nunca foi considerado para ser o próximo vilão, ele sempre foi o senhor da vilania e das trevas ".
Como Scarlett Johansson estava grávida durante as filmagens, suas cenas tiveram que ser adiantadas para que, a barriga da atriz não comprometesse o figurino da personagem.
Este filme marca a primeira aparição da Marvel Cinematic Universe de Thor sem Loki, bem como Tony Stark sem Pepper Potts.
O filme foi nomeado após a série de quadrinhos Marvel 'Age of Ultron' (2013). No entanto, Kevin Feige explicou que aquele quadrinho em particular não seria usado como um argumento: "Nós sugerimos alguns títulos, mas a cada mês um novo quadrinho aparece, e 'Age Of Ultron' é um grande título. Tivemos alguns outros 'Of Ultrons ", mas este era, definitivamente o melhor. Então, nós estamos pegando emprestado esse título, mas inserindo décadas de histórias dos Vingadores".
Ao invés de fazer um sotaque, James Spader usou sua voz natural na caracterização vocal do personagem Ultron.
Aaron Taylor-Johnson descreveu seu preparo para interpretar Mercúrio, a partir dos quadrinhos "Marvel Ultimates":. "Ele e sua irmã foram abandonadas por seus pais, e eles cresceram na Europa Oriental defendendo e protegendo a si mesmo e ao outro. Sua irmã é realmente sua referência - emocionalmente ela é a única que cuida dele, e vice-versa. Ele é fisicamente superprotetora para com ele - ele não quer que ninguém aproxime-se dela."
Nos quadrinhos, Ultron foi criado pelo Dr. Hank Pym (Ant-Man). Neste filme, ele é criado por Tony Stark, enquanto Pym recebe sua própria história, separada, em Homem-Formiga (2015).
No Teaser apresentado na Comic-Con 2013, o diálogo de Thor "Depois de todo esse tempo, por que voltar agora" nunca foi ouvido antes do teaser ser lançado. O diálogo para o Homem de Ferro, Capitão América, Bruce Banner, Nick Fury e Maria Hill foram tirados de "Os Vingadores", exceto o de Thor. No entanto, este diálogo pode ser visto nas cenas deletadas de Thor: O Mundo Sombrio.
Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen interpretaram marido e mulher em Godzilla (2014), e agora contracenam juntos mais uma vez, como os irmãos Maximoff.
Em seu painel, durante a Salt Lake Comic Con, Stan Lee afirmou que sua participação neste filme é a favorita de todas.
Previa-se que após Os Vingadores 2: A Era de Ultron (2015), Robert Downey Jr. deixaria a MCU (Marvel Cinematic Universe). No entanto, Downey assinou contrato para Capitão América 3 (2016), o qual eles acompanharão a história da guerra civil.
Emily Blunt e Ruth Wilson estavam na disputa para o papel de Carol Danvers / Ms. Marvel / Capitã Marvel
O quadrinho "Marvel Ultimates" é famoso por apresentar um enredo incestuoso e controverso entre Mercúrio e Feiticeira Escarlate. De acordo com Elizabeth Olsen, enquanto este aspecto em particular não estaria, abertamente, presente no filme, ela e Aaron Taylor-Johnson "brincam" com certas partes do mesmo: "Toda vez que você vê uma imagem deles, eles estão sempre de mãos dadas e olhando por cima do ombro do outro. Eles estão sempre tão perto, que é quase desconfortável. Aaron e eu temos brincado um pouco com esses tipos de imagens, apenas para nós mesmos."
Quando Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson souberam que seus papéis Wanda e Pietro Maximoff, respectivamente, seria baseado na "Marvel Ultimates", os dois atores leram e estudaram cada tópico, a fim de se prepararem para o papel.
Joss Whedon foi inspirado por O Poderoso Chefão II (1974): "É um filme muito diferente do primeiro, e várias coisas acontecem no meio, mas você não precisa de qualquer informação. Está no filme o que aconteceu desde então, o que é diferente, e por que; por que é uma estrutura distinta, e por que é mais obscuro. Está tudo lá, você está no vernáculo do primeiro filme e você está pronto para conquistar este novo lugar, e esperamos que isso aconteça com o meu filme."
De acordo com o compositor Brian Tyler, a trilha musical presta homenagem as trilhas sonoras de John Williams, especificamente: Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Guerra do nas Estrelas (1977) e Superman: O Filme (1978).
Joss Whedon juntou-se com a Michael Bay para filmar a cena do Hulk vs Hulkbuster Homem de Ferro.
Saoirse Ronan foi considerada para interpretar Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate.
Este filme tem o maior número de cenas VFX para qualquer filme da Marvel até hoje. Tem mais de 3.000 cenas de efeitos especiais, anteriormente Guardiões da Galáxia detinha o recorde com 2.750 cenas de efeitos especiais.
O primeiro trailer estava marcado para ser lançado após o dia 28 de outubro de 2014, episódio de Marvel's Agents of Shield que existe no mesmo universo dos filmes (Marvel Cinematic Universe). A versão de baixa qualidade do trailer vazou na internet em 22 de outubro de 2014. Em resposta, a Marvel publicou a versão HD do primeiro trailer em seu canal oficial no YouTube no mesmo dia. O Twitter oficial da Marvel anunciou o trailer oficial com um tweet em que, culpava a organização HYDRA pelo vazamento. O trailer foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube em 24 horas.
Houve um grande debate sobre quem se tornaria o maior sucesso de bilheteria de 2015: Os Vingadores 2: A Era de Ultron ou Star Wars: Episode VII?
Lindsay Lohan fez audição para o papel de Wanda Maximoff.
Antes de Os Vingadores 2: A Era de Ultron, Robert Downey Jr. e James Spader apareceram juntos em Abaixo de Zero (1987) e Tuff Turf - O Rebelde (1985).
Esta não é a primeira vez que Aaron Taylor-Johnson faz um filme de quadrinhos. Anteriormente, ele desempenhou o papel-título de Dave Lizewski / Kick-Ass, tanto Kick-Ass quanto em Kick-Ass 2.
Ron Perlman foi inicialmente considerado para o papel de Ultron.