Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Falar da qualidade técnica do chamado Walt Disney Japonês, com cenários ricamente pintados à mão prévios a se transformarem em um negativo da película, é chover no molhado. Contudo, muito mais do que isso, ele [Hayao Miyazaki] simboliza cada imagem, cada acessório de cena. Desde o título e principal coadjuvante, o vento...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
["Vidas ao Vento"] encontra nos sonhos do seu personagem principal um meio de humanizá-lo, mesmo com as devastadoras aplicações de sua arte. [...] um filme ao mesmo tempo sutil e poderoso, com talento e paixão transbordando da tela a cada quadro. Recomendado.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Critikat.com
por Vincent Avenel
A intensidade e o lirismo típicos do cinema de Miyazaki transparecem nas cenas [do terremoto], com a intensidade esperada. O que é mais surpreendente, é a maneira como eles surgem nas cenas mais realistas.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Omelete
por Érico Borgo
Ao final, "Vidas ao Vento" é uma celebração da criatividade e engenhosidade humanas, uma que lamenta nossa capacidade para a destruição da maneira mais poética possível.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Variety
por Scott Foundas
Um sóbrio, astuto retrato social do Japão entre as duas guerras, marcado por voos de incrível fantasia visual, assombrado por imagens de pobreza e destruição, e toques de um belo romance.
A crítica completa está disponível no site Variety
Chronic'art.com
por Maris Pruvost-Delaspre
A revolução que "Vidas ao Vento" pretende realizar é menos formal do que narrativa. Melhor dizendo, a própria forma torna-se matéria de narrativa, entrando em um domínio relativamente novo no campo da animação atual.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cineplayers
por Heitor Romero
Embora seja um filme mais sóbrio e contido, Miyazaki em momento algum foge da óptica onírica pela qual suas animações sempre foram concebidas. A sequência de abertura mesmo remete a um sonho do protagonista...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Se “Vidas ao Vento” for mesmo o último filme do cineasta – e há uma grande torcida para que não o seja –, Miyazaki conclui sua filmografia com uma obra bonita e melancólica sobre a incompreensão e a desilusão...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Daniel Schenker
Hayao Miyazaki chama atenção para a delicadeza do trabalho artesanal neste filme contemplativo e refinado, que ainda seduz o espectador através da bem dosada trilha sonora de Joe Hisaishi. Em meio a um panorama repleto de animações barulhentas e destituídas de características marcantes, essa produção se afirma pela singularidade e talentosa realização. É atração obrigatória.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Télérama
por Cécile Mury
Este afresco histórico não seria tão emocionante, tão belo sem a sua dimensão humana e íntima. Hayao Miyazaki desenha o cotidiano com a delicadeza de um miniaturista.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O quesito técnico da animação é impressionante, aliás, como em todas as realizações desse artista [...] Embora seja muito bonito, "Vidas ao Vento" está aquém de algumas das obras mais celebradas de Miyazaki.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
CineClick
por Cristina Tavelin
"Vidas ao Vento" não é envolvente como o doce "A Viagem de Chihiro" [...]. Pelo contrário. É áspero e implica numa reflexão tanto sobre a escolha de se retratar a história desse personagem controverso quanto por deixar dúvidas morais e éticas em relação a suas atitudes.
A crítica completa está disponível no site CineClick
The Guardian
por Xan Brooks
O diretor admira tanto o homem biografado que ele nunca para para questionar a sua visão ou colocar este homem dentro de um contexto. Naturalmente, a animação é um grande prazer de observar.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
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Almanaque Virtual
Falar da qualidade técnica do chamado Walt Disney Japonês, com cenários ricamente pintados à mão prévios a se transformarem em um negativo da película, é chover no molhado. Contudo, muito mais do que isso, ele [Hayao Miyazaki] simboliza cada imagem, cada acessório de cena. Desde o título e principal coadjuvante, o vento...
Cinema com Rapadura
["Vidas ao Vento"] encontra nos sonhos do seu personagem principal um meio de humanizá-lo, mesmo com as devastadoras aplicações de sua arte. [...] um filme ao mesmo tempo sutil e poderoso, com talento e paixão transbordando da tela a cada quadro. Recomendado.
Critikat.com
A intensidade e o lirismo típicos do cinema de Miyazaki transparecem nas cenas [do terremoto], com a intensidade esperada. O que é mais surpreendente, é a maneira como eles surgem nas cenas mais realistas.
Omelete
Ao final, "Vidas ao Vento" é uma celebração da criatividade e engenhosidade humanas, uma que lamenta nossa capacidade para a destruição da maneira mais poética possível.
Variety
Um sóbrio, astuto retrato social do Japão entre as duas guerras, marcado por voos de incrível fantasia visual, assombrado por imagens de pobreza e destruição, e toques de um belo romance.
Chronic'art.com
A revolução que "Vidas ao Vento" pretende realizar é menos formal do que narrativa. Melhor dizendo, a própria forma torna-se matéria de narrativa, entrando em um domínio relativamente novo no campo da animação atual.
Cineplayers
Embora seja um filme mais sóbrio e contido, Miyazaki em momento algum foge da óptica onírica pela qual suas animações sempre foram concebidas. A sequência de abertura mesmo remete a um sonho do protagonista...
Cineweb
Se “Vidas ao Vento” for mesmo o último filme do cineasta – e há uma grande torcida para que não o seja –, Miyazaki conclui sua filmografia com uma obra bonita e melancólica sobre a incompreensão e a desilusão...
O Globo
Hayao Miyazaki chama atenção para a delicadeza do trabalho artesanal neste filme contemplativo e refinado, que ainda seduz o espectador através da bem dosada trilha sonora de Joe Hisaishi. Em meio a um panorama repleto de animações barulhentas e destituídas de características marcantes, essa produção se afirma pela singularidade e talentosa realização. É atração obrigatória.
Télérama
Este afresco histórico não seria tão emocionante, tão belo sem a sua dimensão humana e íntima. Hayao Miyazaki desenha o cotidiano com a delicadeza de um miniaturista.
Papo de Cinema
O quesito técnico da animação é impressionante, aliás, como em todas as realizações desse artista [...] Embora seja muito bonito, "Vidas ao Vento" está aquém de algumas das obras mais celebradas de Miyazaki.
CineClick
"Vidas ao Vento" não é envolvente como o doce "A Viagem de Chihiro" [...]. Pelo contrário. É áspero e implica numa reflexão tanto sobre a escolha de se retratar a história desse personagem controverso quanto por deixar dúvidas morais e éticas em relação a suas atitudes.
The Guardian
O diretor admira tanto o homem biografado que ele nunca para para questionar a sua visão ou colocar este homem dentro de um contexto. Naturalmente, a animação é um grande prazer de observar.